Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 9 de julho de 2019

"MaraFusca": Um pedaço preservado da década de 80

É uma pena que eu não tenha tempo de postar aqui todos os dias, porém, toda vez que vejo algo com potencial para um post, não posso deixar de dar aquele clique mesmo sem saber quando poderei escrever. Para alguns, apenas mais um flagra como vários já postados aqui no blog, e para outros um pedacinho de uma época que não volta mais e com várias observações legais a serem feitas. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Algo muito comum de ser visto na internet nos últimos tempos são fotos antigas de cidades brasileiras como uma forma de evidenciar o contraste entre o que havia no passado e o que se tem no presente. Para antigomobilistas ou qualquer pessoa que curta admirar (e observar) uma fotografia, é muito comum comentar sobre as cores chamativas dos carros antigos ou até mesmo dos modelos propriamente ditos, como "Olha quantos Fusquinhas haviam na rua" ou "quantas Kombis, Chevettes, Fiats e Opalas". No entanto, vivenciar pelo menos uma amostra do que constituiu o passado do trânsito brasileiro em uma ocasião tão natural (ou seja, não proposital ou combinada) é certamente um prato cheio para aguçar o sentimento da nostalgia de um antigomobilista.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim na correria semanal. Elas já tem mais ou menos uns 15 dias de tiradas, mas não poderia deixar de postar aqui em um momento oportuno. Trata-se de uma dupla que vi estacionada próximo de casa que me chamou bastante a atenção: Um Fusca 1985 bege acompanhado de um Chevette Marajó 1987, este último que as vezes vejo estacionado por aqui de vez em quando. Para que falemos melhor acerca do flagra, abordarei carro a carro para que os amigos se inteirem melhor.
O Fusca em questão representa muito daquilo que a VW oferecia nos anos 80 em se tratando de carros refrigerados a ar: Um visual ligeiramente diferente das décadas anteriores, como por exemplo o uso das lanternas traseiras Fafá e uma pintura na cor bege, muito comum nessa época. Além disso, o exemplar também trazia vários detalhes comuns dessa época e da década seguinte, a começar pelo escapamento "Capetinha" que pouco aparece na foto, mas era notável pessoalmente, assim como as rodas pintadas de preto, configuração que divide opiniões mas que indiscutivelmente era muito comum na década de 90. Não vejo como o melhor visual, honestamente falando, mas harmonizou com o carro. Já a Marajó 1987 é bastante original (pelo menos em meu pequeno conhecimento acerca do carro) e tinha um jogo de calotas que me remeteu muito a infância e que há muito tempo não via. Esse carrinho que marcou a categoria das station wagon estava muito bem representado por esse exemplar. E o melhor eu resolvi deixar para o final... Esses dias vi essa Marajó aqui perto e pude vê-la melhor: Além de ter essa cor dourada muito bonita, ainda é monocromática e com vários selos da GM nos vidros.
Veja: