Por diversas vezes aqui no blog eu já pontuei uma das virtudes que mais gosto nos Fuscas: A versatilidade do carrinho. Em todas as ocasiões que eu tenho oportunidade de publicar algum conteúdo relacionado ao seus derivados, esse discurso da versatilidade é presente. No entanto, o post de hoje traz um conteúdo que nos mostra que a versatilidade do Fusca não está somente no fato de sua plataforma e conjunto mecânico ter "acolhido" vários modelos em todo o planeta, mas sim que sua carroceria e o projeto original conseguem receber inúmeras adaptações que tornam o carrinho bastante diferente.
A matéria que vocês veem ao final do post está publicada no site da revista Quatro Rodas. Nela, há uma lista de 10 adaptações a nível de carroceria feitas no Fusca que são, no mínimo, inusitadas. Algumas delas eu já conhecia e outras eu até já vi pessoalmente, como o Fusca com quatro portas e os que receberam um capô que lembra a frente dos Rolls Royce.
Todas as imagens e o texto foram retirados da matéria original. Como de costume, a fonte está ao final do post.
Veja:
Dez variações do Fusca que você provavelmente não conhecia
Conheça as mais inusitadas variações de carroceria que o pequeno Volkswagen já teve
Picape
A Beutler fez na Suíça dos anos 50 algumas variações do Besouro, incluindo uma rara picape. Como essa nunca foi a vocação do VW, a caçamba se apoiava em suportes no para-choque para não cair com o peso.
Perua
A inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) criou, nos anos 80, o kit com painel, janelas e lanternas personalizados para conversão em perua, em três versões: Shogan, Shogan Baja (acima) e Shogan GTE (esportivo).
Baja
Nascidos nos anos 70 na Califórnia (EUA), os Bajas surgiram como opção aos buggys para encarar dunas. No Brasil, a moda começou na mesma década com Carlos Menon, um piloto de autocross que passou a transformar Fuscas para quem quisesse andar na terra.
Porsche
Fundada por Gerhard Oettinger, a alemã Okrasa preparava os VW desde 1950 e até exportava os kits. Em 1973, ela se superou: visual inspirado no Porsche 935 e um boxer 6-cilindros de 255 cv que atingia 210 km/h.
Camper
Nos anos 70, a americana RQR concebeu o Camper, um minimotorhome feito de alumínio com interior de fibra de vidro. Havia espaço para armário, pia, fogão, geladeira e até duas camas: solteiro e casal.
Três volumes
Em 1952, a Stoll lançou na Alemanha um três-volumes chamado Coupé, com traseira alongada, cobertura das rodas traseiras e teto solar. Um dos remanescentes está hoje no museu da Volks, em Wolfsburg.
Cabriolet
Inúmeras empresas no mundo projetaram uma versão conversível. No Brasil, a mais conhecida foi a da Avallone, na década de 80. Com laterais de fibra de vidro, ela custava 60% a mais que o carro original.
Rolls-Royce
Moda nos EUA e Europa na década de 60, a transformação do modelo em Rolls-Royce também teve sua variação nacional, com a paulistana Edmorba. Na prática, só trocavam o capô por um de fibra de vidro.
Guincho
Quem pensaria em usar Fusca no resgate? A BGW Spectre pensou. Para isso, bolou o Tow Truck Wrecker, com tudo para socorrer carros nas estradas dos EUA: cabos de aço e estepe extras e até um guincho frontal.
Quatro portas
De olho nos taxistas alemães, a Karosserie Friedrich Rometsch desenvolveu um Volks especial. Para acomodar as duas portas (suicidas) extras e melhorar o espaço, o entre-eixo era alongado em 22 cm.
Fonte: Clique aqui!
Aqui em Sorocaba, tem uma versão dessa, com a frente do Rolls Royce. Era de um senhor. Lendário esse carro. Parabéns pela matéria 👍
ResponderExcluirEu já vi esse carro algumas vezes...hehehe
ExcluirEm todas elas era uma senhora quem dirigia. Infelizmente nunca consegui fotografar.
Aqui perto da minha casa tinha um senhor que tinha um Fusca azul metálico com essa frente de Rolls-Royce, além desse ele tinha também um Bianco Tarpan branco.
ResponderExcluirExistem alguns Fuscas com essa frente por aí...hora ou outra a gente ainda vê um ou outro. Esse de Sorocaba eu estou caçando há tempos para postar...hehehe
ExcluirEsse que eu falei eu tenho até uma revista em que ele saiu, mas nunca mais vi ele por aqui pelas redondezas.
ExcluirEu ainda vou achar o exemplar que tem aqui. O problema é que eu sempre via ele em avenidas, então não sei nem em que bairro a dona mora...
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