Além de minha paixão por jeeps, VW a Ar, gosto muito de DKW Vemag, a primeira marca de automoveis que chegou ao Brasil.
Esta simpatica marca Alemã fez a diferença com seus carros diferentes, algo novo para os brasileiros da epoca...
O video postado mostra a evolução da industria em seu 8º ano de produção.
A DKW se instalou no Brasil em 1956, e, até 1967, se paermaneceu viva produzindo carros de extrema qualidade, estes eram:
DKW Vemag "Vemaguete" - Era a perua da marca, com motor dois tempos, 3 cilindros em linha e 900 cilindradas de pura emoção, era um carro destinado a familias. As portas com abertura inversa a forma atual faziam sucesso quando mulheres saiam de modelos DKW, inclusive, ficou o apelido de "Dexavê" para este segmento da marca.
DKW Vemag Belcar - Antes chamado somente de "DKW Vemag", o Belcar também era um carro destinado a familia, uma outra opção (não uma concorrência) além da Vemaguete. Ele tinha as mesmas configurações mecanicas da Vemaguete e as portas abrindo ao contrario, a partir de 1965, 1966 as portas passaram a abrir como os outros carros, devido a brincadeira feita com tal diferença, como na foto.
DKW Vemag Fissore - Carro Italiano da DKW desenvolvido por brasileiros, com as mesmas configurações, se manteve nas vendas na decada de 60. O cofre do motor dele é enorme em relação ao tamanho do pequeno motor dois tempos 900 cc utilizado nos DKW's, pois a pretenção era ser colocado um motor 6 cilindros a gasolina, porém, o projeto não foi posto em pratica.
DKW Vemag Candango - Agora chegou a minha praia! Um Jeep fabricado pela DKW com as mesmas configurações, tração 4x4 e valentia de sobra. Ele veio ao Brasil para concorrer com o Jeep Willys CJ3 e CJ5, que todo mundo conhece.Alguns ainda são vistos em trilhas off-road no Brasil.
DKW Vemag Puma - Quem não se lembra dos Puma, VW?Então, eles vieram daí, a Vemag produziu durante os anos 60 o Puma,com um ar mais esportivo e carroceria muito proxima da VW, baixinho, desenvolvendo boas velocidades finais.
Em 1967, a Vemag foi comprada pela Volkswagen, que tinha mais vendas com o Fusca e Kombi, e, eles aproveitaram o projeto do Puma, colocando o motor boxer do Fusca e dando outras linhas.
Hoje, o que sobrou da Vemag foram as boas lembranças e alguns DKW de colecionadores e amantes que ainda rodam. Infelizmente muitos estão quebrados, abandonados, adaptados ou simplesmente, esquecidos.
O DKW nas corridas fez bonito, eles eram preparados e corriam contra Fuscas, Pumas e Gordinis.Olhem umas fotos:
Ahhh...e as propagandas? Vão algumas delas:
Materias do DKW no Programa Vrum:
Vemaguete era 4 cilindros em linha como está postado a cima ?
ResponderExcluirNão. Houve um erro de digitação. Já foi corrigido ;)
Excluir"Hoje, o que sobrou da Vemag foram as boas lembranças e alguns DKW de colecionadores e amantes que ainda rodam."
ResponderExcluirTambém sobrou os restos mortais da fábrica da Vemag que ainda resistem bravamente de pé até hoje, sei porque moro perto da antiga fábrica e vez ou outra passo em frente, o link abaixo é de 2009, porém, de lá pra cá nada mudou.
http://www.saopauloantiga.com.br/vemag-uma-fabrica-que-agoniza-no-tempo/