Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Um passeio rápido a bordo de um 1200

Quando alguns amigos me perguntam nos encontros ou até mesmo por meio das redes sociais qual é o foco principal do blog, eu sempre digo que o foco está no universo VW a ar, independente de qualquer modelo ou estilo que esteja dentro dos inúmeros assuntos que podemos falar sobre. Ontem eu escrevi um post a respeito dos Rat Look, hoje, em contrapartida, mostro um carro com um bom percentual de originalidade que ainda carrega o grande ar clássico que um Fusca dos anos 60 pode nos proporcionar. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Quem acessa o blog há mais tempo já deve saber o quanto eu gosto dos Fuscas fabricados nos anos 60. Para mim, esses modelos que tem mais detalhes cromados, rodas cinco furos e principalmente os exemplares de 1966 para baixo com interior branco e o bastante modesto motor 1200 me encantam pela simplicidade e por mostrar a essência de um carro de 50 anos ou mais. Quando eu tenho a oportunidade de postar um carro dessa idade fico muito contente, visto que são os meus modelos preferidos. Sem sombra de dúvidas todas as épocas da produção do Fusca tiveram a sua importância na história, mas o meu sonho de consumo em matéria de Fusquinhas está, realmente, na década de 60.
O vídeo que vocês veem ao final do post foi publicado no Youtube por meio do canal da Phenom Veículos, já conhecida por mostrar vários veículos a venda. No entanto, esse vídeo teve somente o intuito de mostrar um maravilhoso Fusca 1200 com um grande percentual de originalidade que foi recentemente restaurado. O exemplar, além de ter passado por um bom trabalho de funilaria, teve toda a mecânica, tapeçaria e elétrica (ainda com o sistema operando em 6 volts) revisados. Ainda que o narrador do vídeo, como mesmo diz, não tem um profundo conhecimento a respeito desse carrinho que tanto gostamos (e também não cabe a mim medir o conhecimento de alguém, principalmente quando se nota uma boa vontade da pessoa, como no caso deste vídeo), o vídeo foi muito bem conduzido com bastante dinamismo. Depois de mostrar todo o carrinho em detalhes, ele ainda nos leva para dar uma volta pelas ruas próximas com o simpático (e comportado) 1200.
Veja:


quinta-feira, 29 de junho de 2017

É dia de Rat Look

Quando uma pessoa assume um compromisso de escrever ou gravar alguma coisa frequentemente, a criatividade ou a atenção para pegar as coisas "no ar" é fundamental. Hoje, em um breve momento deste dia, nasceu a ideia para que eu escreva esse post. Como até então eu nunca tinha escrito um post mais ou menos dessa natureza, faço questão de escrevê-lo no dia que a ideia chegou a mente. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Se algum amigo me parasse na rua, me mandasse mensagem ou até mesmo comentasse em algum lugar para mim perguntando qual seria o tema do post de hoje até umas 16h eu confesso a vocês que não saberia responder. No entanto, nessa bela tarde de junho, tive um compromisso especial onde o foco não era os automóveis ou algo assim. Mas, como querendo ou não as pessoas acabam sabendo que a gente gosta de carros e principalmente de Fuscas, sempre falam alguma coisa sobre.
Pois bem, lá estava eu encontrando-me com uma pessoa quando ela diz "olha o Fusquinha passando!" e eu olho rapidamente para poder ver o carro. Tratava-se de um Fusca Rat Look (daqueles cheios de detalhes mesmo) descendo a rua. Logicamente não daria tempo de tirar foto, mas daquele momento surgiu a ideia do post que você está lendo.
As fotos que vocês veem ao final do post foram achadas por mim no Google agora pouco. Nelas, aparecem vários Fuscas no exterior que são adeptos ao estilo "Rat Look", este que consiste em deixar o tempo agir no carro (perdendo ou queimando a pintura, com a aparição de ferrugem e tudo mais) mas mantendo toda a mecânica em dia. Ainda que eu seja bastante conservador (no bom sentido da palavra) nesse aspecto, algo muito bacana nesses Fuscas é que nunca um será igual ao outro, visto que a personalidade do dono é mais do que evidente na estética.
As fotos falam por si. Se você pretende montar um carro nessa pegada, as fotos podem lhe dar várias sugestões!
Veja:























