Há algumas semanas atrás eu ouvi de um professor da faculdade em uma matéria que abrange todos os conceitos de motores uma célebre frase que se adequa perfeitamente ao tema de hoje. O professor disse que nós precisamos ter sempre muito respeito pelo projeto original de um carro, por exemplo, mas nós também podemos ter um olhar crítico e que nos aguce a mostrar melhorias. Todos nós sabemos das várias qualidades que o motor VW a ar tem, mas se nós enxergarmos o projeto como algo plausível de melhorias, podemos alcançar resultados em regulagens e eficiência dos clássicos bem mais interessantes.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do meu amigo Gelson. Como prometido, cá estou eu postando o vídeo do resultado da tampa do cárter otimizada que ele mandou fazer para a sua Brasília e eu simplesmente achei genial. Essa solução (que você pode conferir no outro post que fala dessa tampa que conta com inúmeras melhorias em relação à original) adotada pelo Gelson pode ser aplicada em qualquer VW a ar, mas eu particularmente a considero importantíssima em veículos que rodem em estradas de terra ou terrenos difíceis em virtude da construção mais robusta e das "bordas" da tampa serem maiores. No universo desses motores que tanto gostamos, a aplicação em buggys ou gaiolas é muito bem vinda.
Ainda nesses minutos, o Gelson mostra e enfatiza a necessidade da troca dos prisioneiros originais por modelos mais longos para a instalação da tampa e ainda nos mostra os resultados das regulagens de sua Brasília. Além disso, é mostrado o resultado prático de um óleo que cai muito bem aos motores VW a ar.
Fica aqui mais uma vez a minha recomendação para que vocês se inscrevam no canal do Gelson. O link e está e sempre estará aqui a sua direita.
Veja:
Concordo com oque você ouviu do professor sobre o respeito com o projeto original e a possibilidade de fazer melhorias, ai entra uma questão que eu já ouvi nos vídeos do professor Tonella.
ResponderExcluirEm muitos casos o projeto original foi desenvolvido pensando na economia de tempo e custos na produção, deixando um pouco de lado
a preocupação com o refinamento e a qualidade de uma peça e é aí que nós podemos ter um olhar critico, pensando em melhorias que não comprometem em nada o funcionamento original de um conjunto mecânico, seja comprando peças de qualidade superior ou desenvolvendo dentro das nossas possibilidades algumas coisas que possam melhorar o projeto.
Obrigado pelo apoio, é uma honra ver minhas rastrelagens sendo compartilhadas aqui.
ExcluirPerfeita a sua colocação, meu amigo Gelson. Essas melhorias que foram aparecendo com o passar dos anos só enriquecem o projeto se feitas com bom senso como todas essas que você já desenvolveu. O prestígio de escrever um post desse é muito grande. Obrigado pela parceria!
ExcluirSe o caboclo que fez esse tampão do óleo resolver vender, vai ganhar muita grana.
ResponderExcluirEu com um Fusquinha com certeza seria cliente.
ExcluirSem dúvida eu também, mas o Gelson me respondeu no You Tube que o cara só não faz porque não tem tempo para produzi-las em massa.
ExcluirSe ele topar fazer algumas unidades e anunciar com certeza venderia muito bem.
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