Quando vejo carros como o que aparece ao final do post de hoje, me recordo de um tempo (7 anos para ser mais exato) que morei numa cidade pequena e que andava bastante por estradas de terra. Nesses lugares eu dirigi muito e peguei algumas manhas a mais para andar em terrenos mais difíceis de tocar. Naquelas ocasiões, percebi o quanto uma tração 4x4, uma reduzida e um bloqueio de diferencial (algo extremamente engenhoso independente da configuração que seja montado ou que funcione) fazem em pontos que é necessário muito braço para passar. Pois bem, o carro de hoje não é um 4x4, mas faz muito bonito fora do asfalto.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do Bellote no Youtube. Falar do Bellote é "chover no molhado", visto que o trabalho dele é de grande qualidade e sempre traz novidades aos seus inscritos. Além disso, as novas tecnologias de carros atuais são enfatizadas sem ofuscar todo o charme que um carro antigo pode ter. Neste vídeo, o Bellote mostra um maravilhoso Gurgel Tocantins. O exemplar mostrado está em um estado excepcional e o modelo, que já teve um post dedicado aqui no blog, conta com a mecânica que tanto gostamos: A do Fusca. Algo bastante interessante é que a configuração usada de fábrica era um pouco diferente do que se via nos Fuscas da época: Motor 1600 com carburação simples (os Fusquinhas dos anos 80 e 90 já usavam dupla, essa configuração foi bastante comum nas primeiras Brasílias, alguns Karmann Ghia 1600 e também alguns VW 1600, o famoso "Zé do caixão") com o câmbio com relação 8X35 de diferencial, usado originalmente nos Fuscas 1300. Isso fazia que o carrinho tivesse a resposta necessária em terrenos difíceis e uma arrancada satisfatória. A grande realidade é que o câmbio 8x35 com motores um pouco maiores fica bem divertido. Além disso, o bloqueio manual por meio das alavancas vinculadas ao freio de mão é um show a parte idealizado por um dos homens mais inteligentes e, ao mesmo tempo, mais injustiçados da história de nossa indústria automobilística.
Veja:
Nada melhor do que ouvir o barulho do motor boxer refrigerado a ar do Fusca, mesmo que seja num Gurgel. hehehehehehehe
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas!
Excluir