Muitas pessoas geralmente tem uma concepção errônea da palavra desempenho no meio automotivo. Por diversas vezes, as pessoas acabam confundindo desempenho com velocidade final, dando maiores créditos aos carros (ou a um exemplar em particular) que ande mais rápido. No entanto, o desempenho em um carro vai muito além do valor que o velocímetro apresenta. Dentro do desempenho existe sim a velocidade final, mas fatores como o torque, configuração mecânica, relação do câmbio e inúmeros outros detalhes é que fazem um carro efetivamente andar bem ou não. Mas, aí eu lhe pergunto: Todo e qualquer Fusca anda bem?
Novamente a resposta é "depende". Andar bem pode ser voar em uma rodovia para um, para outro é ter torque em baixa rotação (o que eu adoro, diga-se de passagem), outro prefere um carro com boas retomadas em um circuito urbano. Sabendo disso, eu lhe faço outra pergunta: Todo e qualquer Fusca anda bem em quaisquer situações?
Pois bem, diria eu que sim. Todo Fusca dentro de seus limites pode andar bem. Se nós pegarmos um Fusca 1200, por exemplo, nós podemos considerar que ele andando firme a 80 km/h é ótimo, em virtude do conjunto mecânico e dos 36 cv. Já um 1300 carrega quase que as mesmas características, mas com um acerto um pouco melhor em relação ao modelo anterior. Já os modelos 1500 e 1600 tem um desempenho muito legal, principalmente na rodovia. Como esses carros tem mais torque, a tocada é bem bacana. Eu confesso a vocês que já vi muitos Fuscas com motores "pequenos" na estrada andando bem. Então o segredo é sempre uma boa regulagem para que seu besouro ande como ele foi projetado.
O vídeo que aparece ao final desse por veio lá do canal do Leonardo Mello. Nele, ele mostra seu Fusca 1600 a álcool com dupla carburação e com algumas modificações assustando na estrada. Logicamente ele anda mais que um carro original, mas todo carro que ainda conserva a configuração da fábrica pode andar com um desempenho muito bacana. Este carro em especial é um 1600 a álcool, que já tem como característica uma taxa de compressão mais alta (esses modelos a álcool convertidos para a gasolina ficam muito bons de se andar), o que influencia diretamente no desempenho. Além disso, ele ainda conta com um comando de válvulas W110 que, em virtude de sua maior graduação, também traz uma melhor tocada (pela característica da peça e da cilindrada, o bicho pega realmente nas altas rotações). Além disso, esse motor é acoplado a um câmbio 8x31, que permite uma maior velocidade final com uma boa potência em motores 1600 para cima.
Quem me conhece sabe que eu não gosto de correr, mas esse Fusca em alta velocidade realmente é muito bacana.
Veja:
Os 1600 a álcool da década de 80 são o capeta para andar e o que mais impressiona é que o caboclo só tirou o pé quando passou por um radar, o restante do percurso foi "sentando a bota" e com o pé embaixo e o Fusca em nenhum momento "abriu o bico" ou protestou.
ResponderExcluirCreio eu que se o câmbio tivesse 5 marchas a velocidade final poderia ter sido até maior...hehehe
ExcluirCom certeza, com 4 marchas o "bicho" já deu "VDO", imagina com 5.
ExcluirAcredito eu até que ele tenha torque para isso.
Excluirsem dúvida, pelo menos o motor 1600 dos Fusca "Itamar", uma vez eu li que eles tem 12 kgmf de torque
ExcluirSe hoje eu fosse montar um motor a ar 1300 ou 1600, sem dúvidas usaria um kit álcool e rodaria na gasolina com uma taxa de compressão ligeiramente mais alta. Seria um carro muito bom de guiar!
ExcluirO Tonella no Fusca do reverendo fez o motor a gasolina com pistões do 1300 a álcool que têm um diâmetro um pouco maior que os 1300 a gasolina.
Excluiros pistões eram de 78 mm.
ExcluirExatamente. Era um kit de sobre medida de 1mm.
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