Muitas vezes ao conversar com algum proprietário de carro antigo a gente ouve o cara falar "Pretendo deixar esse carro todo original, quero colocar uma placa preta" ou algo do gênero. No entanto, muitas vezes a pessoa tem esse objetivo mas acaba se perdendo em meio à tantas informações que temos hoje no antigomobilismo. O post de hoje é especialmente para você, que acaba tendo esse tipo de dúvida na hora que está caracterizando seu clássico de modo que ele fique o mais parecido possível com o visual de fábrica.
O post de hoje é mais uma pequena parte do excelente material que o Bruno Big Bat (Ou Farcas Pancho) mandou para mim há alguns meses. Além da imagem de hoje, no marcador do blog "Padrões de originalidade", há outras partes desse material, alguns carros absurdamente originais e outras informações bastante válidas também, vale conferir.
O ponto a ser tratado desse tema hoje são as rodas do Fusca. Ao longo dos anos, a VW fez diversas alterações nas rodas e nas calotas dos Fusquinhas. Se você está buscando saber qual é a roda que saiu originalmente nesse Fusca, você facilmente terá a sua pergunta respondida por meio desse material. Nele são listadas as calotas que foram usadas (Os famosos "copinhos, as calotas do Fuscão, etc etc) e as diferenças entre as rodas que os Fuscas usaram. Vale ressaltar que tivemos duas furações de rodas para o Fusca no Brasil, primeiro a 5 x 205, do Fusca mais antigo, com rodas de cinco furos e a 4 x 130, presente nos modelos mais novos e que contém todas de quatro furos.
É claro que hoje no mercado nós temos diversas opções de rodas para se montar em um VW a ar, sejam as réplicas das originais fabricadas pela Rodabrás, sejam as rodas de época (principalmente as esportivas) dos anos 60, 70 e 80 e também essas lindas rodas de liga que são importadas para o Brasil, geralmente fabricadas pela EMPI.
Embora o material seja voltado especialmente para o Fusca, algumas informações da descrição do post e até mesmo do contexto do material podem ser levadas em conta caso o seu objetivo de originalidade esteja em algum outro VW a ar. Algumas outras rodas antigas da VW usadas em outros modelos foram as rodas do Karmann Ghia, do SP2 e de alguns outros modelos.
Essas rodas aro 16 mesmo eu não conhecia.
Deem uma conferida que o material é bom.
Veja:
Vale lembrar que essas calotas copinho cromada são acessórios paralelos de época.
ResponderExcluirExatamente. Originais somente as pretinhas. Embora as cromadas tenham sido muito comuns no passado. O Fusquinha que estou namorando para comprar inclusive as tem.
ExcluirEu também tenho as calotas copinho cromadas, inclusive elas são de metal que sobraram do meu saudoso Fusca.
ExcluirAtualmente tenho um fusca itamar 94. comprei o carro recentemente e estava um pouco "judiado"... já arrumei a carburação(coloquei carburadores originais que eu havia adquirido há um tempo atrás)e agora estou acertando a suspensão... achei interessante esse artigo, vendo o meu carro, percebo que as rodas não são as originais... estou acertando aos poucos, não que tenha o objetivo de restauração, mas sim de preservar um pouco da memória... é um carrinho apaixonante...
ResponderExcluirAinda mais o modelo "Itamar" que estando bem acertado de motor é um dos melhores (senão o melhor) Fuscas para se dirigir.
ExcluirFico feliz em ter ajudado na sua pesquisa para a restauração do seu Itamar!
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