Ignição eletrônica no distribuidor original

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vídeo: Uma das Kombis mais antigas do Brasil

Se você chegou ao blog por meio desse post, não se esqueça de deixar seu like na página do Facebook (aqui no canto direito da página) e também seguir o blog, fazendo login com a sua conta do Google. Com esses dois cliques você ficará sabendo de todos os novos posts que saem por aqui. Tem coisa nova praticamente todos os dias.
A nossa indústria automobilística nacional ao longo dos anos pôde escrever muitas páginas nos livros da vida de muitos brasileiros. Com toda a certeza, um dos carros que mais tiveram (e ainda tem) esse poder de marcar o cotidiano das pessoas foi o nosso querido e consagrado Fusquinha. Porém, individualizá-lo nesse assunto não seria correto: Muitos carros nacionais que foram sucessos de vendas também tiveram essa oportunidade e claro, a grande maioria desses modelos foram os VW a ar do século passado. Querendo ou não, todo mundo (ou quase todo mundo) já teve uma história com um Fusquinha ou outro VW antigo um dia.
Um dos veículos Air Cooled mais queridos no mundo além do besourinho é, sem dúvidas, a Kombi. Esta simpática perua foi produzida no Brasil por mais de 50 anos, virando mais um veículo "xodó" dos brasileiros, sempre sendo reconhecida pela durabilidade e robustez que tem. Essa relação com as Kombis talvez seja tão comum quanto a do Fusca, pois meu pai mesmo sempre me conta das inúmeras Kombis que via durante a sua infância, nos anos 60.
Sem sombra de dúvidas, essa velha senhora cativou e ainda cativa pessoas de todas as idades, desde a criança que ganha uma em miniatura até o feirante que não troca a perua por nenhum outro carro para fazer feira durante toda a semana. Sim, hoje nós falaremos brevemente da Kombi e, particularmente, do modelo que mais gosto: Os exemplares dos anos 50, 60 e parte da década de 70, as "Corujinhas".
Este vídeo que trago para vocês hoje já foi postado há alguns anos pelo Webmotors, e ele integrou uma série de vídeos falando sobre o carro, isso na época do final de sua produção. O carro mostrado nessas belas imagens é uma Kombi 1200 ano 1958, do início (ou dos primórdios, como queiram) da produção nacional da Kombinha. Anteriormente, haviam somente os modelos importados da Alemanha, absurdamente raros hoje em dia. O número do chassi desse exemplar nos mostra que ela foi, de fato, uma das primeiras unidades produzidas e até agora não há ciência de outro modelo nacional mais antigo.
Todos os detalhes do carro são claramente explicados por seu proprietário, Eduardo Gedrait, também presidente do Sampa Kombi Clube, um dos maiores quando se trata de Kombis. O Eduardo Duartte, que nos cedeu fotos maravilhosas para esse blog e hoje escreve para a página "Fusca, Derivados e outras coisas antigas" também integra este fantástico grupo.
O carro fala por si, assistam ao vídeo e se sintam, ao menos por 6 minutos, no final da década de 50 dentro de uma Kombi impecável. É incrível como um carro pôde seguir tantos anos na produção com pouquíssimas alterações no projeto.
Veja:

 

3 comentários:

  1. Essa eu já vi ao vivo, realmente tão inteira quanto no vídeo, mas acho que ela já não pertence mais ao Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, se estiver nas mãos de um novo dono, tomara que esteja sendo cuidada da mesma maneira...

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!