Muitas vezes nós acreditamos que o prestígio que é fruto do resultado de um trabalho pode estar distante ou até mesmo inexistente, mas é exatamente no momento que os feedbacks positivos chegam é que temos como ainda mais aguçada a vontade de criar conteúdo a respeito de antigomobilismo. O sucesso do exemplar a ser mostrado hoje mostra o quanto é bom ter a confiança de um proprietário de carros tão requisitados. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
A história da Indústria Automobilística Nacional conta com capítulos felizes, longos, breves, tristes, intrigantes e alguns que podem até ser caracterizados como duvidosos. Isso é possível em uma única história pelo fato de nossa indústria ter gerado uma grande diversidade de modelos e linhas diferentes de uma montadora para outra, principalmente no passado. Nessa história, muitos modelos consolidaram-se por ter consigo durabilidade e identidade. Um dos mais icônicos do passado, indiscutivelmente, é o nosso querido Fusquinha.
As fotos que vocês veem ao final do post me foram enviadas pelo meu amigo Junior Campos. Sim, ao vê-las e ao ler os créditos provavelmente você vai lembrar de um post absurdamente acessado que rolou ainda esse ano: A publicação especial de 300.000 acessos, onde estrelava o maravilhoso Fusca 1965 do meu amigo Júnior, um dos carros mais originais que pude publicar juntamente com os demais carros dele aqui já mostrados. Naquela ocasião, eu não poderia deixar de mostrar um carro tão interessante para os amigos seguidores. No entanto, o prestígio de mostrar um carro desses não acabou naquela data festiva, mas hoje a história desse clássico no blog ganha continuidade em uma ocasião tão especial quanto.
Há mais ou menos um mês (sim, eu não tive tempo de escrever esse post desde a data), a Volkswagen completou 65 anos de atuação no Brasil. Em comemoração a essa data, a montadora promoveu um evento em sua fábrica de São Bernardo do Campo/SP que contemplava o lançamento de novos modelos, divulgação de novidades e, juntamente a uma "chuva de tecnologia", trouxe um pouco de suas origens para simbolizar o alicerce de sua consolidação em nosso país. Merecidamente, Junior e seu pai receberam um honroso convite para levar o maravilhoso Fusca 1200 até a fábrica neste evento onde o exemplar pôde ser mostrado em detalhes para todos os jornalistas, personalidades e convidados presentes. Levando em consideração o número de Fuscas produzidos no Brasil, ter um carro desses como escolhido para um evento que simboliza, ainda que de forma indireta de certa forma, a história do carro mais amado do mundo é um grande prestígio. Fico eu muito feliz pelo reconhecimento da originalidade e integridade do carro do Júnior por parte da montadora e mais feliz ainda por saber que um cara que já fora requisitado pela Volkswagen pelo capricho de seus carros ter a confiança em um simples blog que fala de uma paixão que tanto gostamos. Sou, mais uma vez, muito grato ao Júnior pela oportunidade.
Nas fotos, se vê o Fusquinha em vários pontos da fábrica pronto para ser fotografado pelos entusiastas. Além disso, o Júnior e seu pai posam ao lado do clássico merecidamente. Eu também recebi vídeos, em um momento oportuno também os uparei aqui para que os amigos vejam.
Quero agradecer ao Júnior por enviar as fotos!