quarta-feira, 28 de junho de 2017

Um registro do "Garagem das Carangas" em vídeo

Na ocasião que escrevi o post que mostra um pouco do que foi o "Garagem das Carangas" em Sorocaba que teve sua última edição voltada ao Dia Mundial do Fusca, eu citei aqui nomes de vários amigos que eu tive o privilégio de bater um papo e me comprometi a publicar o vídeo do Fernando assim que este estivesse no ar. Muito bem, nem eu imaginava que eu estaria escrevendo esse post tão pouco tempo depois. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Algo que eu sempre gosto de falar nos posts que tratam sobre os eventos é a interação que esse tipo de ocasião nos proporciona. Nos momentos que estamos em um lugar fechado lotado de carros clássicos, é simplesmente impossível não batermos um papo bacana com todos aqueles que tem a mesma paixão que a gente. No sábado passado, como vocês já puderam acompanhar por aqui, eu estive no tradicional evento "Garagem das Carangas" que ocorre aqui em Sorocaba quinzenalmente. Nesta última edição, o foco foi o Dia Mundial do Fusca, dando ênfase a este modelo que tanto gostamos. Como o evento foi bastante divulgado, eu sabia que muitos amigos estariam presentes. Destes amigos, alguns deles também usam da internet como uma forma de expressar a sua paixão pelo antigomobilismo, seja por meio de uma página no Facebook, um blog, um canal no Youtube ou qualquer coisa do gênero. Amigos como esses também estavam prestigiando o evento e claro, eu não poderia deixar de compartilhar o fruto do trabalho deles com vocês.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do Youtube #FuscaFilmador, este que vocês sabem de toda a minha admiração e das várias vezes que fui citado nos vídeos, assim como já postei alguns aqui também. Neste vídeo, vocês irão acompanhar por meio de vídeo um pouco do que foi o evento (que complementa, de forma mútua, as fotos que tirei no post passado acerca do evento) com alguns comentários finais bem legais. Eu agradeço a lembrança do amigo Fernando no final, é claro que eu tenho muito a aprender para ser um "profundo conhecedor em montagem de motores", mas conversar a respeito da mecânica, receitas de conjuntos mecânicos e outras coisas mais é sempre muito satisfatório.
Veja:



terça-feira, 27 de junho de 2017

Uma foto clássica em meio a tecnologia

Como não houve post aqui no blog ontem, a semana aqui no blog está começando hoje com uma foto de muito estilo. Vocês sabem que eu não gosto de passar um dia sem postar aqui pois sei que muitos amigos acessam o blog diariamente e prestigiam todo o conteúdo que trago aqui. No entanto, na manhã dessa segunda feira meu PC apresentou um defeito bastante esquisito que só foi resolvido após uma grande varredura pelo antivírus que só findou-se nesta manhã de terça. Bom, para hoje há uma imagem bem bacana que você poderá salvar e usá-la da maneira que eu quiser caso ela lhe agrade. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Desde o meu início no mundo da informática, um assunto que eu sempre pesquisei sobre na internet foram os automóveis. Talvez isso se deva ao fato de eu gostar de carros desde que me conheço por gente. Nessas pesquisas que eu sempre fiz, algo que eu sempre gostei de ver são as fotos bem tiradas dos carros que temos aí. A grande maioria delas, com o passar dos anos, se tornam papéis de parede (ou Wallpapers, como queiram)de milhares de computadores pelo mundo. Os Fusquinhas tem sido papéis de parede do meu computador há um bom tempo: Conforme eu vou me cansando da imagem, eu procuro outra na internet e a troco. Em outra ocasião, eu cheguei até a postar um Wallpaper aqui no blog que fez bastante sucesso. Por esse motivo, como eu troquei o papel de parede (por outro Fusca) esse final de semana, trago a vocês essa bela imagem do exterior com um Fusca da década de 50 ou no máximo do início da década de 60 "clicado" de um ângulo espetacular. Acredito eu que baixando a foto a resolução dê tranquilo para você usá-la como Wallpaper se assim quiser.
Veja:


