Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

VW SP2: O esportivo na telinha

Se você chegou a esse blog por meio desse post, não deixe de dar aquele like básico na página do Facebook aqui a sua direita e seguir o blog logo abaixo. A sua visita é sempre uma honra e tem post novo todos os dias por aqui.
Quando você leu o título desse post, muito provavelmente já lhe veio a cabeça um dos esportivos que mais marcaram época na indústria automobilística nacional, o SP2. O carrinho baixinho e com linhas únicas trazia inúmeras novidades para a linha VW a ar além de uma pegada esportiva até então nunca apresentada pela VW no Brasil.
Há alguns dias atrás eu me deparei com esse vídeo que aparece ao final do post. Assim que ele apareceu nos resultados da pesquisa que eu havia feito, logo me lembrei de quando assisti essa matéria no programa "Auto +". Nele, é comentada parte da história do SP2 ilustrada por um belíssimo exemplar que compõe a matéria.
Toda vez que eu converso com alguém sobre VW a ar é difícil não falar do SP2 ou de qualquer outro VW a ar que utilize a solução do motor plano. A engenharia que permitia que o motor fosse muito mais compacto até hoje surpreende pelo fato de ter tanta inteligência aplicada no projeto. Ao falar do SP2, sempre os pontos fortes do carrinho são destacados, como o motor 1700, peculiaridade do modelo e o câmbio 8x31, que equiparia os Fuscas 1600 anos depois. Além de tudo isso, o carro tem um acabamento diferenciado de muitos outros carros da época e tem um design que consegue manter o lado clássico sem perder a oportunidade de ser classificado como contemporâneo.
A matéria é bacana e tem muita informação que agrega valor para qualquer amante de VW a ar.
Veja:

 

7 comentários:

  1. Quando falam de SP 2 eu me empolgo muito mais com o que ele tem debaixo do capô traseiro do motor do que com o carro em si, afinal, um Fusca com o kit de motor 1700 do SP 2 dá pra "brincar legal" com carros mais modernos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha dúvida. Aqui no blog há algum tempinho atrás em um encontro como o de hoje eu postei um Fusca 1973 com o Kit 1700cc e um comando W120 (se não me falha a memória, acho até um comando muito "grande" para a aplicação) aliado à uma dupla Solex 40. O bicho roncava muito bonito.

      Excluir
  2. E mesmo um Fusca com o kit 1700 original do SP 2, sem comando e sem Solex 40, só com os pistões, o bloco, as camisas dos cilindros e a dupla Solex 34 já faz um bom estrago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o desempenho melhora significamente. A Puma do Giba que geralmente aparece nos encontros aqui tem o kit 1700, dupla 32, volante aliviado e se não me engano o comando original. Anda de dar medo!

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!