Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado: Apresentação e instalação passo a passo

Eu gostaria que todos os amigos seguidores do blog lessem essa publicação com muita atenção, principalmente a todos aqueles que pretendem otimizar a ignição do seu carro clássico. Há alguns meses venho planejando o dia de escrever esse post e finalmente ele chegou de modo que eu pudesse oferecer um produto de qualidade a preço justo a todos os amigos. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Desde quando eu me conheço por gente meu pai sempre leva consigo o pensamento de que só se vende o que você também compraria. Quando eu comprar um Fusca e registrar todo a sua evolução por aqui, essa seria uma peça que eu sem dúvidas montaria no meu carro. Por esse motivo, disponibilizo algumas delas para venda e a pronta entrega por meio do Mercado Livre com frete grátis.
Muitas pessoas se queixam de um carro clássico dados alguns sistemas que demandam uma regulagem com maior frequência em relação aos carros atuais. Um deles é o sistema de ignição a platinado. Ainda que esteja oferecendo um upgrade aqui, não há dúvidas de que é um bom sistema e que é confiável, mas como consiste em um conjunto de peças mecânicas, estas se desgastam e podem causar falhas no funcionamento do motor. Com a chegada da Ignição Eletrônica no final da década de 70, o platinado foi "aposentado" pelas montadoras. Hoje em dia vê-se e muito ofertas de kits de ignição eletrônica para carros clássicos, mas eles sempre lhe obrigam a trocar o distribuidor original que traz consigo a curva de avanço original. Caso você nunca tenha visto um distribuidor ou nunca tenha pesquisado sobre isso, basicamente a curva de avanço é o quanto (ou seja, um ângulo em graus no eixo virabrequim) o distribuidor avança o ponto de ignição de acordo com a rotação. No caso do avanço centrífugo (que é onde essa ignição atende), essa curva de avanço é controlada pelos contrapesos do distribuidor que são interligados por molas calibradas afim de fornecer a curva correta. Geralmente quando se troca o distribuidor original, a peça substituta dificilmente conta com os mesmos parâmetros da original. Por isso, manter o distribuidor original a platinado conciliando uma ignição eletrônica seria o ápice dos upgrades em um carro antigo nesse "setor".
Para que o funcionamento do produto ficasse bastante claro, gravei um vídeo e o postei no meu canal do Youtube apresentando o kit. Veja:



Para que não existam dúvidas quanto aos detalhes do produto em sua estética, abaixo estão algumas fotos detalhadas do produto:







O produto acompanha um manual de instruções e pasta térmica para aplicação.
No entanto, é muito importante que seu carro atenda os requisitos para a aplicação do produto. Aterramentos, bobina compatível e integridade do sistema de ignição são primordiais para o correto funcionamento do sistema. Abaixo, colo os requisitos que constam no manual:

1     Integridade dos aterramentos e chicote elétrico do veículo:

Como a Ignição Eletrônica é responsável pelo chaveamento da bobina, é imprescindível a integridade dos aterramentos para o correto funcionamento do produto. Em aplicações onde o distribuidor conta com avanço a vácuo atuando em sua mesa (como no distribuidor 034 para a linha VW a ar), a malha de aterramento que liga a mesa do distribuidor ao seu corpo deve apresentar perfeita continuidade elétrica.

2  Integridade do sistema de ignição:

Para o perfeito funcionamento da Ignição Eletrônica, todo o sistema de ignição deve estar em perfeito estado, sem fugas de corrente ou falhas. Velas, cabos de velas, rotor do distribuidor e tampa devem apresentar normalidade em seu funcionamento.

     Bobinas de ignição indicadas:

Essa Ignição Eletrônica foi projetada para trabalhar em um sistema de ignição originalmente a platinado e condensador. Por esse motivo, somente bobinas para sistemas a platinado são recomendadas. Para saber se a bobina instalada em seu carro é apta para o uso com nossa ignição, é necessário que seja feito o teste resistivo da peça, cujo resultado deve apresentar uma resistência entre 3 e 5 Ohms entre os terminais do circuito primário (positivo e negativo, polos 15 (+) e 1(-)). Bobinas que atendem esses requisitos e são recomendadas para o uso com essa Ignição são a Bosch 039 (Bosch prata) e a Bosch 054 (Bosch azul de alta potência). Antes de instalar o produto com outra bobina, faça o teste resistivo com um multímetro. A bobina 067 (Bosch vermelha) NÃO É compatível com esta ignição.

4 Ligação da bobina:

ATENÇÃO: A bobina de ignição deve estar ligada corretamente. O fio positivo pós chave de ignição deve estar ligado ao terminal 15 da bobina. Caso a bobina ou o sensor seja ligado com a polaridade invertida a Ignição Eletrônica queimará, e se isso ocorrer, está totalmente fora da garantia, que para este produto compreende os 03 (três) meses contra defeito de fabricação.

