Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Fusca do Renan Gui Silva: Renascendo das cinzas!

Eu começo esse post com uma pergunta: O que diferencia um carro novo, um carro atual de um carro antigo?
Essa pergunta pode ter muitas respostas, muitas opiniões, e com certeza nos traria uma discussão muito bacana, mas, neste post, o que diferencia um carro novo de um clássico, de um carro antigo é simples: Carros antigos passam simpatia a seus donos, e mesmo depois de tantos anos rodando, deixam um legado que nunca acaba, eles integram uma "história em movimento", onde sempre cabem muitos quilômetros a serem rodados. Este é o caso desse carro.
Este simpático Fusquinha verde, que aparece nas fotos é do Renan, que gentilmente me mandou as fotos quando eu o convidei para postar o carro. Esse carro foi comprado pela família do Renan em 2000, na época, sua mãe não aceitava, de forma alguma, a aquisição do besouro, mas é possível entender o por que da rejeição: Esse Fusquinha era cercado de alguns problemas adquiridos pela idade que não eram comuns em carros novos, as portas abriam em movimento, ele as vezes buzinava sozinho e outros problemas, geralmente muito fáceis de se resolver.
Com o decorrer do tempo, o resto da família foi pegando amor pelo Fusquinha, assim como os problemas foram sendo reparados. De uns 4 anos pra cá, o Renan encostou esse carro para um restauração mais do que merecida, ele tem a pretensão de instalar um motor 1600 com injeção eletrônica, como o das Kombis mais modernas, até 2006.
Nas fotos o carro ainda está adormecido, mas com certeza vale a pena mostrar essa jóia, que em breve estará pronta.
Preparem os babadores e protejam os teclados!










Quero agradecer ao Renan por ceder as fotos!

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quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Fusca 1976 1600, o Mutley: Rodrigo FPS

No mundo dos carros antigos, dos carros clássicos, existe algo que jamais estará presente no mundo dos carros atuais: Cada carro consegue ser diferente um do outro, por menores que sejam suas divergências.
O carro que tenho pra mostrar hoje retrata exatamente isso. Aparência original, alguns detalhes modernos, e modificações um tanto interessantes.
Este belo Fusca 1976, apelidado de Mutley, pertence ao Rodrigo FPS. É um carro com muitas particularidades e de muita identidade. O seu antigo dono, Milton Gontijo, o qual chamava o Fusquinha de "Bee", no tempo em que esteve com o carro, fez diversas modificações no carro ao seu gosto, na suspensão ele encurtou 2 polegadas, instalou mangas de eixo deslocadas da EMPI, nos freios foi feito o desejado upgrade para freios a disco, as rodas foram trocadas para um modelo próximo do original, porém na dianteira com tala de 5,5" e na traseira tala de 7". Todas essas modificações foram feitas (e muito bem feitas, diga-se de passagem) pelo Alexandre Katraka e pelo Denis.
No motor, o comportado 1300 foi aberto, retificado e montado como um 1636cc, com cabeçotes retrabalhados para atingir a taxa de compressão de 9:1, juntamente com uma dupla carburação Solex 32. As válvulas tiveram três ângulos de assentamento, fazendo com que essas fiquem melhor "acomodadas" em suas sedes.
No interior, todo o estofamento foi refeito pelo Leandro Interiores Especiais, que é especialista em Hot Rods com o couro ecológico utilizado nas Range Rover, dando ao interior do Fusca um tom caramelo, meio bege, de muito bom gosto.
Nas mãos do Rodrigo, o carro teve um reparo no câmbio, a bateria foi trocada, ele instalou os simpáticos retrovisores raquetinha, instalou aquela cestinha, como se fosse um porta trecos, na frente da alavanca do câmbio, trocou o suporte da placa, o parachoque dianteiro, dentre outros itens. Ele disse que aos poucos vai deixando o carro ao seu gosto, melhorando o projeto que foi iniciado pelo Milton, seu antigo dono.
Agora que você já leu todas as características desse Fusquinha simpático, vai entender o por que da junção da modernidade, onde se enquadra o interior, com um couro utilizado em um carro atual, com tecnologia de ponta, o visual clássico, por ter detalhes cromados, um rádio de época e outros itens, assim como as modificações na suspensão e no motor, dando mais fôlego a este Fusquinha.
Preparem os babadores, protejam os teclados, pois tem carro bonito estacionando aqui no blog!







