O conteúdo do post de hoje é um utilitário que acaba sendo restrito a amigos que tenham Volkswagen a ar de 1966 "para baixo" e que ainda usem o simpático e modesto motor 1200 de 36 cavalos. No entanto, muitos conceitos que ali são mostrados podem ser aplicados em qualquer carburador no esquema de sua limpeza. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Em outras ocasiões aqui no blog eu já disse o quanto admiro os VW 1200. Ainda que eles não tenham toda a potência do mundo, esse motorzinho sempre me chamou a atenção pelas diferenças que eles tem assim como ser o motor que "emplacou" os Volkswagen no Brasil. Ainda que este tenha sido aposentado em 1966 aqui em nosso país, muitos Fuscas, Kombis e Karmann Ghia ainda contam com esse motor que guarda algumas peculiaridades em relação aos "irmãos mais novos", como a carburação original.
A imagem que vocês veem ao final do post vem do manual do Fusca 1965 que tenho digitalizado aqui em meu computador. Nele, é mostrado todo um diagrama de desmontagem e limpeza do carburador Solex 28 PCI, que equipava todos os motores 1200. Ele tem algumas diferenças em relação ao 30 PIC e 30 PICS, mas também conserva algumas semelhanças. De posse dessa imagem, você pode fazer uma limpeza bem detalhada em seu carburador. Logicamente pode haver a necessidade de se trocar algum componente ou até mesmo se deparar com alguma sujeira ou corrosão que dê trabalho para sair, mas a grande realidade é que se o carburador for bem mantido e se a gasolina for de boa qualidade, essas limpezas são muito tranquilas. O canal do Tonella também traz alguns vídeos sobre esse carburador que podem facilitar o entendimento.
Veja:
Eu tinha um colega que uma vez me falou de um Fusca 1200 com carburador 30 PIC que andava que era o capeta, agora, não sei se um carburador serve no coletor de outro.
ResponderExcluirA grande maioria dos 1200 "de uso" que tem por aí roda hoje em dia com um 30 PIC. O coletor é igual, então ele encaixa prefeitamente. Como o sistema de injeção do carburador é mais eficiente e a borboleta é 2mm maior que a do 28 PCI, realmente o rendimento melhora. Ainda que se eu tivesse um 1200 e não quisesse usar o carburador original, partiria logo para o acerto com um carburador de venturi variável, onde daria para tirar mais algum fôlego dos 36 cavalos.
ExcluirBeleza, o esquema mesmo seria se tivesse um kit de dupla para os 1200 como no exterior.
ExcluirAqui também houve um kit de dupla para 1200. Eu particularmente já vi um pessoalmente e é raríssimo! Tem até um post aqui no blog com a foto.
ExcluirÉ bem interessante.