Talvez você já tenha se deparado com esse vídeo em algum lugar na internet. Ele foi produzido e veiculado pela conceituada revista FullPower, que trata sobre veículos com uma preparação voltada à perfomance. Esta revista, desde seu início, sempre deu ênfase aos clássicos que receberam upgrades para ficarem um pouco mais "espertos" no seu desempenho. Em cada reportagem é expressada, de uma maneira ou de outra, a "receita de bolo" que o carro tem para obter uma melhor performance, o que não é diferente nesse vídeo que trago para vocês hoje.
Nos dias de hoje, restaurar ou montar um carro antigo é uma missão que dispõe de diversos caminhos que podem ser seguidos. Alguns vão fazendo o carro aos poucos, e desmontam o carro até onde julgam necessário para que este fique bom, outros já preferem desmontar o carro peça a peça e "reconstruí-lo" de modo que o dono saiba exatamente como seu carro está parafuso a parafuso. O dono desse Fusquinha, assim como diversos outros que já apareceram aqui no blog, escolheu essa última alternativa.
O Fusca que aparece no vídeo é um exemplar branco, ano 1966. Mas não vá imaginando que é um modelo todo original e que ainda mantém um motor 1200 (motor que eu já disse aqui diversas vezes que eu adoro). Esse carrinho foi montado do zero, com suspensão e freios preparados (a disco, inclusive), para que este tivesse a melhor segurança possível (e cabível) no projeto. O motor é um de 1900cc, onde o torque foi a prioridade, onde a escolha foi por um comando que tornasse o motor forte em baixas rotações. Para a alimentação, foi escolhida uma injeção eletrônica com corpo duplo. Todo esse motor é muito bem aproveitado com um câmbio 8x31, relação utilizada nos câmbios atrelados aos motores 1600 e ao SP2. Em virtude desse motor ser maior, o condutor pode ter uma leve impressão que o câmbio parece ser mais curto do que quando acoplado à um 1600, visto que a tendência é este 1900 subir de giro muito mais rápido.
Outro detalhe interessante foi a "modernização" do projeto, onde o carro ganhou diversos acessórios, dentre eles um ar condicionado, este que foi um dos maiores motivos pelo qual o torque foi prioridade nesse conjunto mecânico.
Embora eu adore carros originais, esse exemplar é um sonho.
Veja: