No parágrafo anterior naquela divulgação que é praticamente de praxe em todos os posts eu sempre cito o meu canal do Youtube. Se eu pudesse comparar tudo aquilo que é escrito aqui no blog e o pequeno conteúdo que tenho nos vídeos, poderia dizer que aqui mostro tudo o que é clássico, e lá tento trazer o máximo do que há de tecnologia nos carros ao meu alcance. Na oportunidade de hoje, estou conseguindo atrelar a proposta do canal com o blog por meio de um canal que estimo muito em virtude do compromisso com a sua imagem e com a qualidade de seu conteúdo.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do Bellote. Por várias vezes eu já disse aqui que acompanho o trabalho dele em virtude de gostar bastante da maneira que ele aborda os conteúdos. Além disso, ele mostra muitos modelos (sejam eles clássicos ou não) que me agradam bastante. No vídeo de hoje, é feita a apresentação de um belo Fusca 1300 1970 primeira série extremamente original e bem cuidado e em paralelo também há a apresentação de um "Fusca" TSI 2013. A grande realidade é que o modelo atual apresentado nesse vídeo recebeu o nome do carro mais amado do mundo para o mercado brasileiro por conveniência, visto que, como o próprio Bellote levantou, o carro é o Beetle lá do exterior, ou seja, a analogia de nomes de modelos da época do besouro ainda se mantém na montadora alemã.
De um lado, um Fusca branco com o simpático motor 1300 e o escapamento original de ponteiras finas que caracterizam um Fusquinha dos anos 60. Os frisos e os detalhes brancos passam o ar clássico de um carro antigo que traz consigo um pouco do passado e tudo aquilo que um antigomobilista gosta e admira. Na outra face, um carro atual, com turbo e injeção direta de combustível (o máximo da eficiência no gerenciamento de motores atualmente), uma alta gama de opcionais e um câmbio automático de dupla embreagem que, ainda que seja um sistema de custo elevado quando demanda manutenções, tem alta precisão na troca das marchas.
Que o verdadeiro Fusca é a essência e o que de fato carrega o nome e a história, não há dúvidas. mas é sempre interessantíssimo ver paralelos que não comparam e sim contemplam os frutos da evolução dos tempos.
Veja:
O que os dois tem em comum é só o formato, pois de resto... mais nada, o novo pode ter um monte de tecnologias, mas nada substitui o bom e velho barulho do boxer refrigerado a ar clássico.
ResponderExcluirExatamente! A essência ficou no modelo clássico sem sombra de dúvidas!
ExcluirO Novo Fusca seria mais um carro para se usar no dia a dia, enquanto o clássico ficaria para os fins de semana e/ou rodízios.
ExcluirExatamente. Aliás, uma proposta como essa para um Fusquinha é super interessante.
Excluir