Por diversas vezes aqui no blog os amigos já viram alguns posts abordando receitas de motores assim como vários procedimentos relativos a montagens. Como nós sabemos, a simplicidade do Fusca está em seu conceito e principalmente em suas manutenções básicas, o que lhe garante um merecido título de carro robusto, mas nós também sabemos que o simpático motor boxer dentre seu conceito simples é cheio de pequenos detalhes que não só o diferenciam da grande maioria das demais máquinas térmicas como também requer um critério único baseado em literatura e bons materiais para montagens e desmontagens feitas com êxito. Exatamente por esse motivo, no post de hoje trago mais um pouco de uma verdadeira série de vídeos que mostra com riqueza de detalhes, embasamento técnico e abordagem (com uso efetivo) de critérios técnicos para a montagem de um motor VW a ar com inúmeras fases que podem ser replicadas "ao pé da letra" em uma montagem com a realidade de grande parte dos brasileiros proprietários e entusiastas pelo carro mais amado do mundo.
Os vídeos que aparecem ao final do post vem novamente lá do canal do Youtube do JBugs. Conforme já falei nos demais vídeos acerca da série desse motor que vem desde a sua remoção do carro, eles estão fazendo um novo motor que quebrou (e feio!) para um Fusca com diversos upgrades com peças de performance. No entanto, nós sabemos que o conceito colocado nas práticas é adequado para a montagem de um motor mais próximo da configuração totalmente original de fábrica. Nos vídeos de hoje, é apresentada a montagem dos prisioneiros das carcaças do motor, cilindros, ajuste da altura camisa/pistão (que pode ser feito com um paquímetro na 99% provável ausência da ferramenta que fora apresentada no vídeo que eu sequer conhecia) e todos os cálculos para que se chegasse na taxa de compressão ideal e racional para a configuração praticada. Além disso, é abordada de forma breve mas extremamente proveitosa a análise do movimento das válvulas a fim de se acertar a geometria sem achismo e com muita precisão, se fazendo uso de um relógio comparador que permite, de acordo com os parâmetros mostrados, o ajuste nos eixos de balancins e também no ideal comprimento das varetas de válvula. Pouco mais de 20 minutos totalizados no vídeo trouxeram muitos dados e dicas que vão além de um passo a passo de montagem.
Sem dúvidas: Eu não poderia deixar de compartilhar isso aqui. O vídeo fala (ainda que em um inglês bastante enrolado) por si.
Veja:
No segundo vídeo, eu me perguntei se ele tinha esquecido de colocar as capas de tuchos...
ResponderExcluirAs capas retráteis tem se tornado muito comuns na montagem de motores a ar, principalmente nos preparados. No entanto, digo (sem conservadorismo, mas por questão de opinião) que para efeitos de montagem ainda usaria as originais de metal. No caso de uma reposição, as retráteis são uma mão na roda.
ExcluirRetráteis???, essa eu nunca tinha ouvido falar...
ResponderExcluirSim, são capas que se dividem em duas partes e tem uma mola que as mantém no lugar.
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