Veja:
Ignição eletrônica no distribuidor original
domingo, 29 de abril de 2018
sábado, 28 de abril de 2018
A solução para o balanceamento de rodas cinco furos do Fusca
Ainda que todo antigomobilista sempre tenha aquele zelo excessivo para com seus carros antigos, é muito importante que nós saibamos que nossos brinquedos precisam ser utilizáveis de todas as formas acima de preocupações com detalhes que apenas restringem as possibilidades que tenhamos de andar com eles. O conteúdo de hoje mostra que mesmo mantendo a originalidade e características que gostamos em um carro, com um pouco de criatividade conseguimos mantê-lo rodando como a sua proposta lá no passado foi concretizada. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Na minha vida vinculada aos automóveis eu já pude ver muitas coisas interessantes que nos permitiam chegar facilmente ao objetivo assim como situações onde nos são colocadas inúmeras restrições para que consigamos andar com nossos carrinhos. Muitas dessas restrições infelizmente não são caracterizadas pela falta de peças, mas sim pela má vontade de profissionais em aprender, se empenhar e efetuar um serviço que demande mais tempo do que o habitual por estar trabalhando com um conjunto de peças ligeiramente diferenciado. Por esse motivo, a cada dia mais os proprietários de carros antigos de forma geral tem buscado fazer a manutenção de seus carros em casa e minimizar mãos de obra externas. Logicamente sempre precisaremos de oficinas, mas hoje em dia se faz praticamente necessário um conhecimento em mecânica para se manter um carro antigo.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do meu amigo Gelson. Quem acessa o blog há mais tempo sabe da grande competência dele para gravar vídeos e mostrar soluções caseiras mas amparadas por critérios da engenharia principalmente no que diz respeito aos Fusquinhas e derivados. Algo que me agrada muito no canal do YT do Gelson é o fato dele gravar vídeos sem interesses em favorecer algo que não seja tão somente o conteúdo técnico (o verdadeiro conteúdo técnico...). Neste vídeo, o Gelson nos relembra de uma grande dificuldade que os proprietários de Fuscas mais antigos passam: O balanceamento das rodas de cinco furos do Fusca. Como nós sabemos, a roda de cinco furos (furação 5X205) do Fusca não tem um furo central para a passagem da ponta de eixo como as rodas posteriores, o que impede das rodas serem balanceadas fora do carro. Para quem não encontra alguém ou que não queira que as rodas sejam balanceadas montadas no carro (este método envolve um pouco mais de critério até em uma montagem posterior da roda no carro), o Gelson encontrou uma solução simples e extremamente barata para a questão: Usinou um tambor de freio de Fusca cinco furos de modo que este possa ser aparafusado na roda e, após ser feita uma usinagem onde anteriormente passava a ponta de eixo para as dimensões de uma ponta de eixo de um carro "moderno", este pode ser aparafusado em uma máquina de balanceamento e abrigar a roda como um balanceamento de qualquer outro carro. É um serviço barato e extremamente bem sacado. Como já falei anteriormente ao Gelson, este foi, sem dúvidas, um dos melhores vídeos que ele já gravou.
Para os verdadeiros amigos e autênticos criadores de conteúdo, o mais puro sucesso! E em relação ao seu maravilhoso Fusca vermelho, aguardem, o conteúdo já está na minha mão e tão logo eu tenha um tempinho para escrever, ele aparecerá aqui também em um post exclusivo.
Quero agradecer ao Gelson pela contribuição!
Veja:
Na minha vida vinculada aos automóveis eu já pude ver muitas coisas interessantes que nos permitiam chegar facilmente ao objetivo assim como situações onde nos são colocadas inúmeras restrições para que consigamos andar com nossos carrinhos. Muitas dessas restrições infelizmente não são caracterizadas pela falta de peças, mas sim pela má vontade de profissionais em aprender, se empenhar e efetuar um serviço que demande mais tempo do que o habitual por estar trabalhando com um conjunto de peças ligeiramente diferenciado. Por esse motivo, a cada dia mais os proprietários de carros antigos de forma geral tem buscado fazer a manutenção de seus carros em casa e minimizar mãos de obra externas. Logicamente sempre precisaremos de oficinas, mas hoje em dia se faz praticamente necessário um conhecimento em mecânica para se manter um carro antigo.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do meu amigo Gelson. Quem acessa o blog há mais tempo sabe da grande competência dele para gravar vídeos e mostrar soluções caseiras mas amparadas por critérios da engenharia principalmente no que diz respeito aos Fusquinhas e derivados. Algo que me agrada muito no canal do YT do Gelson é o fato dele gravar vídeos sem interesses em favorecer algo que não seja tão somente o conteúdo técnico (o verdadeiro conteúdo técnico...). Neste vídeo, o Gelson nos relembra de uma grande dificuldade que os proprietários de Fuscas mais antigos passam: O balanceamento das rodas de cinco furos do Fusca. Como nós sabemos, a roda de cinco furos (furação 5X205) do Fusca não tem um furo central para a passagem da ponta de eixo como as rodas posteriores, o que impede das rodas serem balanceadas fora do carro. Para quem não encontra alguém ou que não queira que as rodas sejam balanceadas montadas no carro (este método envolve um pouco mais de critério até em uma montagem posterior da roda no carro), o Gelson encontrou uma solução simples e extremamente barata para a questão: Usinou um tambor de freio de Fusca cinco furos de modo que este possa ser aparafusado na roda e, após ser feita uma usinagem onde anteriormente passava a ponta de eixo para as dimensões de uma ponta de eixo de um carro "moderno", este pode ser aparafusado em uma máquina de balanceamento e abrigar a roda como um balanceamento de qualquer outro carro. É um serviço barato e extremamente bem sacado. Como já falei anteriormente ao Gelson, este foi, sem dúvidas, um dos melhores vídeos que ele já gravou.
