Todas as vezes que alguém que gosta de carros e mecânica, vê algo de errado em seu automóvel, sempre queremos buscar saber qual é a causa do problema e como podemos resolvê-lo. Quando há um problema em uma peça, queremos saber quanto gastaremos, como se troca e até mesmo entender o que ocasionou aquele problema se fazer presente nos carros. Nos dias de hoje, quando um carro apresenta um problema de ordem mecânica, elétrica ou eletrônica, tudo é muito fácil de se descobrir e até mesmo de solucionar por meio de scanners. Apaixonado pela tecnologia e eletrônica embarcada nos carros que sou, gosto muito de ler sobre e entender o funcionamento da eletrônica atual. Mas, como os problemas que apareciam nos carros eram resolvidos nas décadas passadas?
Com o grande crescimento da indústria automobilística nacional no século passado, muitas pessoas que estavam se formando e pensando no que poderiam trabalhar durante a vida tornaram-se mecânicos, o que foi muito bom. Com o aumento desses profissionais, muitas oficinas foram abertas pelo Brasil (no início nas grandes capitais, e após isso as oficinas foram se popularizando no interior do nosso país) e estes foram sendo capacitados para consertar os veículos que apareciam.
Um dos reparos mais comuns naquela época era a limpeza e regulagem do carburador (Ou dos carburadores) de um carro. Para isso, muitos dos mecânicos buscavam manuais de regulagem para deixar o motor redondinho. Pois bem, hoje eu quero trazer uma tabela relativamente atual de regulagem de todos os carburadores Solex/Brosol, marca que fabricou carburadores para a grande maioria das montadoras e até hoje fabrica essas peças para reposição.
Nessa tabela se tem toda a especificação de que carburador cada carro usa, assim como a giclagem adequada para cada motor. Penso eu que a melhor maneira de você achar a giclagem correta para o seu motor é consultando essas tabelas e coletando experiências e receitas na internet (O canal do Tonella é excelente para carburadores), a fim de deixar o seu motor mais macio possível. Essa tabela de hoje pode ser o seu ponto de partida para a regulagem ideal. Boa sorte!
Para acessar a tabela, Clique aqui!
Show a tabela, meio confusa, mas completa.
ResponderExcluirA tabela não tem uma boa disposição e ficou muuuuuito extensa.
ExcluirVai ver que a tabela da Brosol é assim mesmo.
ExcluirOs manuais antigos da Sun (Que eu tenho muita vontade de postar aqui) também eram extensos da mesma maneira. Acredito que a ideia no desenvolvimento dessa tabela seja a mesma...
ExcluirO que eu achei interessante é que tem regulagem dos carburadores de Santana, Escort, os primeiros Kadett entre outros.
ExcluirAcredito que esses dados já apareçam por ser uma tabela relativamente atual...
ExcluirPreciso de ajuda para configuração dos carburadores
ResponderExcluirFusca 1600 pistão 0.50
Comando..W110
Volante.. aliviado 2kilos
Bomba.. de óleo com maior opressão com filtro de óleo
Transmissão..gol bx e a msm do SP2
Pneus 14
Carbutador ja foi feito veneno de monte videl
Trocado as canetas para gasolina
Venture..24 pilidos
Qual a melhor configuração das giclgens
Olá amigo! Já contatei um amigo meu MUITO BOM com acertos de carburação que vem aqui nos comentários para te ajudar, pois ele manja muito mais do que eu no quesito. Abraço!
ExcluirKit 86x69... Bom... Se tem a dupla, com esse comando eu usaria econostat 100, pois o limite do tamanho do giclê principal da dupla Solex 32/34 PDSIT é de 155... Já temos o principal + econostat 100
ExcluirSe tá com canetas do gasolina, melhor ainda... Mas precisa saber se tá com canetas do antigo, 69 a 82, ou dos pós 82 da Kombi ao Itamar... Mas tudo vai ser por questão de teste... Corretor de Ar usaria 100 ou 105, pra engordar ainda mais a mistura, tubos injetores 70 de 1600 álcool e lentas 60...
Como ponto de partida... Aí vc poderá ir vendo como tá o circuito de progressão, lembrando que a taxa de compressão aumentada intefere na curva de avanço e no comando... Mas iniciaria com 15 de inicial e 30 final, sem avanço vácuo
Tô dizendo, o cara é bom hehehehe
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirTenho uma TL, com câmbio longo 8x31, fiz o motor a recém com algumas coisas..
1700cc
Cabeçotes polidos e equalizados com angulação de válvulas
Válvulas 40 x 35,5mm
Comando W110
Volante aliviado 800gr
Bomba Schadeck 30mm circulação externa
Carburadores Solex 32 trabalhados para borboleta 34, Venturi 24,5mm, dutos internos feitos
Combustível gasolina
Peço ajuda;
Está dando excesso na aceleração rápida e consumo muito elevado e na estrada, ela não está rendendo ainda quanto esperado
- Será culpa do câmbio muito longo?
- Calibração dos carburadores? Atualmente ela tem giclê principal 160, corretor do ar 120, marcha lenta 60 e bico injetor 50
Estou pôr mudar para Giclê principal 155, marcha lenta 55 e bico injetor 40
Que acham?