Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Conhecendo o motor VW Aircooled a diesel

Não, eu não fiquei louco em plena sexta feira para escrever um post com esse tipo de conteúdo que é, diga-se de passagem, bem incomum de se ver na internet e isso se deve a um motivo muito simples: Esse breve projeto da Volkswagen alemãs juntamente com outras empresas não durou muito e, por esta razão, não tornou-se conhecido por muita gente. Com certeza é um conteúdo que vale pela curiosidade e que talvez poderia até dar certo em alguns países, como evidenciado na matéria replicada neste post. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Nesses cinco anos de blog talvez eu nunca tenha falado nada de motores que utilizem um combustível diferente de etanol ou gasolina. No entanto, o conteúdo de hoje é uma bela exceção a regra e merece todo o espaço por aqui. Os motores a diesel foram uma alternativa encontrada há alguns bons anos para que houvesse um melhor rendimento em motores para algumas aplicações. Pois bem, motores a diesel são conhecidos por sua alta durabilidade e geralmente pelo seu excelente torque em baixa rotação. Não é por acaso que toda a linha pesada (ou pelo menos a sua grande maioria) é composta por veículos a diesel. Aqui no Brasil infelizmente não são permitidos carros de passeio movidos a este combustível, ainda que lá no passado a gente tenha recebido um pouco desse mercado com alguns modelos como a Kombi a Diesel, a Saveiro quadrada a diesel (hoje bastante rara), a pickup Peugeot 504 e alguns outros modelos. Mas, você já imaginou um motor VW a ar movido a diesel?
Sim, a ideia pode parecer bastante estranha mas já existiu. Em 1951 a VW deu início ao projeto de um motor AirCooled a diesel, utilizando toda a construção de um motor a gasolina tradicional e fazendo os acertos necessários. Este projeto é interessante pelos números que apresenta: Tratava-se de um motor 1300cc (com o bloco alemão, utilizado nos modelos 1200cc aqui) com uma taxa de compressão bastante elevada para que o motor funcionasse bem. Como se deve imaginar, muitas vezes o sistema de refrigeração desses motores nem sempre aceita taxas de compressão muito elevadas em virtude da temperatura gerada como consequência. Mas nessa aplicação em especial o resultado foi bem positivo.
Melhor que qualquer explanação de minha parte quanto ao projeto, replico aqui um artigo muito bacana do site "The Golden Bug" que detalha muito bem a história desse projeto que foi visto por poucos. Como o artigo está em inglês, eu fiz a tradução através do Google Translate, por esse motivo algumas palavras podem parecer não ter sentido, mas dá para entender numa boa.
É claro que o motorzinho não era dos mais potentes, mas a ideia é bem legal.
A fonte está no final do post.
Veja:



Em 1951, a Volkswagen prototipou um motor a diesel de 1,3 litros, com o projeto número 508. A Volkswagen fabricou apenas 2 motores diesel boxer refrigerados a ar que não eram turboalimentados e instalou um motor em um Tipo 1 e outro em um Tipo 2. Ele mesmo forneceu vital Dados de força para Porsches próprio 1.3 / 1.5 cárter, mas seria 1981 antes que o público soubesse desse mecanismo VW decididamente diferente. A ocasião para reconstruir um motor de ignição por compressão viável foi o 50º aniversário da Porsche. O chefe do desenvolvimento, Helmuth Bott, estava buscando em suas empresas um vasto livro de projetos passados ​​para possíveis corredores para celebrar esse primeiro meio século, e particularmente para projetos não correntes para mostrar as muitas outras facetas da Porsche. 

Com diesels toda a fúria hoje, especialmente aqueles clonados de algum motor a gasolina, Este projeto de 1951 a 53 foi natural. Então, ele chamou Robert Binder, chefe do design do motor na Weissach moderna, e atribuiu-lhe 50 mil dólares para recriar o besouro diesel. A pasta não era uma escolha aleatória. Sua própria primeira tarefa ao se juntar à Porsche em 1951 tinha sido projetar esse mesmo motor de Beetle diesel, embora ele não fosse um especialista em tal tecnologia. Wolfsburg havia fornecido um contrato, no entanto, e empresas como a Bosch podiam sempre ajudar a pequena equipe de três ou quatro motoristas, trabalhando no quartel de madeira de Porsche sob Papa Rabe. Em qualquer caso, resolver o inesperado era rotina para jovens Porsche então. Para repetir a tarefa hoje levou mais homens e um computador, mas provou quase tão complicado. Nenhum relatório de teste tinha sobrevivido e havia poucos desenhos. Binder desenhou em grande parte várias memórias e as habilidades da loja de seus homens de desenvolvimento. Os dois motores daquele dia haviam sido descartados, mas, pelo menos, Bosch encontrou uma bomba de injeção adequada em seu próprio museu e Mahle lançou alguns pistões de 22: 1. 