Para os verdadeiros amigos e autênticos criadores de conteúdo, o mais puro sucesso! E em relação ao seu maravilhoso Fusca vermelho, aguardem, o conteúdo já está na minha mão e tão logo eu tenha um tempinho para escrever, ele aparecerá aqui também em um post exclusivo.
Quero agradecer ao Gelson pela contribuição!
Veja:
sexta-feira, 27 de abril de 2018
Kombi 1967: Um exemplar extremamente exclusivo
O Brasil é um país que, a cada dia que passa, mais desperta interesses dos colecionadores de carros antigos no exterior. Isso não é algo absurdamente assustador visto que temos muitos carros interessantes por aqui e, quando falamos de Volkswagen, temos muitos modelos exóticos em relação a tudo o que há lá fora. No entanto, é impossível dizer que lá os caras não tem carros interessantes ou que não tem extremo bom gosto para montar carros. O exemplar do post de hoje mostra isso de uma maneira fora de sério. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
As tendências relacionadas ao antigomobilismo muitas vezes vem dos países ou continentes vizinhos. Por esse motivo, é muito comum se ver um Fusca aqui no Brasil que tem consigo muitas características de Fuscas do exterior que, até poucas décadas atrás, eram super comuns apenas nos carros em seus países locais. Ainda que muitas vezes as pessoas acabem se esquecendo da autêntica, charmosa, incontestável e absurdamente característica identidade dos VW a ar nacionais, essa prática é muito interessante para mostrar a diversidade que uma linha de automóveis pode proporcionar.
As fotos que vocês veem ao final do post vem de um site que, todas as vezes que tenho um tempinho para entrar, deliro com os sonhos que lá aparecem a venda: O Thesamba.com. Eu gosto muito desse site pois, ainda que este seja americano, tem variedades de todas as partes do mundo quando falamos de VW a ar. No post de hoje, trago um anúncio de uma Kombi 1967 que, por mais comum que ela possa parecer em um primeiro contato, esta na realidade é um raro modelo que tem algumas janelinhas a menos. Segundo a descrição do anúncio (que está neste link) este carro foi feito sob encomenda e, juntamente a toda essa exclusividade, também conta com algumas modificações que englobam o bom gosto e acima de tudo o bom senso. Após seu atual proprietário tê-la comprado, observou que o rádio tinha problemas juntamente ao chicote. Como a proposta do carro era usual, o aparelho foi substituído por um rádio mais moderno, que oferecia as funções que o motorista precisava. Além disso, o motor tem uma configuração bastante interessante de 1641cc, mais do que suficiente e adequado para empurrar a velha senhora. Além disso, o carro conta com maravilhosos bancos Recaro que permitem a passagem da cabine para o salão além de um conforto excepcional. Como é descrito no anúncio, o carro ainda tem detalhes a serem feitos, mas em que nada desmerecem a belíssima proposta que o carro nos oferece.
O preço lá fora é de 29500 dólares. Perto de umas Kombis a venda no Brasil, francamente isso não me assusta.
Veja:
As tendências relacionadas ao antigomobilismo muitas vezes vem dos países ou continentes vizinhos. Por esse motivo, é muito comum se ver um Fusca aqui no Brasil que tem consigo muitas características de Fuscas do exterior que, até poucas décadas atrás, eram super comuns apenas nos carros em seus países locais. Ainda que muitas vezes as pessoas acabem se esquecendo da autêntica, charmosa, incontestável e absurdamente característica identidade dos VW a ar nacionais, essa prática é muito interessante para mostrar a diversidade que uma linha de automóveis pode proporcionar.
As fotos que vocês veem ao final do post vem de um site que, todas as vezes que tenho um tempinho para entrar, deliro com os sonhos que lá aparecem a venda: O Thesamba.com. Eu gosto muito desse site pois, ainda que este seja americano, tem variedades de todas as partes do mundo quando falamos de VW a ar. No post de hoje, trago um anúncio de uma Kombi 1967 que, por mais comum que ela possa parecer em um primeiro contato, esta na realidade é um raro modelo que tem algumas janelinhas a menos. Segundo a descrição do anúncio (que está neste link) este carro foi feito sob encomenda e, juntamente a toda essa exclusividade, também conta com algumas modificações que englobam o bom gosto e acima de tudo o bom senso. Após seu atual proprietário tê-la comprado, observou que o rádio tinha problemas juntamente ao chicote. Como a proposta do carro era usual, o aparelho foi substituído por um rádio mais moderno, que oferecia as funções que o motorista precisava. Além disso, o motor tem uma configuração bastante interessante de 1641cc, mais do que suficiente e adequado para empurrar a velha senhora. Além disso, o carro conta com maravilhosos bancos Recaro que permitem a passagem da cabine para o salão além de um conforto excepcional. Como é descrito no anúncio, o carro ainda tem detalhes a serem feitos, mas em que nada desmerecem a belíssima proposta que o carro nos oferece.
