Na tarde desse feriado cá estava eu pensando que daqui a pouco estaria completa uma semana de minha visita ao Salão do Automóvel de São Paulo e eu ainda não havia arrumado tempo de editar e selecionar as fotos para postar aos amigos aqui. Mas, antes tarde do que nunca, trago aos amigos a cobertura de mais uma edição desse evento tão importante para a nossa indústria automobilística da maneira que os amigos já conhecem. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Todo aquele que de fato é entusiasta por automóveis com certeza gosta e procura se inteirar de tudo o que ocorre no mundo automotivo assim como quais são os rumos para o futuro de um dos setores que mais movimenta a indústria e a economia nacional. A imprensa, quando sólida, consegue nos trazer muitas dessas informações de modo que tenhamos uma visão muito concreta daquilo que está por vir, mas com certeza não há dúvidas de que ter uma concepção do atual cenário do mundo automotivo formada por algo visto pessoalmente é algo de muito privilégio e, com certeza, faz parte dos desejos e objetivos de todo entusiasta.
Era sábado, dia 10 de novembro de 2018. Esse foi o dia em que visitei a edição atual do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo nesse ano. Meu amigo Benassi (a quem devo agradecimentos) e eu fomos a capital paulista no carro dele (um carro estava internado na oficina e o Uno ainda estava em fase de testes) e prestigiamos o evento. Após o caótico trânsito da Av. do Estado até a chegada do São Paulo Expo, sede do evento, conseguimos adentrar e, conforme a legenda das fotos, vocês ficarão a par de tudo o que vimos.
As mais de 200 fotos que vocês veem abaixo foram tiradas por mim em minha visita ao Salão do Automóvel. Nelas, busquei retratar ao máximo qual era a sensação de quem adentrava em cada carro, conversava com cada (maravilhosa) modelo e cada estande visitado. Logicamente o evento estava cheio de gente e existiu uma certa dificuldade de tirar fotos, mas eu com todo o profissionalismo de um fotógrafo 100% amador e inexperiente busquei dar meu máximo na obtenção das imagens. Como de costume, as fotos vão na ordem em que foram tiradas e caso seja necessária alguma legenda, com certeza farei a inserção.
Veja:
Chegada ao São Paulo Expo.
Não, eu não fiquei louco e muito menos errei nos arquivos upados. Assim que cheguei ao último piso do estacionamento, deparei-me com uma enorme legião de Fuscas e outros VW, como a linha quadrada, alguns Golf e diversos outros alemães clássicos, que marcaram época e constituíram estilos de vida. Como queria aproveitar ao máximo todo o conteúdo do interior do Salão, tomei como foco os Fuscas e derivados desse encontro que me chamara a atenção antes mesmo sequer de querer pagar o estacionamento.
Como se nota, a turma do Hot Volks foi em peso ao evento.
Fusca Ultima Série.
Entrada do Salão. Como tradicionalmente ocorre, a Fiat fica com o estande central de fronte a entrada do público.
Fiat 500 (um dos icônicos compactos da marca) marcando presença.
Estande da Chevrolet.
A grande sensação (não diria a novidade) do evento com certeza foi a chegada em números muito expressivos dos carros elétricos. Por mais saudosistas que possamos ser e muito adeptos pela questão da admiração e simpatia que tenhamos por motores a combustão, essa é com certeza a tendência e o que se observa é que no intervalo de tempo da edição anterior do evento para a presente os projetos desses veículos um tanto mais sustentáveis ganhou viabilidade e muitos acertos.
Estande da Volkswagen.
No estande da montadora alemã também era exposto um belíssimo exemplar do Gol GTI, o primeiro carro a receber injeção eletrônica no mercado brasileiro.
Grandes esportivos marcaram presença no estande da Audi.
Estande da Ford.
Estande da Toyota
No estande da Toyota era exposto um dos utilitários mais utilizados nas vias rurais brasileiras durante muitas décadas: A Toyota Bandeirante, um carro que manteve-se em produção até o último instante possível dada a sua grande procura em virtude da durabilidade e robustez.
Estande da Lexus.
Estande da Mercedes Benz.
Estande da Honda.
Estande da Nissan.
Estande da Renault.
Estande da Mini.
Estande da BMW.
Estande da Porsche.
No estande da Porsche se fazia presente o "primo rico do Fusca", Porsche 356. O lendário Porsche com motor boxer e várias semelhanças ao carro mais amado do mundo reunia várias pessoas para tirar fotos e admirar as linhas que retratam a essência da montadora alemã.
Estande da Subaru.
Estande da Chery.
Estande da Lamborghini.
Estande da Hyundai.
Primeiros passos no estande da Mitsubishi.
Estande da Suzuki. Esse foi, sem dúvidas, um dos estandes onde mais me senti a vontade e tive um atendimento ímpar. Deixando um pouco de lado (para opinar de forma imparcial) toda a minha admiração, simpatia e principalmente identificação que tenho com a montadora, é incrível como toda a organização do estande fugindo do padrão tradicional desde a configuração dos carros até o perfil das (novamente maravilhosas) modelos consegue atrair pessoas dos mais diversos estilos. A impressão que se dá é que a montadora consegue, com poucos detalhes, moldar-se aos mais diversos perfis de consumidores. No estande em questão, vi o Suzuki Jimny (carro que me simpatizo desde sempre) por meio da expositora Thaís que, sem medo de errar, proporcionou-me o melhor atendimento de todo o evento.
Estande da Lifan.
Estande (extremamente concorrido) da Ferrari.
Estande Senna, que traz um pouco da história de nosso automobilismo.
Estande da Maseratti.
Estande da Rolls Royce.
Estande da D2D Motors. Montadora que vem trazendo veículos um tanto diferentes com mecânica PSA.
Estande da antiga Stock Car. Uma verdadeira máquina do tempo.
Estande da Renault voltado a veículos elétricos.
Estande da Jeep.
Esse foi, sem dúvidas, o Jeep mais visto no evento. O USMC em perfeito estado juntava muitas pessoas ao seu redor.
Estande da Ram.
Estande da Troller.
Jeep Compass.
Estande da Kia.
Saída do Salão do Automóvel de São Paulo 2018.
Estar em um evento desses é sempre muito bacana, visto que podemos constatar o uso de conceitos muito antigos para alicerçar grandes tecnologias. Desta maneira, vê-se uma grande evolução naquilo que mais gostamos, mostrando que no futuro ainda teremos muitas condições de se divertir com automóveis. Lamento apenas a ausência do grupo PSA, da Land Rover e Volvo, montadoras que com certeza teriam muito a contribuir no evento. Fica aqui o meu agradecimento a todos os amigos, em especial ao Benassi que me fez companhia. Se Deus quiser, no ano de 2020 repetiremos a dose e, quem sabe, eu poste no blog pela terceira vez no feriado do dia 15 de novembro a ida a esse evento.
Mais uma vez, muito obrigado!