Desde quando eu me conheço por gente meu pai sempre leva consigo o pensamento de que só se vende o que você também compraria. Quando eu comprar um Fusca e registrar todo a sua evolução por aqui, essa seria uma peça que eu sem dúvidas montaria no meu carro. Por esse motivo, disponibilizo algumas delas para venda e a pronta entrega por meio do Mercado Livre com frete grátis.
Muitas pessoas se queixam de um carro clássico dados alguns sistemas que demandam uma regulagem com maior frequência em relação aos carros atuais. Um deles é o sistema de ignição a platinado. Ainda que esteja oferecendo um upgrade aqui, não há dúvidas de que é um bom sistema e que é confiável, mas como consiste em um conjunto de peças mecânicas, estas se desgastam e podem causar falhas no funcionamento do motor. Com a chegada da Ignição Eletrônica no final da década de 70, o platinado foi "aposentado" pelas montadoras. Hoje em dia vê-se e muito ofertas de kits de ignição eletrônica para carros clássicos, mas eles sempre lhe obrigam a trocar o distribuidor original que traz consigo a curva de avanço original. Caso você nunca tenha visto um distribuidor ou nunca tenha pesquisado sobre isso, basicamente a curva de avanço é o quanto (ou seja, um ângulo em graus no eixo virabrequim) o distribuidor avança o ponto de ignição de acordo com a rotação. No caso do avanço centrífugo (que é onde essa ignição atende), essa curva de avanço é controlada pelos contrapesos do distribuidor que são interligados por molas calibradas afim de fornecer a curva correta. Geralmente quando se troca o distribuidor original, a peça substituta dificilmente conta com os mesmos parâmetros da original. Por isso, manter o distribuidor original a platinado conciliando uma ignição eletrônica seria o ápice dos upgrades em um carro antigo nesse "setor".
Para que o funcionamento do produto ficasse bastante claro, gravei um vídeo e o postei no meu canal do Youtube apresentando o kit. Veja:
Para que não existam dúvidas quanto aos detalhes do produto em sua estética, abaixo estão algumas fotos detalhadas do produto:
O produto acompanha um manual de instruções e pasta térmica para aplicação.
No entanto, é muito importante que seu carro atenda os requisitos para a aplicação do produto. Aterramentos, bobina compatível e integridade do sistema de ignição são primordiais para o correto funcionamento do sistema. Abaixo, colo os requisitos que constam no manual:
1 Integridade dos aterramentos e
chicote elétrico do veículo:
Como a Ignição Eletrônica é responsável
pelo chaveamento da bobina, é imprescindível a integridade dos aterramentos
para o correto funcionamento do produto. Em aplicações onde o distribuidor
conta com avanço a vácuo atuando em sua mesa (como no distribuidor 034 para a
linha VW a ar), a malha de aterramento que liga a mesa do distribuidor ao seu
corpo deve apresentar perfeita continuidade elétrica.
2 Integridade do sistema de ignição:
Para o perfeito funcionamento da Ignição
Eletrônica, todo o sistema de ignição deve estar em perfeito estado, sem fugas
de corrente ou falhas. Velas, cabos de velas, rotor do distribuidor e tampa
devem apresentar normalidade em seu funcionamento.
Bobinas de ignição indicadas:
Essa Ignição Eletrônica foi projetada
para trabalhar em um sistema de ignição originalmente a platinado e
condensador. Por esse motivo, somente bobinas para sistemas a platinado são
recomendadas. Para saber se a bobina instalada em seu carro é apta para o uso
com nossa ignição, é necessário que seja feito o teste resistivo da peça, cujo
resultado deve apresentar uma resistência entre 3 e 5 Ohms entre os terminais
do circuito primário (positivo e negativo, polos 15 (+) e 1(-)). Bobinas que
atendem esses requisitos e são recomendadas para o uso com essa Ignição são a
Bosch 039 (Bosch prata) e a Bosch 054 (Bosch azul de alta potência). Antes de
instalar o produto com outra bobina, faça o teste resistivo com um multímetro.
A bobina 067 (Bosch vermelha) NÃO É
compatível com esta ignição.
4 Ligação da bobina:
ATENÇÃO:
A bobina de ignição deve estar ligada corretamente. O fio positivo pós chave de
ignição deve estar ligado ao terminal 15
da bobina. Caso a bobina ou o sensor seja ligado com a polaridade invertida a
Ignição Eletrônica queimará, e se isso ocorrer, está totalmente fora da
garantia, que para este produto compreende os 03 (três) meses contra defeito de
fabricação.