O preço lá fora é de 29500 dólares. Perto de umas Kombis a venda no Brasil, francamente isso não me assusta.
Veja:
sexta-feira, 20 de abril de 2018
É hora da fiscalização
Em tempos onde muitas pessoas não temem a lei pelo fato da fiscalização e aplicação das mesmas ser muito fraca aqui no Brasil, muita gente pratica infrações de trânsito a torto e a direita e não tem mais medo de ser autuado pelos órgãos competentes. Ao entrar no blog, prepare os documentos do carro e também sua CNH pois hoje tudo será conferido de uma forma mais do que nostálgica. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Hoje no horário de almoço tive de passar rapidamente pelo Detran em uma tentativa (totalmente sem sucesso) de buscar o novo documento do Uno. Ali, eu observava como o perfil dos órgãos de trânsito mudaram com o passar dos anos, inclusive em relação a boa vontade dos atendentes em resolver o seu problema. Em contrapartida, muitas vezes agentes de trânsito (logicamente também há exceções de boa vontade) pelo menos se dispõem a nos ajudar caso seja preciso.
A foto que vocês veem ao final do post foi salva, há alguns dias, desse post do conceituado blog do Flávio Gomes. Nela, há um belo registro de um policial rodoviário de Santa Catarina entre as décadas de 70 e 80 ao lado de um carro que, dada sua durabilidade e simplicidade no conjunto mecânico, era uma viatura ideal para a aplicação em questão: A Brasília. O bacana é poder ver como as viaturas eram caracterizadas na época, sem um giroflex extenso e sim com uma sirene gigante no centro do teto e também as fardas dos policiais rodoviários que mostravam o máximo de elegância na época.
Veja:
Hoje no horário de almoço tive de passar rapidamente pelo Detran em uma tentativa (totalmente sem sucesso) de buscar o novo documento do Uno. Ali, eu observava como o perfil dos órgãos de trânsito mudaram com o passar dos anos, inclusive em relação a boa vontade dos atendentes em resolver o seu problema. Em contrapartida, muitas vezes agentes de trânsito (logicamente também há exceções de boa vontade) pelo menos se dispõem a nos ajudar caso seja preciso.
A foto que vocês veem ao final do post foi salva, há alguns dias, desse post do conceituado blog do Flávio Gomes. Nela, há um belo registro de um policial rodoviário de Santa Catarina entre as décadas de 70 e 80 ao lado de um carro que, dada sua durabilidade e simplicidade no conjunto mecânico, era uma viatura ideal para a aplicação em questão: A Brasília. O bacana é poder ver como as viaturas eram caracterizadas na época, sem um giroflex extenso e sim com uma sirene gigante no centro do teto e também as fardas dos policiais rodoviários que mostravam o máximo de elegância na época.
Veja:
domingo, 15 de abril de 2018
Sonorizando com discos de vinil nos anos 50
Ainda que o tema a ser abordado no vídeo de hoje seja um tanto criativo e envolva uma trilha sonora simplesmente sensacional, faço um adendo no início desse post para noticiar um fato triste que deve ser compreendido por nós como o fim de um ciclo assim como a concretização de um legado de honestidade, simplicidade, conhecimento e competência. Na noite de ontem, recebi a triste notícia do falecimento de um grande ícone quando falamos de artesãos e mecânicos voltados ao antigomobilismo: A morte do Sr. Lenin, popularmente conhecido como Lenin Chaveiro. Em várias ocasiões aqui no blog eu publiquei conteúdos do seu canal como a fabricação das maravilhosas manoplas de câmbio que fazia e também a confecção de emblemas a mão feitos em latão. O Sr. Lenin era detentor de um grande talento que sempre tinha atrelado consigo a humildade e simplicidade no compartilhamento do seu conhecimento. Com toda a certeza a sua competência ao abrir portas de casas, carros e outras fechaduras durante a sua vida permitem agora que sejam abertas as portas do céu para uma alma cheia de criatividade. Que a família supere esta fase e que todo o conhecimento deixado por Lenin atravesse muitas gerações antigomobilistas. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Como alguns amigos que seguem o blog sabem, há aproximadamente duas semanas fiz a aquisição de um Fiat Uno Mille para o uso diário. A ideia era comprar um Fusquinha mas, para minha necessidade, o carro precisava ser 1.0. A ideia do post de hoje (e nem dos próximos) não é falar desse carro que terá uma série de vídeos no meu canal do Youtube, mas com certeza esse carrinho tem me mostrado pela ausência de um rádio (que tão logo será instalado) o quanto é ruim ficar sem música enquanto se dirige. Por esse motivo, trago hoje um vídeo que mostra um acessório absurdamente exótico que, sinceramente, eu nunca tinha visto no meio automotivo.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem do canal Guteandtite1 do Youtube. Nele, é mostrado um maravilhoso Fusca 1958 cabriolet que recebeu um equipamento de época fabricado pela Phillips capaz de reproduzir as músicas de um disco de vinil atrelado a um rádio de época. A ideia é simplesmente fantástica e, confesso aos amigos, que eu nunca tinha visto absolutamente nada parecido. Eu particularmente gosto muito de LP's e ainda tenho muitos guardados em casa. Com certeza um conteúdo desses mostra que não vimos de tudo quando falamos de acessórios de época a nível mundial.
