Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Manutenção no garfo de embreagem e troca do kit no Fusca

O post de hoje é mais um ao estilo "faça você mesmo", mas sem dúvidas envolve um reparo bastante chato de ser feito se você não tiver paciência ou não estiver em um bom dia para desempenhá-lo. Para quem gosta da boa mecânica, este "sofrimento" torna-se até uma diversão se nos lembrarmos que o resultado do serviço será uma embreagem mais precisa e com um funcionamento perfeito. Para mostrar o procedimento, separei três vídeos que mostram desde o início de como ele pode ser feito. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Há alguns dias atrás eu escrevi um post aqui que tratava da embreagem do Fusca. Nele, eu postei um vídeo muito bacana que encontrei no Youtube que mostrava como você poderia manter o pedal de embreagem de seu Fusca ou derivado macio tratando de todos os componentes do conjunto que não estão entre o motor e o câmbio, como o cabo de embreagem, o flexível, a porca de regulagem e algumas outras peças. No post de hoje, você verá como é feita a troca de uma embreagem do Fusca assim como a manutenção no garfo da embreagem, tema principal de hoje.
Além do disco, do platô e do rolamento de embreagem, esse sistema responsável por acoplar e desacoplar o motor do câmbio tem vários outros componentes. Se nós observarmos como o sistema funciona desde o momento que pressionamos o pedal, poderemos notar que um conjunto mecânico se encarrega de movimentar o rolamento em direção ao platô para que o sistema acople ou desacople. A peça principal nesse conjunto é o garfo da embreagem. Ele é uma peça metálica que lembra levemente (não muito...hehehe) um garfo que, como uma espécie de alavanca, transfere o movimento do cabo da embreagem para o rolamento, fazendo com que ele faça o contato com o platô. No entanto, esta peça não seria capaz de voltar sozinha a sua posição de repouso, então para isso existe uma mola em sua extremidade para que esta peça volte. Como todos os Fusquinhas já são carros que tem uma relativa idade e alta quilometragem, essa mola pode quebrar por desgaste, fazendo com que o pedal de embreagem não volte como deveria a posição de repouso. Isso pode implicar em um desgaste prematuro do sistema de embreagem. Se a embreagem do seu VW a ar não está legal, eu continuo lhe recomendando que faça todos os procedimentos do post acerca da maciez do pedal da embreagem. Se nada daquilo adiantar, provavelmente já está na hora de descer o motor e verificar a embreagem. Caso o problema ainda não esteja ali, esta mola ou algum componente que é anexo ao garfo pode ter apresentado problemas. Ou seja, de todas as possibilidades com embreagem, essa é a mais remota, mas não impossível.
Os vídeos que aparecem ao final do post vem lá do canal do Tonella, Youtuber que por várias vezes teve seus vídeos postados aqui e que eu sempre faço questão de falar bem do seu trabalho pela qualidade, didática e humildade que tem. Neles, você verá a troca completa da embreagem de um belo Fusca 1969 que, para a surpresa de todos, tinha a mola do garfo quebrada e precisou ser substituída. Nesses casos, existe a venda um reparo do garfo da embreagem que resolve o problema. Nos vídeos, aparece o procedimento desde a retirada do motor até a volta de testes após o reparo.
Veja:






2 comentários:

  1. E no caso dessa peça, parece que tem diferenças entre o garfo dos Fuscas até 1974 e os de 1975 em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente. Com a mudança no sistema de embreagem houve uma alteração no garfo também.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!