Ou seja, se você tem a sua bobina para platinado que apresenta a resistência correta, ela é totalmente aplicada a esta Ignição, que a partir de agora tem sua instalação mostrada.
Agora você pode estar se perguntando em quais carros essa ignição é aplicada. Abaixo, segue uma lista de veículos compatíveis:
1) Fusca e derivados com o distribuidor Bosch 034 (tampa ALTA com avanço a vácuo e centrífugo) - Fusca, Brasília, Variant, Karmann Ghia, TL, SP1, SP2, Pumas, Gurgel com motor VW a ar, MP Lafer, Kombis, Karmann Ghia TC, Zé do Caixão e outros. ATENÇÃO: NÃO É COMPATÍVEL com o distribuidor tampa baixa e nem com o distribuidor com corpo de ferro fundido (como no Fusca 1200 e em alguns motores planos)
2) Fiat 147 a platinado e seus derivados
3) Chevette a platinado e seus derivados (Marajó, Chevy 500)
4) Algumas Alfa Romeo antigas a platinado
5) Ou qualquer motor que use o mesmo platinado do Fusca.
O primeiro carro que eu pude mostrar esse produto assim como ter seu proprietário como primeiro cliente foi a maravilhosa Brasília 1980 do Giuliano, um grande amigo que segue o blog e já teve seu carro mostrado por aqui algumas vezes. Quando comentei com ele que estaria fazendo a importação dessas peças, ele logo disse que queria uma para colocar em seu carro. Desde já eu agradeço ao Giuliano por toda a confiança e paciência depositadas em mim para que eu pudesse instalar a Ignição no carro dele. Confira o passo a passo:
O primeiro passo é fazer a retirada da tampa do distribuidor.
Após isso, a remoção do rotor e do platinado para receber a ignição. Vale ressaltar que é importantíssimo conferir a continuidade elétrica da malha de aterramento entre a mesa do distribuidor e seu corpo (caso o distribuidor tenha avanço a vácuo).
Monte o sensor onde originalmente iria o platinado juntamente com a pasta térmica que acompanha o kit. Use o mesmo parafuso que acompanhava seu platinado.
Monte o corpo de imãs que será responsável pelo chaveamento da bobina. Ele só se encaixa em uma posição. Caso seu distribuidor conte com avanço a vácuo, como é o caso da linha VW a ar, deve se deixar uma pequena sobra de fio dentro do corpo do distribuidor para que o chicote não estique de acordo com o deslocamento da mesa.
Monte o rotor do distribuidor e ligue os fios. O fio preto vai no borne 1 da bobina (negativo) e o fio vermelho vai no borne 15 (positivo) da bobina. Caso a bobina esteja ligada invertida ou o sensor seja ligado invertido, o mesmo queimará.
Monte a tampa do distribuidor e dê partida no motor. Talvez seja necessário fazer o ajuste do ponto de ignição.
Depois de tudo instalado, dê a partida no motor. Ontem, quando fiz as últimas imagens da Brasília para esse material, dei uma volta no carro e ficou simplesmente maravilhoso. Agora, quanto as impressões ao dirigir, prefiro contar em um post exclusivo.
Para que a instalação fique mais dinâmica, segue um vídeo que gravei e postei em meu canal do Youtube de toda a prática detalhada:
Você pode adquirir o produto clicando AQUI!
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Hoje meus agradecimentos são a todos os amigos que prestigiaram esse projeto desde a sua criação, tanto que tive um grande amigo como o Giuliano como primeiro cliente. Quando não levamos uma página ou uma amizade como uma relação estritamente comercial, tudo flui com naturalidade e corre muito bem. Agradeço em especial ao Giuliano por toda a paciência, amizade e compreensão desde o início.
Esse blog jamais será comercial, apenas vendo um produto que confio. Importado e de excelente qualidade!
Mais uma vez, muito obrigado!
Os links para compra nao funcionam..
ResponderExcluirOlá amigo! Na hora da inserção do link deve ter dado algum bug, mas já foi corrigido. Acesse o anúncio por aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-957967834-ignico-eletrnica-034-fusca-147-chevette-tipo-hotspark-_JM
ExcluirPelo menos é um meio termo entre a ignição a platinado e a ignição eletrônica.
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirEsse é bem parecido com alguns kits que tem nos States para v8 platinado.
ResponderExcluirÉ exatamente o mesmo princípio dos kits americanos!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBom dia, amigo, esse kit é compatível com o módulo de ignição do Tonella?
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