Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Desmontando e montando o motor do Fusca em 6 minutos

Não, você não leu o título desse post errado. Simplesmente trata-se de uma edição fenomenal que mostra o quão é divertido montar e desmontar o motor do carro mais amado do mundo dando ênfase aos detalhes não só do conjunto como da mão de obra. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Nessa semana mesmo eu estava enfatizando o quão é importante a engenharia envolvida em um motor para que ele funcione perfeitamente em um trabalho da faculdade. Quando um motor é projetado, N situações são levadas em conta e todo o refinamento da engenharia bate de frente com o custo total do produto. Por esse motivo, as montadoras sempre visam o misto entre o simples, atual (o que não se aplica em alguns carro atuais aqui no Brasil...) e o barato. O motor do Fusca é uma obra da engenharia extremamente simples, durável e barata, mas logicamente demandava vários cuidados quando de sua montagem.
O vídeo que tem o link para acesso ao final do post eu vi na manhã de hoje. Fiquei simplesmente encantado e só poderia estar postando-o hoje de tanta vontade que estava de compartilhar com vocês. Nele, é feita uma edição (com aumento de velocidade no vídeo) da chegada de um Fusca (numa configuração nunca vinda ao Brasil, com os paralamas "Fafá" na traseira, os pós 1973 daqui no Brasil na dianteira e parachoques até 1970) a uma oficina no exterior que efetua a retifica completa do motor. Vários detalhes me chamaram a atenção nesse vídeo: Um deles é o fato de os mecânicos não utilizarem alguns sacadores muito comum aqui no Brasil, como o da polia e o da bomba de óleo. A retífica do virabrequim também foi feita de uma maneira simples mas com um excelente resultado. 
O escapamento EMPI GT de inox e o carburador de corpo duplo (muito comum em Fuscas no exterior) também é um show a parte.
Bom, o vídeo fala por si.
Assista ao vídeo no Facebook clicando aqui.


4 comentários:

  1. Eu vi esse vídeo lá no Facebook, mas acho que 6 minutos é o vídeo acelerado, como está sendo exibido, na prática demora uns dias para montar o motor como se deve.

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    1. Sim, o vídeo é acelerado e eles compactaram a empreitada em 6 minutos. Mas como a montagem de um motor é algo cheio de detalhes, me chamou muito a atenção a maneira que editaram mostrando vários detalhes em tempo recorde.

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  2. Vai ver que o cara levou um dia para montar o motor e compactaram em 6 minutos.

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