Quero agradecer ao Rodrigo por ceder as fotos, e ao Milton, seu antigo dono, por ceder as informações!

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segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Fusca 1962 diretamente de Montevideu

Eu já conhecia esse vídeo a algum tempo, e decidi postar aqui.
Nesse vídeo, o Rodolfo, da loja Fuscanet, mostra o Fusca do seu funcionário, um 1962 com a estética próxima da original, muitas peças de época e com muita integridade.
É um carro de "Zé frisinho", daqueles que coloca defeito no carro dos outros? De jeito nenhum! É um carro de muita personalidade e muito diferente do que temos aqui: Lá no Uruguai, assim como em diversos outros países, os motores 1200 já tinham uma construção diferente dos 1200 nacionais, eles já tinham o bloco igual aos 1300, 1500 e 1600 daqui.
Esse ainda tem alguns venenos, ele ganhou um kit que o transforma em 1400, um escapamento EMPI GT (temos um post falando sobre esse escapamento aqui no blog), um hotspark na ignição, rodas de Porsche, alavanca de engate rápido da EMPI, dentre tantas outras peças.
Assista!


sábado, 17 de outubro de 2015

Upgrades no 1983 do Rafael da Silva

A primeira vez em que um carro aparece por aqui, é sempre muito bacana. Mas, todas as vezes que esse carro volta, é muito mais legal!
Hoje o Fusca 1983 1300 do Rafael da Silva voltou somente para a gente ver os upgrades feitos nele.
O carro ganhou um kit de ignição eletrônica, cabos de vela esportivos, capela do 1600, escapamento dimensionado, com saída única, um tapa geral nos freios e muito mais.
O besouro está ficando muito bacana, e em breve já estará roncando forte por aí.
Preparem os babadores e protejam os teclados!








Quero agradecer ao Rafael por ceder as fotos!

Fusca 1300 1967 - Jhoi Barbosa Lemos

É nesse sábado caloroso no interior de SP que escrevo, com muita felicidade, o 300º post do blog!
Obrigado a todos pelos acessos, é sempre por vocês que sigo postando.
O carro de hoje é mais um Fusquinha da minha época preferida, os anos 60. Este belo 1967 azul pertence ao Jhoi Barbosa Lemos, que gentilmente cedeu as fotos para que eu pudesse postar aqui.
Esse carro é dele faz pouco tempo, e já conta com algumas modificações, como as rodas pretas com calotas cromadas, a suspensão traseira levemente rebaixada, faróis com lente amarelada, dentre outros. Mesmo diante de todas essas alterações, o carro mantém o seu conjunto mecânico original, mantendo o motor 1300 em perfeito funcionamento.
Preparem os babadores e protejam os teclados!








Quero agradecer ao Jhoi por ceder as fotos!

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quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Fusca 1964 1500: Murilo Ribeiro

Poxa vida, 2 meses sem postar!
É galera, eu devia dar uma satisfação pra vocês: Estive numa correria danada e acabei não arranjando um tempinho pra postar, mas estou aqui de volta e pretendo postar ao menos uma vez por semana.
O carro que eu mostro hoje é original? Modificado? Clássico? preparado? Tire você suas próprias conclusões!
Esse belo besouro 1964 que aparece nas fotos pertence ao Murilo Ribeiro. Ele já tem uma certa experiência com Fuscas, já está no terceiro, já teve um 1960 (que na minha opinião, esbanja charme) e também um 1967.
Ele comprou esse carro e não quis exatamente seguir uma tendência, ele simplesmente quis adequar o carro ao seu gosto, obtendo características diversas dos estilos de personalização lhe agradam. Esse carro, no momento da compra, ainda tinha o simpático e comportado motor 1200, mas, buscando uma melhor performance, instalou um motor 1500 para uma melhor tocada.
A suspensão também é modificada, tornando o carro mais baixo, faixa branca nos pneus, rodas traseiras com a tala mais larga e outros detalhes deixam esse carro diferente de todos os outros. A ideia do Murilo ainda é instalar um ragtop no futuro, nessa modificação, aguardaremos as fotos para postar!
Preparem os babadores e protejam os teclados!












Quero agradecer ao Murilo por ceder as fotos!

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