Com certeza esse assunto que integra o post de hoje é muito válido e não será possível falar de todas as possibilidades e detalhes dele em apenas uma publicação. Com o passar dos dias, pretendo escrever mais um post de abordagem parecida para falar das aplicações mais recentes que também tem uma solução muito prática. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos, práticos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todos nós temos hoje em dia. Além disso, também há o meu canal no Youtube, que você também pode se inscrever por um botão que também está aqui a sua direita. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui que é para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com uma certa "queda" pelos Volkswagen refrigerados a ar.
A ideia para escrever o post de hoje veio de uns dias atrás quando eu me deparei com essa propaganda que aparece ao final do post e, em virtude de vê-la quando estava no celular, não consegui salvá-la. Posteriormente, uma das primeiras coisas que tentei fazer foi localizar essa propaganda, mas não a encontrei. Desta feita, eu fiz uma pesquisa no Google e, juntamente com a propaganda, achei as fotos que aparecem em seguida e que podem ser alguns parâmetros para quem quiser fazer algo parecido.
Quando nós paramos para analisar o funcionamento do motor e todos os "setores" que atuam para que ele ande "redondinho", uma das coisas mais importantes a se observar é o sistema de lubrificação. Um motor limpo, bem lubrificado e com um lubrificante de qualidade com certeza terá um desgaste menor e um ronco muito mais uniforme do que um que, por exemplo, posterga as trocas de óleo. No entanto, o bom funcionamento do sistema de lubrificação não é dependente somente de uma bomba de óleo 100% operante, um lubrificante bom ou até mesmo o projeto de todo o "circuito do óleo", mas também da maneira com que este lubrificante é filtrado para que o motor sempre esteja limpo. Como nós sabemos, o componente no motor do Fusca que é responsável por filtrar o óleo lubrificante é a popular "peneirinha" montada juntamente a tampa do cárter e com ligação direta ao pescador da bomba de óleo.
Com o passar dos anos, esse sistema da peneirinha pôde provar a sua eficiência em virtude da durabilidade dos Fusquinhas. A própria fábrica recomendava (sabiamente) a limpeza da peneirinha quando da troca de óleo. Mas, em contramão em relação a solução adotada pela VW no motor boxer, muitos motores da mesma época tinham uma solução mais prática que era o uso do filtro de óleo propriamente dito que, cá para nós, é mais eficiente. Desta feita, muita gente que montou ou monta motores VW a ar busca a instalação de filtros de óleo em seus projetos. Depois de muitos anos (não sei exatamente quando isso foi implantado), a VW começou a usar em alguns motores no exterior um filtro de óleo com uma bomba que permitia a instalação do filtro. Um exemplo dessa aplicação são os Fuscas mexicanos Ultima Edicion, os últimos fabricados no mundo.
Hoje em dia é muito fácil se fazer uma instalação dessas, visto que existe uma grande variedade de bombas de óleo e outras peças que permitem esse upgrade. Mas antigamente não era bem assim. Visto que essa melhoria é bastante interessante e muitas pessoas poderiam buscar fazê-la, a Fram, tradicional fabricante de filtros automotivos desenvolveu um kit de filtro de óleo para os motores 1200. Para a época, essa solução era simples, mas muito funcional.
Nessas alturas do campeonato, você pode estar se perguntando o porque de utilizar um filtro de óleo em um motor desses. Pois bem, a aplicação de um filtro de óleo nesses motores é muito válida por permitir uma melhor filtragem do lubrificante e logo, uma maior durabilidade ao motor. Vale ressaltar (ainda que a propaganda não fale nada sobre) que é sempre recomendado utilizar uma bomba de óleo de maior vazão (com engrenagens maiores) em uma aplicação dessas. No motor 1200 isso é praticamente impossível pelo fato da bomba de óleo ser diferente em relação aos motores mais recentes.
Ao final do post você verá a propaganda da FRAM e após ela fotos de vários motores com essa aplicação ou alguma muito próxima, inclusive em motores com a carcaça "mais moderna". No próximo post sobre, eu falarei dessa melhoria e de como ela é feita nos dias de hoje.
Veja: