Todos aqueles amigos que já dirigem e são habilitados já passaram por um momento muito importante da sua vida, o processo de habilitação. Para alguns, os critérios eram mais simples e durante um tempo era possível até escolher a categoria da carteira (como foi com meu pai há uns 30 anos ou mais), outros já encontraram um maior nível de burocracia até chegar nos dias de hoje, onde são necessárias as aulas no simulador e até o exame teórico é feito de forma eletrônica. Além da concessão do direito de dirigir, todas as pessoas que passaram por esse processo tem algo em comum independente da época em que foi expedido esse documento tão especial: O exame prático. A grande realidade é que se nós analisarmos os dias atuais, grande parte dos novos motoristas aprendem a guiar em Celtinhas, Ups, Unos, Corsas e outros carros populares, mas quem tem uma CNH com mais idade vai se recordar do carro que habilitou milhões de brasileiros: O nosso Fusquinha.
A propaganda que aparece ao final do post foi encontrada por mim no Youtube há alguns dias atrás. Na verdade eu já a conhecia mas ela estava nos vídeos sugeridos essa semana. Nela, Regina Duarte atua como uma aluna de auto escola aprendendo a dirigir em um Fusca dos anos 60, cometendo alguns erros muito comuns para quem dirige pelas primeiras vezes. Essa produção toda mostra a durabilidade do Fusca, que aguentava o tranco (literalmente falando) na mão de muita gente que ainda não tinha familiaridade com a direção.
Veja:
Eu como sou um pouco mais antigo (para não dizer "tiozinho") fiz as aulas de volante num Gol AP 1986 com câmbio de 4 marchas, detalhe: isso em 1996 (!!!!!), mas o primeiro carro que realmente dirigi na vida foi um Uno Mille 1991 "simprão de tudo" do dizem no interior, pois ele não tinha nem encosto de cabeça nos bancos e o câmbio dele era só de quatro marchas (na época esses itens eram opcionais para o Mille)
ResponderExcluirEsses Uno Mille "pé de boi" foi um dos carros mais vendidos na época. Era bem barato de manter e super econômico. Ainda que eu nunca tenha curtido o Uno, era uma boa solução entre os populares entre os anos 80 e 90.
ExcluirO Uno é meu segundo carro favorito... mesmo naquela época, esse Uno "pé de boi" que a gente tinha era difícil de ser encontrado, pois normalmente as pessoas já pediam com os encostos e o câmbio de 5 marchas.
ExcluirMuitos carros passaram pela mesma situação. O Fusca Pé de boi é um deles. Todo mundo que comprava já colocava uma pancada de acessórios que eram de série nos Fusquinhas convencionais.
ExcluirE tanto o Fusca "pé de boi" como os primeiros Uno Mille com câmbio de 4 marchas e sem encosto de cabeça hoje são raros de encontrar.
Excluir