E o relógio no painel também é uma graça.
Veja:
Como alguns amigos que seguem o blog sabem, há aproximadamente duas semanas fiz a aquisição de um Fiat Uno Mille para o uso diário. A ideia era comprar um Fusquinha mas, para minha necessidade, o carro precisava ser 1.0. A ideia do post de hoje (e nem dos próximos) não é falar desse carro que terá uma série de vídeos no meu canal do Youtube, mas com certeza esse carrinho tem me mostrado pela ausência de um rádio (que tão logo será instalado) o quanto é ruim ficar sem música enquanto se dirige. Por esse motivo, trago hoje um vídeo que mostra um acessório absurdamente exótico que, sinceramente, eu nunca tinha visto no meio automotivo.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem do canal Guteandtite1 do Youtube. Nele, é mostrado um maravilhoso Fusca 1958 cabriolet que recebeu um equipamento de época fabricado pela Phillips capaz de reproduzir as músicas de um disco de vinil atrelado a um rádio de época. A ideia é simplesmente fantástica e, confesso aos amigos, que eu nunca tinha visto absolutamente nada parecido. Eu particularmente gosto muito de LP's e ainda tenho muitos guardados em casa. Com certeza um conteúdo desses mostra que não vimos de tudo quando falamos de acessórios de época a nível mundial.
E o relógio no painel também é uma graça.
Veja:
sábado, 14 de abril de 2018
Propaganda da Variant: Sem limites de quilometragem!
É meus amigos, a cada dia sinto mais saudade de poder escrever nesse blog com maior frequência, mas com certeza toda a correria que tem construído meu cotidiano ultimamente tem sido muito válida de modo que, no futuro, o conteúdo desse blog seja extremamente superior a tudo o que é sempre postado aqui. O post de hoje traz uma propaganda pra lá de nostálgica que também encoraja muitos antigomobilistas a irem um pouco mais longe com os seus brinquedos. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Em algumas ocasiões passadas aqui no blog eu já tive o prazer de publicar várias fotos e vídeos mostrando viagens longas a bordo de Fuscas, Kombis e outros VW a ar. A grande realidade é que, ainda que as rodovias tenham mudado muito nas últimas décadas e o ritmo das pessoas ao viajar também mudou, nós sabemos que é muito gostoso viajar a bordo de um carro clássico curtindo a paisagem, a brisa e com certeza a dirigibilidade que é única em um carro com mais idade. Um outro ponto interessante é que, ao andarmos em um carro antigo, temos a real percepção da velocidade, o que muitas vezes nos dá um pouco mais de juízo na hora de acelerar fundo.
A propaganda que vocês veem ao final do post estava salva no meu PC há muito tempo e muito provavelmente é de 1972 para frente. Nela, há uma divulgação da Variant feita pela Volkswagen com uma bela jogada de marketing, virtude muito comum nas publicidades antigas da montadora. Nesta propaganda, é mostrada uma Variant emplacada (inclusive com as nostálgicas, belas e charmosas placas amarelas) em Belém, capital do Pará, em uma praia Catarinense. A foto e a descrição abaixo da mesma (que integram a propaganda) nos convencem que, de fato, um carrinho desses pode ir muito longe desde que bem cuidado. Logicamente o "top speed" muitas vezes não é combinado a essas aventuras, mas a gente save que com certeza esses carrinhos vão longe pelo fato de terem a simplicidade mecânica como a maior virtude.
Veja:
Em algumas ocasiões passadas aqui no blog eu já tive o prazer de publicar várias fotos e vídeos mostrando viagens longas a bordo de Fuscas, Kombis e outros VW a ar. A grande realidade é que, ainda que as rodovias tenham mudado muito nas últimas décadas e o ritmo das pessoas ao viajar também mudou, nós sabemos que é muito gostoso viajar a bordo de um carro clássico curtindo a paisagem, a brisa e com certeza a dirigibilidade que é única em um carro com mais idade. Um outro ponto interessante é que, ao andarmos em um carro antigo, temos a real percepção da velocidade, o que muitas vezes nos dá um pouco mais de juízo na hora de acelerar fundo.
