Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 7 de junho de 2017

A embreagem do seu Fusca é dura?

Provavelmente você já deve ter ouvido "sim" como resposta dessa pergunta por parte de muitas pessoas. No entanto, esse comportamento em um Fusquinha pode ser facilmente corrigido com poucos passos e cuidados, da maneira que você vai conhecer hoje de maneira bem simples e principalmente simpática. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Algo que eu sempre gosto de frisar aqui é a manutenção preventiva. Muitas pessoas acabam rodando com seus carros indefinidamente sem se preocupar com a manutenção e com todos os cuidados máximos que qualquer carro demanda simplesmente por falta de conhecimento. Este blog e outros milhares de sites que tratam de automóveis estão aqui para lhe auxiliar nesses tipos de cuidados, e o post de hoje é voltado a embreagem, componente que geralmente só é lembrado quando apresenta problemas.
A embreagem é um conjunto de peças responsável por acoplar e desacoplar o motor do câmbio para que seja feita a troca das marchas. Nos veículos mais antigos, como o nosso querido Fusquinha, a embreagem é acionada por um cabo que vai do pedal até o "garfo da embreagem", conjunto responsável em atuar no rolamento da embreagem quando necessário. Já em carros mais modernos (e nos carros antigos mais sofisticados), existe a embreagem hidráulica, onde um atuador é responsável pelo acionamento da embreagem a partir do momento que você pisa no pedal. Como o besouro, foco desse blog, usa uma embreagem com cabo e tem um sistema bastante simples, falaremos um pouco mais deste.
Muitas pessoas reclamam que a embreagem dos VW a ar é dura. No entanto, esse sistema como qualquer outro demanda de manutenção. A troca do cabo de embreagem deve ser uma manutenção preventiva a partir do momento que ele tem uma certa idade ou ameaça partir-se. Além disso, o sistema de acionamento da embreagem do Fusca é composto por um flexível (um tubo que envolve o cabo próximo ao câmbio) e também por um eixo na pedaleira que também sofre desgastes com o passar dos anos. Ou seja: O ideal numa manutenção mais abrangente no sistema é a troca de todos os componentes. No garfo da embreagem existe uma mola que é responsável pelo retorno do pedal. Esta, quando se quebra, traz um comportamento bem estranho ao pedal e, para se trocada, exige a retirada do motor e, posteriormente, a desmontagem do garfo para a sua substituição. Mas o garfo de embreagem é assunto para outro post.
O vídeo que vocês veem ao final do post foi publicado pelo Ângelo Fagundes em seu canal no Youtube. Eu já conhecia o canal dele faz algum tempo mas confesso que não me recordo de ter postado algum vídeo dele aqui até então. Neste vídeo, o Ângelo mostra o sistema de acionamento da embreagem do Fusca, a lubrificação da pedaleira, do cabo e também da mola de retorno do garfo da embreagem. Uma informação passada de forma errônea (mas corrigida posteriormente nos comentários, e isso faz parte na internet do mundo real e das pessoas reais) foi sobre a mola do retorno da embreagem que, como disse, fica junto ao sistema do garfo, e não a mola da pedaleira, essa responsável pelo pedal de freio.
O vídeo é muito bom e o Ângelo é muito simpático, o que torna o vídeo muito dinâmico também.
Veja:



5 comentários:

  1. E só complementando: Cabo de embreagem (e também de acelerador) somente da marca Fânia, pois os outros não prestam.

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    1. Eu já ouvi falar da Fânia. A realidade é que o mercado chinês e de segunda linha invadiu também a gama de peças de Fusca, o que dificulta um pouco a escolha das peças em algumas ocasiões.

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    2. Tem produtos chineses que são bons, inclusive tenho um MP3 da Sony legítimo que foi feito lá e até hoje não me deu problema, o foda é que existem muitos ruins também e descobrir qual é qual só comprando.

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    3. O maior problema está nas réplicas e nos produtos de segunda a terceira linha...os primeira linha da China são bem interessantes.

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    4. Eu tinha o MP3 chinês de segunda linha, ai quando clareou uma grana eu comprei o de primeira linha, mas sem saber que era chinês.

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