domingo, 25 de junho de 2017

É dia de TL quatro portas

Por muitos anos os carros com quatro portas no Brasil não foram muito bem aceitos pelo público que comprava automóveis. Em virtude disso, modelos com essas características eram bem menos comuns que os carros com duas portas, tornando-os relativamente raros em alguns modelos. O carro a ser mostrado hoje nos dias atuais é bem raro exatamente pelo baixo número de unidades vendidas. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Como vocês sabem, eu sempre curto carros que foram pouco vendidos, pouco produzidos ou até mesmo aqueles que, com o passar dos anos, sobraram poucas unidades rodando. Por esse motivo, quando esse vídeo apareceu nos meus sugeridos do Youtube eu não pensei duas vezes em postá-lo. Lá no primeiro parágrafo desse post eu disse que os carros com quatro portas aqui no Brasil não tinham uma boa aceitação no mercado em algumas décadas passadas. Isso muitas vezes se dava pelo preconceito e a falta de costume do brasileiro para com essa configuração. A Volkswagen aqui no Brasil tentou emplacar alguns modelos com quatro portas nos anos 60 e 70, mas nessa época infelizmente nenhum deles vingou como os modelos até então convencionais. Eram eles o VW 1600, conhecido popularmente como Zé do Caixão, a Brasília quatro portas e a TL quatro portas, modelo a ser mostrado no post de hoje.
Os vídeos que vocês veem ao final do post foram achados por mim hoje no Youtube. Nele, vocês veem uma bela TL quatro portas, configuração rara do carrinho. No primeiro, há uma visão ao estilo 360 graus no carro, e no segundo um breve teste do carrinho na Rodovia Raposo Tavares (ao que me parece) mostrando toda a saúde do motor 1600 com dupla carburação na configuração de "motor plano".
Veja:




sábado, 24 de junho de 2017

Encontro "Garagem das Carangas" - Dia Mundial do Fusca 2017

Sim, o post de hoje será especial como uma grande maioria de todos aqueles publicados nos últimos dias. Isso se deve a minha passadinha rápida por um evento bastante especial que ocorreu hoje e que tinha como tema da edição o Dia Mundial do Fusca, trazendo os mais diversos exemplares do besouro juntamente com muita gente boa e diversão. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
No dia 22 de junho, como nós sabemos, é comemorado o Dia Mundial do Fusca. Nessa data, eu escrevi um breve post especial para lembrá-la, visto que o foco aqui do blog está em todos os VW a ar. Há mais ou menos uma semana atrás, eu já estava sabendo que a edição desse sábado do Garagem das Carangas iria abordar essa data tão importante para o nosso antigomobilismo. Para quem ainda não sabe, o Garagem das Carangas é um conceituado encontro de carros antigos que acontece quinzenalmente aos sábados em um estacionamento bem de frente ao Fórum Cível de Sorocaba, na Rua Direitos Humanos. Este evento sempre traz alguma novidade a cada edição e valoriza todos os carros clássicos de uma forma diferente toda vez que este evento ocorre. Encontros como esses é que contribuem muito para a sobrevivência da cultura antigomobilista no Brasil, visto que sempre aparece alguma coisa nova que nos incentiva a reunir novamente os carros que construíram nossa indústria automobilística.
Neste sábado, eu acordei cedo e vi que o dia estava sensacional para um encontro, sol e uma temperatura amena perto do calor violento que circunda Sorocaba. O programado para esse evento era uma carreata (ou "Fusqueata", como queiram) da Zona Sul da cidade até o local do evento, mas como eu me perdi nas horas acabei indo direto ao local e chegando antes da carreata. Desta forma, eu pude fotografar os carros chegando sob vários ângulos. Desta vez foram quase 200 fotos (nunca fotografei tanto em um encontro) e deu bastante trabalho para editar. Todas elas vão na ordem que foram tiradas e, como de costume, faço alguma descrição se necessário.
Apreciem sem moderação.
Veja:













