terça-feira, 9 de maio de 2017

Procedimento de ajuste estático do ponto de ignição em motores a platinado

O post de hoje aborda um tema muito bacana que nos permite uma grande explanação sobre o assunto e o mais interessante ainda é que esse procedimento pode ser efetuado em qualquer clássico que tenha um sistema de ignição a platinado e oferece um resultado com uma precisão satisfatória. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Sempre que eu escrevo algum post que trate de alguma manutenção ou regulagem em um clássico eu falo que para que você busque fazer um procedimento igual ao proposto aqui no blog é necessário que você enxergue o básico (o bem básico, nada muito avançado ou técnico) da mecânica automotiva e se certifique que os pontos que antecedem o seu procedimento na sequência de regulagem mais acertada estejam ok. Ou seja, se você está buscando ajustar o ponto, é imprescindível que as válvulas de seu carro estejam reguladas caso esse procedimento seja permissível em seu motor.
Para quem não sabe, o ponto de ignição é a posição exata que a faísca será dada para que o combustível seja queimado por um cilindro. O ajuste do ponto de ignição é o procedimento onde você adequa o momento da faísca com uma determinada posição do virabrequim e do comando de válvulas. Nos motores clássicos em praticamente a sua totalidade, isso pode ser regulado através da posição do distribuidor, ou seja, se gira o distribuidor para adiantar ou atrasar o ponto de ignição em relação a posição 0, geralmente o ponto morto superior do motor.
Se o seu carro possui ignição eletrônica (independente se for um sistema mais antigo ou um sistema que conte com um sensor hall), a regulagem do ponto só é possível quando se faz o uso da lâmpada ou pistola de ponto (na realidade o nome correto é lâmpada estroboscópica), este dispositivo é uma ferramenta que reproduz por meio de um "flash" dado em perfeito sincronismo com o momento que ocorre a faísca no primeiro cilindro, onde a ferramenta estará ligada. Sabendo disso, gira-se o distribuidor adiantando ou atrasando o ponto para que a faísca ocorra exatamente no momento desejado, geralmente evidenciado por marcas de referência na polia do virabrequim ou em alguns motores com marcas no volante do motor (como alguns VW refrigerados a água).
Para todos nós é mais do que sabida a superioridade de um sistema de ignição eletrônica (seja ele qual for) em relação a um sistema a platinado devido a toda a eletrônica existente nesse sistema posterior e pela maior precisão e muitas vezes "qualidade" da faísca ou centelha. Sistemas de ignição eletrônica combinados à uma curva de avanço do distribuidor adequada ao motor que ele está montado só trará alegrias com certeza, mas no post de hoje a proposta é passar duas formas muito bacanas que permitem o ajuste do ponto de ignição de motores a platinado utilizando apenas duas ferramentas acessíveis: Uma lâmpada automotiva (ou um multímetro, como mostrarei na segunda alternativa) e a sua mente.
O modo de ajuste estático do ponto por meio de uma lâmpada automotiva é muito simples e exige de você apenas uma lâmpada aliada ao seu raciocínio. Essa técnica está em diversas edições do livro "Conheça seu Volkswagen" e também está no manual do Fusca 1965 que tenho aqui digitalizado. Esse procedimento é simples: Tirando a tampa do distribuidor, você verá que o seu eixo conta com quatro vértices (o número de vértices é sempre o mesmo número de cilindros). Aponte o rotor do distribuidor para o cilindro número 1 (existe uma marca de referência no corpo do distribuidor) e com a lâmpada ligada conforme ilustra a imagem, você saberá exatamente qual é o momento que o platinado abrirá contato, cabendo a você somente ajustar a posição do distribuidor para que esse momento ocorra na hora certa.




O segundo método também conta com uma grande facilidade e depende de uma ferramenta que é muito barata e eu aconselho a todos que tenham: Um multímetro. O multímetro é uma ferramenta muito simples de se usada em operações básicas e te ajuda no diagnóstico de um problema ou em qualquer manutenção da parte elétrica do seu carro, facilitando e lhe dando uma segurança no serviço. O segundo método parece muito com o primeiro, onde o multímetro só é substituído pela lâmpada. O primeiro passo é colocar o multímetro na escala de continuidade (aquela que apita), ela evidencia que existe um contato elétrico entre as duas pontas de prova. Uma ponta vai no fio verde do platinado que originalmente é ligado no negativo da bobina e a outra ponta na carcaça do motor. Por meio do bip você saberá quando o contato é aberto, facilitando o ajuste preciso do ponto. Vale ressaltar que para que haja sucesso nesse procedimento é necessário que o platinado esteja com a folga perfeitamente regulada e se ele estiver um pouco cansado a troca é recomendada, visto que é um componente bastante barato. O vídeo que eu trouxe mostrando essa técnica vem lá do canal do Tonella. Eu escolhi esse vídeo em especial pelo fato dele ser bem objetivo e mostrar na prática uma regulagem dessas numa TL. No canal do Tonella também há um série de vídeo específica sobre ponto de ignição, o que pode clarear bastante o conteúdo de hoje.
Veja:



2 comentários:

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