A propaganda que vocês veem ao final do post estava salva no meu PC há muito tempo e muito provavelmente é de 1972 para frente. Nela, há uma divulgação da Variant feita pela Volkswagen com uma bela jogada de marketing, virtude muito comum nas publicidades antigas da montadora. Nesta propaganda, é mostrada uma Variant emplacada (inclusive com as nostálgicas, belas e charmosas placas amarelas) em Belém, capital do Pará, em uma praia Catarinense. A foto e a descrição abaixo da mesma (que integram a propaganda) nos convencem que, de fato, um carrinho desses pode ir muito longe desde que bem cuidado. Logicamente o "top speed" muitas vezes não é combinado a essas aventuras, mas a gente save que com certeza esses carrinhos vão longe pelo fato de terem a simplicidade mecânica como a maior virtude.
Veja:
domingo, 8 de abril de 2018
Retirando a caixa de marchas do Fusca
Existem posts aqui no blog que além de contar com o entretenimento para todos os que gostam de mecânica e carros antigos também são de utilidade pública. Com certeza o conteúdo do post de hoje pode ensinar você a resolver um problema de forma rápida, objetiva com a informação que é realmente relevante para o sucesso na empreitada. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Por algumas vezes aqui no blog eu já postei alguns motores sendo montados, tendo sua primeira partida ou até mesmo recebendo os mais diversos tipos de venenos e regulagens. Na realidade, na internet nós temos muito material a respeito do motor do nosso querido Fusquinha e isso facilita e dificulta também em alguns aspectos a filtragem do bom conteúdo. No dia do meu aniversário no ano passado, trouxe aos amigos um vídeo que mostrava a desmontagem, diagnóstico, revisão e montagem de uma caixa de marcha de Gol BX, que nada mais é do que uma caixa de Fusca com as caixas de satélite montadas de forma invertida. Naquela ocasião, o vídeo trazia um excelente conteúdo e explicava de maneira clara a complexidade que o conjunto envolve. A fim de complementar o post daquela ocasião, trago um vídeo um pouco mais superficial no que diz respeito ao funcionamento da caixa, mas que dinamiza e foca um pouco mais se a ideia é trabalhar em um Fusca.
O vídeo que aparece ao final do post vem do conceituado canal do Youtube JBugs. Esse canal americano mostra inúmeras manutenções e upgrades em Fuscas e derivados por meio de vídeos curtos e cheios de conteúdo. Neste vídeo, é feita a retirada da caixa de marcha e dos semieixos de um Fusca 1963 mostrando o passo a passo para que seja feita a retirada após descer o motor. Em cinco minutos houve a apresentação e tudo foi ensinado sem delongas. O interessante é que esse Fusca conta com freios a disco na traseira, um upgrade muito comum para os americanos. Mesmo com essas modificações, o serviço é exatamente o mesmo em um carro original.
Além disso, ainda é mostrado como se pode fazer o ajuste de um volante de motor do 1600 em uma carcaça de câmbio do Fusca mais antigo, fazendo os desbastes necessários na caixa seca para que não haja interferência em seu movimento de rotação.
Veja:
Por algumas vezes aqui no blog eu já postei alguns motores sendo montados, tendo sua primeira partida ou até mesmo recebendo os mais diversos tipos de venenos e regulagens. Na realidade, na internet nós temos muito material a respeito do motor do nosso querido Fusquinha e isso facilita e dificulta também em alguns aspectos a filtragem do bom conteúdo. No dia do meu aniversário no ano passado, trouxe aos amigos um vídeo que mostrava a desmontagem, diagnóstico, revisão e montagem de uma caixa de marcha de Gol BX, que nada mais é do que uma caixa de Fusca com as caixas de satélite montadas de forma invertida. Naquela ocasião, o vídeo trazia um excelente conteúdo e explicava de maneira clara a complexidade que o conjunto envolve. A fim de complementar o post daquela ocasião, trago um vídeo um pouco mais superficial no que diz respeito ao funcionamento da caixa, mas que dinamiza e foca um pouco mais se a ideia é trabalhar em um Fusca.
