Nos dias atuais é muito comum se encontrar um grande marketing vinculado ao processo de produção de uma empresa. Como os tempos mudaram e o perfil do consumidor mundial acompanhou toda essa evolução, as pessoas são um pouco mais preocupadas com um processo de produção limpo, sustentável e tecnológico daquilo que elas compram. Um exemplo bastante interessante para um processo de produção (ou a característica de uma linha de montagem, para ser mais exato) é a linha de montagem MQB que a Volkswagen irá incorporar no Brasil (aliás, fica aí uma indicação de pesquisa para se fazer, o tema é muito legal). No entanto, antigamente os carros eram fabricados com menos robótica, mais mão de obra e processos de produção bastante diferentes se comparados com os atuais. O vídeo que integra o post de hoje mostrará isso claramente da forma mais nostálgica possível.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do Cleber Pereira no Youtube. Nele, vocês podem acompanhar toda a linha de montagem do Fusca nos anos 70. Este vídeo não foi gravado no Brasil, mas sim na Alemanha, o berço dos Fusquinhas. Como vocês podem notar, o processo era feito praticamente todo por pessoas (sem robôs) e os Fuscas eram bem diferentes em relação aos nosso da mesma época, contando já com os paralamas "Fafá", suspensão IRS (que aqui no Brasil nós só tivemos na Variant II e nas Kombis mais recentes) e vários outros detalhes. Esse vídeo merece ter vários trechos destacados, mas uma das coisas que realmente chamam a atenção são as moças montando o revestimento do painel com uma incrível habilidade e o encaixe dos vidros com uma rapidez fora de série.
As imagens falam por si e são muito legais.
Veja:
Esse Fusca do final parece ser o modelo standard americano, porém, tem uma hora no vídeo que eles mostram um funcionário montando uma suspensão traseira IRS.
ResponderExcluirSerá que a IRS não era de série nesses Fuscas?
ExcluirPode até ser, já que o standard americano era bem mais moderno que o "nosso".
ExcluirExatamente. Acredito que não existam mudanças tão grandes em relação ao conjunto mecânico de uma versão para outra...
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