Quando eu me deparei com esse vídeo no Youtube, não tive dúvidas de que eu iria postá-lo aqui. No post que eu mostrei a Variant que fotografei na rua (que foi ontem), eu disse que um carro interessante não precisa ser necessariamente totalmente original para despertar um olhar positivo de qualquer entusiasta por carros. Carros antigos precisam deixar a história aparente, seja esta vindo da boca de seu proprietário ou por algum detalhe que o carro tenha (um acessório, uma escolha, ou até mesmo uma marca do tempo) para que esteja evidenciado todo o histórico que o clássico teve. Pois bem, o Fusca que aparece hoje aqui no blog independe de qualquer comentário, pois a sua história bacana já começa na fábrica, em virtude de ser um carro "especial".
Os anos 50 e 60 foram, com certeza, as décadas de ascensão do Fusca no Brasil. O carrinho de formato diferente que eu e você (muito provavelmente) gostamos cativou o público brasileiro por sua simplicidade, economia e principalmente a durabilidade. Os anos 70 geraram uma década de sucesso da VW em vendas do Fusca, onde ele era, sem dúvidas, o carro mais popular, independente da versão. Os anos 80 ainda traziam os proprietários fiéis de Fusca mas, com o lançamento de diversos novos modelos em nossa indústria, o número de vendas decaiu um pouco, o que levou a primeira paralisação da produção do Fusca, em 1986. Para que fosse deixado um marco da interrupção da produção do carro mais amado do mundo, a Volkswagen produziu o "Fusca Ultima Série": O Ultima Série é uma série especial numerada em 850 unidades, onde o carro tinha alguns acessórios que o tornavam diferentes dos demais modelos. Com a retomada da produção em 1993, no modelo Itamar e a finalização da produção em 1996, também foi criada uma outra série especial em virtude dos últimos modelos fabricados, o "Itamar Série Ouro".
O vídeo que aparece ao final do post foi produzido pela LP Produções com muita maestria. Nele, aparece um Fusca 1986 1600 Última Série com um alto grau de originalidade e num tom raramente visto em um besouro: O dourado. Com certeza este é um carro praticamente exclusivo que merece toda a nossa admiração.
Veja:
Perfeito esse Fusca, na verdade foram feitos 850 Última Série, um para cada concessionária Volkswagen no Brasil naquela época, eu, particularmente acho os Fuscas entre a década de 70, 80 e os "Itamar" os melhores, mas gosto dos Fuscas da década de 60 também, desde que seja de 1967 pra frente.
ResponderExcluirObrigado pelo toque, de fato foram 850 e não 750. Eu já adoro os Fuscas dos anos 60, o perfil de "comportado" que eles passam me agrada bastante.
ExcluirEu já gosto desses Fuscas com rodas de 5 furos, mas com umas rodas de tala larga, ficam perfeitas para eles.
ResponderExcluirEu sempre penso que um Fusca do início dos anos 70 com rodas cinco furos, um veneninho e tala larga fica muito bom.
ExcluirCaros bom dia, como identifico se um fusca é ultima série considerando que os vidros foram trocados? tem outra marcaçao sem ser nos vidros? numero de chassi ou na carroceria? Obrigado lindo esse fusca parabéns
ResponderExcluirNo aguardo
ResponderExcluirUma boa dica é ver a cor dele, se for igual a esse do vídeo ou um azul metálico escuro 1986, tem grandes chances de ser um Última Série, pois esses só saíram nessas duas cores.
ExcluirQuando olho detalhes, tipo desembaçador traseiro, vidro verde mais a cor acredito que sim.
ExcluirOlha foto dele
https://www.instagram.com/p/BSgPPKejBLq/
A cor é uma forma de se ter uma ideia se ele é um Ultima Série ou não. Mas acredito eu que em algum lugar você consiga saber de que número de chassi até que número saíram esses carros, aí ficaria mais fácil para conferir.
ExcluirPela cor e por ser 1986, tem grandes chances de ser um US sim, mas Kanduxo... a Volks nessa época parece que não fazia questão de colocar números de chassi diferenciados para os modelos de Fusca, tirando o "pé de boi" que tinha na plaquinha no berço do estepe a inscrição "Tipo 113 B" (o "B" diferenciava o pé de boi dos Fuscas normais) e os Fuscas 1600 que tinham o chassi começando com "BD", de resto a Volks não criou chassi diferenciado para seus modelos.
ExcluirTalvez eles não sejam diferentes, mas deve haver sim em algum lugar (nem que isso ainda não apareça na internet) uma relação de números de chassi desses carrinhos. De qualquer forma, as maneiras mais simples (e visuais) estão nos vidros e nas cores. Ali já se tem indícios dele ser um Última Série ou não.
ExcluirPelo menos no Fórum de Fuscas do qual eu participo, tem um tópico onde eles falam para todos os donos de US postarem os seus Fuscas e o número dos vidros deles, se é o 15/850, 130/850... e assim por diante.
ExcluirÉ uma forma de estatística...hahaha
Excluir@daniel prado, exato mas meus vidros dianteiro e traseiro foram trocados aí lascou. Kkkkk
ExcluirVIXE!!!! e nem manual dele você tem??
ExcluirSim, Kanduxo, a intenção deles é reunir o maior número de US possíveis.
ExcluirAliás, há algum tempo atrás nós tínhamos em casa um carro com apenas 3000 unidades (aproximadamente) no Brasil. Nós também tentamos contabilizar os modelos pelo número do chassi...hehe
ExcluirTenho um fusca 1986 dourado com vidros verdes e o vidro laterais traseiro abrem por uma dobradiça. Queria saber dos 850 que é o meu
ResponderExcluirTem como saber ?
Tenho um fusca 1986 dourado com vidros verdes e o vidro laterais traseiro abrem por uma dobradiça. Queria saber dos 850 que é o meu
ResponderExcluirTem como saber ?
Olá Genilson! Em 1986 também houveram Fuscas dourados que não eram Ultima Série. Se o seu parabrisa for original, a informação estará gravada nele. Caso contrário, teria de se pesquisar bastante nas características do carro de modo que pudesse se descobrir. Muito obrigado pelo comentário e um grande abraço!
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