Ignição eletrônica no distribuidor original

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Uma tampa do cárter otimizada para motores VW a ar

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O mundo da mecânica é algum dos universos que com certeza você deve admirar que permite sempre que alguém possa melhorar um conjunto a fim de torná-lo mais eficiente. No mundo da engenharia, dos números e até mesmo (e talvez principalmente) dos "curiosos" que eu prefiro chamar de entusiastas sempre existe a vontade de melhorar tudo aquilo que já existe com a menor intervenção possível e com o máximo aproveitamento que consegue se ter. Se nós falarmos para qualquer pessoa que estamos pensando em melhorar a mecânica de um carro, ela pode pensar que estamos pensando somente em potência ou esportividade, mas o verbo melhorar ou até mesmo otimizar vai muito além de uma busca por maiores (e melhores) números em um conjunto mecânico, mas sim em um funcionamento mais uniforme, duradouro e suave de todo um grupo de peças que, se montadas de maneira correta, podem nos garantir a maior eficiência e diversão. O post de hoje nos permite ver uma ideia muito bacana de um grande amigo que traz o conceito de otimização para uma peça simples mas primordial para o bom funcionamento do motor do Fusca.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem único, exclusivamente e diretamente do canal do Youtube do meu amigo Gelson. Quem acessa o blog há mais tempo sabe que eu sempre faço questão de difundir o trabalho do Gelson aqui por inúmeros fatores, como a humildade, a simplicidade e a engenhosidade (no melhor e mais puro sentido da palavra) que ele tem nos seus projetos: Nesse vídeo, o Gelson nos mostra uma nova peça que irá integrar a sua Brasília, uma tampa do cárter otimizada.
A tampa do cárter tem uma grande importância no motor de um Fusquinha: Além dela contar com uma das maiores vedações (por meio de uma junta) de óleo do motor, ela também trabalha em conjunto com a peneirinha, responsável por filtrar o óleo em um sistema original. Além disso, nela é rosqueado o bujão do cárter, utilizado para o escoamento do óleo em uma troca.
A grande realidade é que, de uns anos para cá, a nossa indústria de autopeças perdeu um pouco da qualidade, então é muito comum nós vermos tampas dessas novas com um material pouco resistente e até fora de medida. Para um melhor rendimento do componente e para evitar usar uma peça de qualidade duvidosa, o Gelson mandou fazer em um torneiro uma tampa com inúmeras otimizações, começando pela qualidade do material, o nível de usinagem e um upgrade muito bacana que eu até então não conhecia: A retirada de um ressalto presente nas tampas originais pelo lado que fica dentro do cárter.
O vídeo fala por si e é claro, eu postarei o vídeo dessa tampa instalada assim que ele for postado.
Veja:


10 comentários:

  1. O que será que as indústrias de auto-peças esperam para começar a fazer peças para carros antigos aqui no Brasil??, consumidores com certeza tem.

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    1. Na realidade peças a gente até tem, o problema é a qualidade dos produtos. Ainda que muitas peças de reposição sejam relativamente baratas, elas duram pouco ou não tem um bom acabamento.

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    2. Infelizmente a nossa industria está preocupada apenas com a quantidade produzida e vendida, qualidade e detalhes melhorados implicam em um valor maior da peça, oque diminui as vendas e como nós Brasileiros na grande maioria somos pouco exigentes e aceitamos qualquer coisa, dificilmente veremos peças de qualidade por um valor justo no mercado. Peças de qualidade superior e otimizadas existem, mas geralmente são vendidas por pressos absurdo, muitas vezes parece até piada de mal gosto.

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    3. Exatamente! Esse é um dos principais motivos pelos quais os importadores de peças e os fabricantes artesanais tem ganhado a cada dia mais espaço no mercado.

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    4. Eu me expressei mal, mas o Gelson falou por mim.

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  2. Caramba Jordan, nunca tinha pensado nisto antes...e olha que trabalho em uma usinagem, com certeza farei uma para mim com base nesta do video, ótimo post!!

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    1. E se ficou alguma dúvida, pode comentar no vídeo que será um prazer poder ajudar.

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    2. Os agradecimentos devem ser feitos todos ao Gelson!

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  3. Nos Fuscas alemão vendidos nos Estates depois de 1974,não tinha bujão na tampa do carter que era para obrigar na troca do óleo a tirar a tampa e limpar a peneira.

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