O vídeo que aparece ao final do post vem do conceituado canal do Youtube JBugs. Esse canal americano mostra inúmeras manutenções e upgrades em Fuscas e derivados por meio de vídeos curtos e cheios de conteúdo. Neste vídeo, é feita a retirada da caixa de marcha e dos semieixos de um Fusca 1963 mostrando o passo a passo para que seja feita a retirada após descer o motor. Em cinco minutos houve a apresentação e tudo foi ensinado sem delongas. O interessante é que esse Fusca conta com freios a disco na traseira, um upgrade muito comum para os americanos. Mesmo com essas modificações, o serviço é exatamente o mesmo em um carro original.
Além disso, ainda é mostrado como se pode fazer o ajuste de um volante de motor do 1600 em uma carcaça de câmbio do Fusca mais antigo, fazendo os desbastes necessários na caixa seca para que não haja interferência em seu movimento de rotação.
Veja:
sábado, 7 de abril de 2018
Fusca 1973: Se beber, não dirija!
Em um sábado tão oportuno não posso deixar de dizer que nunca na história desse blog eu postei um carro que "tenha álcool" em um contexto que não seja o do combustível. Como costumo dizer, carros antigos e principalmente os Fuscas permitem uma grande diversidade nesse quesito e eu sempre me sinto super honrado em poder mostrá-las quando posso. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Muitos amigos devem estar se perguntando o porque da demora nos posts, mas como já disse nas últimas publicações, nestes últimos dias só tenho visto minha casa para dormir e o computador que ligo com tanto gosto para escrever em pequenos momentos de ociosidade de tarefas. No entanto, estou acompanhando na medida do possível os comentários dos seguidores e também como as coisas estão fluindo. O flagra de hoje mesmo estava há mais de dois meses atrás aqui no meu computador e só hoje (aliás, em uma data bastante oportuna) estou podendo mostrar aos amigos.
As fotos que vocês veem ao final do post me foram enviadas há mais de dois meses pelo meu amigo Carlos. Quem acessa o blog há mais tempo deve se recordar dos vários flagras de Fuscas que ele já fez no trânsito paulistano (e tem vários outros no forno para aparecerem aqui) de uma maneira dinâmica e sempre mostrando exemplares que nos chamam a atenção de alguma maneira. Desta vez, o Carlos nos mostra um Fuscão 1500 1973 que recebeu uma modificação um tanto inusitada: Um Fusquinha caracterizado na marca Heineken. Confesso aos amigos que eu já tinha visto vários besouros adesivados de marcas clássicas, mas da Heineken é a primeira vez. Além disso, o carro tem paralamas traseiros "Fafá" e a suspensão bem baixa. Esse é um carro que nos mostra o quão diferente um Fusca pode ser sem perder seu lado clássico e também o quanto se pode ser feliz em um trânsito que, a cada dia, perde mais a cor.
Quero agradecer ao Carlos por mais essa contribuição!
Veja:
Muitos amigos devem estar se perguntando o porque da demora nos posts, mas como já disse nas últimas publicações, nestes últimos dias só tenho visto minha casa para dormir e o computador que ligo com tanto gosto para escrever em pequenos momentos de ociosidade de tarefas. No entanto, estou acompanhando na medida do possível os comentários dos seguidores e também como as coisas estão fluindo. O flagra de hoje mesmo estava há mais de dois meses atrás aqui no meu computador e só hoje (aliás, em uma data bastante oportuna) estou podendo mostrar aos amigos.
As fotos que vocês veem ao final do post me foram enviadas há mais de dois meses pelo meu amigo Carlos. Quem acessa o blog há mais tempo deve se recordar dos vários flagras de Fuscas que ele já fez no trânsito paulistano (e tem vários outros no forno para aparecerem aqui) de uma maneira dinâmica e sempre mostrando exemplares que nos chamam a atenção de alguma maneira. Desta vez, o Carlos nos mostra um Fuscão 1500 1973 que recebeu uma modificação um tanto inusitada: Um Fusquinha caracterizado na marca Heineken. Confesso aos amigos que eu já tinha visto vários besouros adesivados de marcas clássicas, mas da Heineken é a primeira vez. Além disso, o carro tem paralamas traseiros "Fafá" e a suspensão bem baixa. Esse é um carro que nos mostra o quão diferente um Fusca pode ser sem perder seu lado clássico e também o quanto se pode ser feliz em um trânsito que, a cada dia, perde mais a cor.
Quero agradecer ao Carlos por mais essa contribuição!