Visão geral do evento quando cheguei. Como estava totalmente perdido na hora, a grande maioria dos clássicos ainda não havia chegado.









Infelizmente eu não localizei o dono dessa simpática Kombi 1962. Ela me chamou muito a atenção pela configuração das janelas e pelos detalhes ainda originais.





Início da chegada dos Fusquinhas.














Fusca vermelho montana do Junior, que já apareceu aqui no blog em outros eventos e também em um post exclusivo. Hoje, o Junior e outros amigos me concederam um papo muito bacana acerca de carros clássicos e outras coisas mais.





















Fusca do Caco, que nós já conhecemos de eventos anteriores.


















Fusca do projeto "De Miluduke por aí".


Fusca do Daniel, também já conhecido por nós dos últimos eventos que pude postar.










A placa desse simpático Fusca 1972 deixa totalmente na cara qual é o seu proprietário. Após alguns meses, eu tive a oportunidade de rever o meu amigo Fernando do canal do Youtube #FuscaFilmador, que também é parceiro do blog. Batemos um papo muito bacana durante o evento e claro, assim que o vídeo gravado por ele for ao ar, postarei aqui para que vocês possam curtir. Eu até então não conhecia esse Fusca vermelho dele pessoalmente, somente por meio de seus vlogs. Na outra ocasião que conversamos e nos conhecemos pessoalmente, ele me apresentou o Fusca verde que possuía, trocado posteriormente por uma Variant que, diga-se de passagem, anda muito.










O meu amigo Giuliano estava novamente com sua Brasília cheia de acessórios prestigiando o evento. O carro que rendeu vários comentários no blog e também no Facebook apareceu novamente cheio de estilo.










Quem leu o post que escrevi há alguns meses de minha visita a Oficina Star Boxer em sua inauguração deve se recordar que esse Fusca era a capa do post. Agora o carrinho já voltou a rodar com muito estilo e também estava prestigiando o evento.

Um Fusca que também chamou a atenção foi este Itamar Série Ouro impecável.






Um Karmann Ghia 1200cc realmente de babar.















Fusca do Andrew, também nosso velho conhecido aqui no blog. Este carro já apareceu em diversos eventos e também teve um post exclusivo no blog.



Fusca do Pablo, conhecido por nós desde quando pertencia ao proprietário anterior.




















Puma do Wagner, nossa velha conhecida dos outros encontros. O Wagner aproveitou a sombra e parou a bela Puma com a capota aberta.













Fusca do Ailton, também nosso conhecido desde seu antigo proprietário, o Carlos, assíduo seguidor do blog.

























Fusca do Junior fechando as fotos.
Este foi mais um evento muito bacana que eu tive o privilégio de aparecer. Fica aqui o meu agradecimento a todos os amigos que tornam esse evento a cada dia mais divertido e também a todos os organizadores que trabalham para manter viva a cultura do antigomobilismo, como o meu amigo Silvio Caranguinha que eu não tive a oportunidade de ver hoje. Se o seu carro eventualmente não apareceu nas fotos, provavelmente eu acabei não fotografando-o por estar curtindo o evento e batendo um papo com todos aqueles que compartilham da mesma loucura que todos nós: Gostar de carros clássicos.
Mais uma vez, muito obrigado!