Ou seja, se você tem a sua bobina para platinado que apresenta a resistência correta, ela é totalmente aplicada a esta Ignição, que a partir de agora tem sua instalação mostrada.
Agora você pode estar se perguntando em quais carros essa ignição é aplicada. Abaixo, segue uma lista de veículos compatíveis:
1) Fusca e derivados com o distribuidor Bosch 034 (tampa ALTA com avanço a vácuo e centrífugo) - Fusca, Brasília, Variant, Karmann Ghia, TL, SP1, SP2, Pumas, Gurgel com motor VW a ar, MP Lafer, Kombis, Karmann Ghia TC, Zé do Caixão e outros. ATENÇÃO: NÃO É COMPATÍVEL com o distribuidor tampa baixa e nem com o distribuidor com corpo de ferro fundido (como no Fusca 1200 e em alguns motores planos)
2) Fiat 147 a platinado e seus derivados
3) Chevette a platinado e seus derivados (Marajó, Chevy 500)
4) Algumas Alfa Romeo antigas a platinado
5) Ou qualquer motor que use o mesmo platinado do Fusca.

 O primeiro carro que eu pude mostrar esse produto assim como ter seu proprietário como primeiro cliente foi a maravilhosa Brasília 1980 do Giuliano, um grande amigo que segue o blog e já teve seu carro mostrado por aqui algumas vezes. Quando comentei com ele que estaria fazendo a importação dessas peças, ele logo disse que queria uma para colocar em seu carro. Desde já eu agradeço ao Giuliano por toda a confiança e paciência depositadas em mim para que eu pudesse instalar a Ignição no carro dele. Confira o passo a passo: 

O primeiro passo é fazer a retirada da tampa do distribuidor.

Após isso, a remoção do rotor e do platinado para receber a ignição. Vale ressaltar que é importantíssimo conferir a continuidade elétrica da malha de aterramento entre a mesa do distribuidor e seu corpo (caso o distribuidor tenha avanço a vácuo).

Monte o sensor onde originalmente iria o platinado juntamente com a pasta térmica que acompanha o kit. Use o mesmo parafuso que acompanhava seu platinado.

Monte o corpo de imãs que será responsável pelo chaveamento da bobina. Ele só se encaixa em uma posição. Caso seu distribuidor conte com avanço a vácuo, como é o caso da linha VW a ar, deve se deixar uma pequena sobra de fio dentro do corpo do distribuidor para que o chicote não estique de acordo com o deslocamento da mesa.

Monte o rotor do distribuidor e ligue os fios. O fio preto vai no borne 1 da bobina (negativo) e o fio vermelho vai no borne 15 (positivo) da bobina. Caso a bobina esteja ligada invertida ou o sensor seja ligado invertido, o mesmo queimará.

Monte a tampa do distribuidor e dê partida no motor. Talvez seja necessário fazer o ajuste do ponto de ignição.

Depois de tudo instalado, dê a partida no motor. Ontem, quando fiz as últimas imagens da Brasília para esse material, dei uma volta no carro e ficou simplesmente maravilhoso. Agora, quanto as impressões ao dirigir, prefiro contar em um post exclusivo.

Para que a instalação fique mais dinâmica, segue um vídeo que gravei e postei em meu canal do Youtube de toda a prática detalhada:



Você pode adquirir o produto clicando AQUI!
Ficou com alguma dúvida sobre o produto? Me mande um e-mail, comente no blog, pergunte no ML ou me contate por nossa página do Facebook!

Hoje meus agradecimentos são a todos os amigos que prestigiaram esse projeto desde a sua criação, tanto que tive um grande amigo como o Giuliano como primeiro cliente. Quando não levamos uma página ou uma amizade como uma relação estritamente comercial, tudo flui com naturalidade e corre muito bem. Agradeço em especial ao Giuliano por toda a paciência, amizade e compreensão desde o início.
Esse blog jamais será comercial, apenas vendo um produto que confio. Importado e de excelente qualidade!
Mais uma vez, muito obrigado!

7 comentários:

  1. Os links para compra nao funcionam..

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    1. Olá amigo! Na hora da inserção do link deve ter dado algum bug, mas já foi corrigido. Acesse o anúncio por aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-957967834-ignico-eletrnica-034-fusca-147-chevette-tipo-hotspark-_JM

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  2. Pelo menos é um meio termo entre a ignição a platinado e a ignição eletrônica.

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  3. Esse é bem parecido com alguns kits que tem nos States para v8 platinado.

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  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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