Veja:
domingo, 1 de abril de 2018
1970 e TSI: O encontro da essência e da tecnologia
Muitos amigos antigomobilistas são bastante conservadores no que diz respeito a admirar apenas o passado em virtude de todo o lado nostálgico e de toda a essência que um carro antigo pode trazer, mas eu e muitas pessoas que gostam de carros somos do tipo que admira o clássico por ser o alicerce de nosso mercado atual e contempla com ótimos olhos a tecnologia que veio, que há e que virá. O conteúdo de hoje sintetiza isso de uma maneira muito interessante e, acima de tudo, com uma forma de interpretação simplesmente sensacional. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
No parágrafo anterior naquela divulgação que é praticamente de praxe em todos os posts eu sempre cito o meu canal do Youtube. Se eu pudesse comparar tudo aquilo que é escrito aqui no blog e o pequeno conteúdo que tenho nos vídeos, poderia dizer que aqui mostro tudo o que é clássico, e lá tento trazer o máximo do que há de tecnologia nos carros ao meu alcance. Na oportunidade de hoje, estou conseguindo atrelar a proposta do canal com o blog por meio de um canal que estimo muito em virtude do compromisso com a sua imagem e com a qualidade de seu conteúdo.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do Bellote. Por várias vezes eu já disse aqui que acompanho o trabalho dele em virtude de gostar bastante da maneira que ele aborda os conteúdos. Além disso, ele mostra muitos modelos (sejam eles clássicos ou não) que me agradam bastante. No vídeo de hoje, é feita a apresentação de um belo Fusca 1300 1970 primeira série extremamente original e bem cuidado e em paralelo também há a apresentação de um "Fusca" TSI 2013. A grande realidade é que o modelo atual apresentado nesse vídeo recebeu o nome do carro mais amado do mundo para o mercado brasileiro por conveniência, visto que, como o próprio Bellote levantou, o carro é o Beetle lá do exterior, ou seja, a analogia de nomes de modelos da época do besouro ainda se mantém na montadora alemã.
De um lado, um Fusca branco com o simpático motor 1300 e o escapamento original de ponteiras finas que caracterizam um Fusquinha dos anos 60. Os frisos e os detalhes brancos passam o ar clássico de um carro antigo que traz consigo um pouco do passado e tudo aquilo que um antigomobilista gosta e admira. Na outra face, um carro atual, com turbo e injeção direta de combustível (o máximo da eficiência no gerenciamento de motores atualmente), uma alta gama de opcionais e um câmbio automático de dupla embreagem que, ainda que seja um sistema de custo elevado quando demanda manutenções, tem alta precisão na troca das marchas.
Que o verdadeiro Fusca é a essência e o que de fato carrega o nome e a história, não há dúvidas. mas é sempre interessantíssimo ver paralelos que não comparam e sim contemplam os frutos da evolução dos tempos.
Veja:
No parágrafo anterior naquela divulgação que é praticamente de praxe em todos os posts eu sempre cito o meu canal do Youtube. Se eu pudesse comparar tudo aquilo que é escrito aqui no blog e o pequeno conteúdo que tenho nos vídeos, poderia dizer que aqui mostro tudo o que é clássico, e lá tento trazer o máximo do que há de tecnologia nos carros ao meu alcance. Na oportunidade de hoje, estou conseguindo atrelar a proposta do canal com o blog por meio de um canal que estimo muito em virtude do compromisso com a sua imagem e com a qualidade de seu conteúdo.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do Bellote. Por várias vezes eu já disse aqui que acompanho o trabalho dele em virtude de gostar bastante da maneira que ele aborda os conteúdos. Além disso, ele mostra muitos modelos (sejam eles clássicos ou não) que me agradam bastante. No vídeo de hoje, é feita a apresentação de um belo Fusca 1300 1970 primeira série extremamente original e bem cuidado e em paralelo também há a apresentação de um "Fusca" TSI 2013. A grande realidade é que o modelo atual apresentado nesse vídeo recebeu o nome do carro mais amado do mundo para o mercado brasileiro por conveniência, visto que, como o próprio Bellote levantou, o carro é o Beetle lá do exterior, ou seja, a analogia de nomes de modelos da época do besouro ainda se mantém na montadora alemã.
De um lado, um Fusca branco com o simpático motor 1300 e o escapamento original de ponteiras finas que caracterizam um Fusquinha dos anos 60. Os frisos e os detalhes brancos passam o ar clássico de um carro antigo que traz consigo um pouco do passado e tudo aquilo que um antigomobilista gosta e admira. Na outra face, um carro atual, com turbo e injeção direta de combustível (o máximo da eficiência no gerenciamento de motores atualmente), uma alta gama de opcionais e um câmbio automático de dupla embreagem que, ainda que seja um sistema de custo elevado quando demanda manutenções, tem alta precisão na troca das marchas.
Que o verdadeiro Fusca é a essência e o que de fato carrega o nome e a história, não há dúvidas. mas é sempre interessantíssimo ver paralelos que não comparam e sim contemplam os frutos da evolução dos tempos.
Veja:
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