Ainda que as décadas passem e, naturalmente, carros clássicos acabem se tornando cada vez mais raros, ainda é relativamente comum ver alguém comprando algum carro antigo que estivera parado durante anos e o entusiasta responsável pela aquisição começará o processo de restauro com a "ressurreição" do conjunto mecânico, a fim de tornar o carro utilizável e agilizar todas as outras etapas que integram uma restauração. Para se ligar um motor parado há muitos anos sempre existem dificuldades e, como já nos é sabido, não existe uma "receita de bolo" para que se tenha sucesso, uma vez que cada motor há muito tempo adormecido estabelece um grau de dificuldade para que volte a funcionar.
O vídeo que vocês veem ao final do post foi publicado pelo canal CT no Youtube. Nele, seus protagonistas trabalham num procedimento para ligar um Karmann Ghia 1967 que estava sem funcionar desde 1974. Numa tentativa de agilizar o processo, os protagonistas buscaram trocar diversas peças onde houveram erros e acertos, como o carburador novo Solex 31 PIC/T (já explanado aqui no blog), que equipou os populares "Fuscas exportação" no Brasil. Detalhe inclusive para a fabricação brasileira para o componente mostrado no vídeo. No entanto, houve um grande "atraso" no processo ao intentar usar um distribuidor Bosch 009 (apenas com avanço centrífugo e muito comum no exterior), que realmente não "casou" com o motor original e ainda possuía um vício oculto no condensador. Mas no geral, a suspense que há durante todo o vídeo é muito legal, até mesmo com os "sustos" ao tirar as velas de ignição antigas que realmente não estavam dispostas a saírem.
A única coisa que eu teria trocado a fim de evitar problemas com a vazão de combustível era a bomba de gasolina, uma vez que ela realmente não parece totalmente saudável. A troca de óleo também não foi mostrada, mas certamente foi feita. Mas é um vídeo muito legal e fica como mais um registro de "ressurreição" bem sucedido no Youtube.
Veja:
Não é só no brasil que o famoso aircooled prega peças e dá uma certa dor de cabeça nos seus proprietários
ResponderExcluirIndiscutivelmente HAHAHAHAH
Excluirsenti cheiro de gasolina, para um Volkswagen, não tem tempo, pode ficar parado décadas, o motor não tem água. Basta limpar o tamque de combustível, verificar o encanamento (substituir), colocar uma bateria nova de 60 Amperes e dar a partida...e blum..blum...funciona... depois vai substituindo áquilo que for necessário, como velas, platinados, bobina para um bom funcionamento.
ResponderExcluirExatamente. É um conjunto mecânico muito tolerante a regulagens para funcionar!
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