A Porsche descobriu um cárter de três peças em um revendedor, já que a extremidade inferior mais forte, usada para o 356, também foi desenvolvida para este escarificador diesel. Isso deu rolamentos mais robustos. Caso contrário, eles precisavam de cabeças de pré-câmeras e novas vedações, mas o resfriamento VW provou ser suficiente para termômetros diesel mesmo. A primeira vez em torno de Binder também desenhou um projeto de Gmund. Este foi um gêmeo a diesel de dois tempos, resfriado a ar, usado mais tarde em seu trator. Mas foi concebido para se adaptar a um besouro, se necessário. 

Impetus para o seu contrato original veio dos preços muito baixos do combustível diesel de 1951, bem como da falta de gasolina da Coreia-guerra. Então o chefe da VW, Heinz Nordhoff, visitou os EUA E voltou convencido de que os americanos nunca iriam dirigir os automóveis, que se acotovelavam, ociosos enquanto produziam pouca potência perceptível. O projeto 508 tornou-se outro desses muitos, muitos projetos Porsche para a VW, que caiu em uma gaveta traseira. Antes disso, no entanto, tinham montado um para um Beetle e outro para a van VW com o qual o jovem Bott costumava executar recados de engenharia. Este par abrangia talvez 15.500 milhas cada um no uso do cotidiano e oferecia uma ótima alegria para os motoristas que podiam puxar para a bomba diesel e observar a queda da mandíbula dos atendentes. Havia um consumo considerável também. Bott lembra cerca de 36-40 mpg quando um besouro contemporâneo fez 29-34. Como esses motores de teste deslocaram 1290 cc (74,5 x 74 mm), a Porsche poderia extrair 23 hp inicialmente e 25 em 3100 rpm no final do projeto com um máximo de R 3300 e uma penalidade de peso de apenas 45-55 lb. Esse poder dificilmente estava correndo; Mas, então, o besouro cotidiano não era tão picante quanto mais. Mesmo assim, seu diesel era mais lento que os engenheiros da Porsche ainda se perguntam o que a pessoa pensou que roubou o único besouro diesel do mundo a partir de um slot de estacionamento no centro da cidade. Apesar de uma longa espera por necessidades de combustível pré-aquecedor e curioso, o ladrão dirigiu todo o caminho até a Suíça antes de abandonar seu corcão fumante, ruidoso e obviamente estranho. 

É igualmente curioso que a história é essa VW diferente nunca se tornou comum. Aparentemente, as revistas motoras e a espionagem industrial eram tão rudimentares quanto as instalações de design da época. Quando algum espectador ouviu uma diferença, ele geralmente perguntou se um cilindro havia falhado. Quando eu dirigi o carro em Nurburgring recentemente - a Porsche colocou seu motor reencarnado em um Beetle de idade apropriada da coleção de trabalhos - tanto o fumo quanto o nariz eram muito evidentes, se não esmagadores. Vamos apenas dizer que poucos teriam sido tentados a gastar dinheiro em um rádio com todo esse brilho refrigerado a ar na parte de trás. Nem foi o desempenho do pescoço na ação das atualizações dos Anéis, onde primeiro era obrigatório com dois a bordo. As velocidades máximas absolutas de cerca de 15-30-45 mph nas engrenagens vão com um topo de talvez 68 se o vento estiver com você. Porsche cita até 60 segundos para 0 a 60. Eu acredito plenamente neles. Cheered pelos espectadores para um evento de tempo antigo, podemos até realizar o recorde lento para o curso curto de Rings - verdadeiramente, uma nova nostalgia alta. Agora, se pudéssemos apenas conseguir a Porsche para recriar mais alguns projetos - a linha seis, por exemplo, ou uma intrigante, Estragado a frio três talvez? Seu Beetle Diesel, impecável, mostrou mais atenção do que um vencedor do 936 Le Mans, ao fim de tudo. Você deve saber quantas outras idéias automáticas recentemente inventadas já foram colocadas em um arquivo perdido na Porsche décadas atrás.

Fonte: Clique aqui!

4 comentários:

  1. Arrancada de 0 a 100 em 1 minuto, sem contar a fumaceira que devia ser esse motor, pois se os a gasolina e a álcool já soltam fumaça nesse então o caboclo saia defumado, mas a ideia era boa, só nasceu alguns anos adiantada.

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    1. Exatamente. Talvez um projeto desses com a tecnologia de algumas décadas posteriores poderia ser interessante.

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    2. Pena a Volks não tê-lo levado adiante.

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    3. Sim. Talvez a engenharia da VW não tenha enxergado potencial nesse projeto no futuro.

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