Ignição eletrônica no distribuidor original

domingo, 17 de julho de 2016

Encontro de antigos no Pátio Cianê em Sorocaba - Julho de 2016

Com toda a certeza esse é um dos tipos de post que eu mais gosto de fazer por um motivo muito simples. Esse post não começa no instante em que inicio sua descrição, mas sim com o contato pessoal com os proprietários dos clássicos, com o ato de fotografá-los e também a possibilidade de "jogar conversa fora" sobre antigos com todos que ali circundam. Além disso, minha grande satisfação por posts como esse é de saber que ele foi totalmente montado por mim, desde a seleção e edição das fotos até a última linha desse post.
O dia 17 de julho de 2016 está marcado na história daqui de Sorocaba por ser a data em que a tão tradicional Tocha Olímpica passou por nossa cidade. Na manhã deste domingo, ela passou por diversos pontos daqui, inclusive próximo ao local do encontro que ocorreu ontem, mas muitos donos e simpatizantes de clássicos como eu decidimos deixar o "espírito olímpico" (que, diga-se de passagem não está nem um pouco compatível com as condições que nosso País tem hoje) um pouco de lado para que, como em todo terceiro domingo do mês, reunirem e apreciarmos os carros.
Hoje eu cheguei ao evento um pouco mais tarde, por volta das 10 horas da manhã. Quando vi o estacionamento do Shopping fiquei um tanto surpreso, pois muitos clássicos ainda não haviam chegado. Isso se deve ao fato de que algumas vias de acesso da cidade foram interditadas para a passagem da Tocha Olímpica, impedindo que os carros fizessem o caminho tradicional e tivessem que adotar novas rotas ou até mesmo esperar a liberação de algumas ruas.
Alguns minutos depois, as bandas de rock já começaram a fazer um som e os carros começavam a chegar. Um dos primeiros carros que vi foi o Fusca 1967 do Carlos, que vocês conhecerão não só na foto abaixo como em um post nos próximos dias. Além disso, a galera da Turma do Paço estava lá novamente com uma recepção excepcional à quem fosse observar os carros dos integrantes.
Hoje, diferentemente dos outros encontros, mesclarei as fotos conforme foi o andamento do encontro.

Esta imagem foi a que eu tive assim que cheguei ao evento pela manhã. O estacionamento ainda estava praticamente vazio, mas poucos minutos demoraram para que toda a galera viesse prestigiar esse encontro mensal.

A galera dos Opalas como sempre prestigiando o evento com belos e distintos exemplares.



Esse Gol BX 1983 esteve parado no evento por quase toda a sua duração. Esse carro simboliza uma época muito bacana, em que a VW deixava de manter como "principal" toda a linha air cooled e partia para uma nova estratégia, que era o Gol e toda a sua família. O exemplar em questão ainda usa o motor refrigerado a ar e foi personalizado com as rodas orbital, muito comuns entre a galera que curte os AP.

Este belíssimo Fusca 1967 (e eu não tenho nenhuma ressalva para elogiá-lo dessa forma) pertence ao Carlos. Esse carro é absurdamente íntegro e original. Dias antes, o Carlos havia me contado que iria ao encontro e desta vez com esse carro. Todos aqueles que pararam e até tiraram fotos viram esse carro com impressões muito positivas, dado o seu estado de conservação e originalidade. Mas esse carro é assunto para outro post que vocês certamente gostarão muito.



A direita o Fusca 1965 do David, que já foi mostrado nos outros eventos. Um carro todo clássico, porém com diversas modificações que o tornam único.

A esquerda da foto, o Fusca Itamar do Caco, que além de ter esse exemplar (comprado há anos e pouquíssimo rodado na época) tem um outro com muitas modificações. Além disso, ele presta alguns serviços em outros Fusquinhas, onde os amigos se tornam clientes. Hoje vi o resultado de alguns trabalhos dele e notei que, sem dúvidas, seu serviço é ímpar.




As Brasílias e Variants também marcaram presença em grande estilo no encontro.

Pela primeira vez no encontro (nas vezes em que fui), um VW 1600 aparece, ainda mais nessa cor. O carro, apelidado de "Zé do Caixão" na época de sua produção infelizmente conta com poucas unidades que resistiram ao tempo. O exemplar da foto está muito bonito, contando com rodas mexicanas e outros acessórios. Eu recomendo seriamente que você clique nessa foto e veja o faróis auxiliares. Eu particularmente nunca tinha visto um modelo assim, acredito eu ser um acessório de época. Bem diferente.


Os fantásticos Karmann Ghia também estavam lá. Esse exemplar apareceu novamente este mês. É incrível a sintonia entre todo o exterior do carro e as famosas rodas Fuchs.







Esta Puma GTE 1977 é uma das joias que o Giba tem na garagem. Sim. é o Giba dono do Fusca 1973 ocre marajó que apareceu em outros encontros e também do Fusca 1970 primeira série. Eu já tinha visto essa Puma por foto, mas pessoalmente pude certificar que toda a integridade que ela passava por meio de fotos era verídica. Essa Puma tem algumas particularidades que a diferem das demais. Além da aparência original e da adição das faixas azuis feita pela Giba, esse carro tem um veneninho "de leve" no motor. Hoje essa Puma tem um motor 1700cc (como um SP2, por exemplo), aliado à um comando de válvulas W100, proporcionando um melhor levante de válvulas aliado à uma dupla carburação Solex 32, além de um alívio de peso no volante do motor, deixando o carrinho que originalmente já tem um bom desempenho ainda um pouco mais veloz.


Esta Puma já é nossa velha conhecida aqui no blog, pois já apareceu por várias vezes nos posts e logo, nos encontros. Esse belo exemplar 1980 pertence ao Wagner já há muitos anos, e estava novamente prestigiando o evento.






Não, você não enxergou demais. Você com certeza está vendo um dos VW a ar mais cobiçados não só pelo mercado de antigos mas também por boa parte dos antigomobilistas: Um SP2. Esse exemplar prata estava estacionado no evento e infelizmente não achei o dono. Com certeza esse foi um dos carros mais bem acertados pela VW no início dos anos 70.






Como vocês podem notar, muitos dos exemplares de hoje eu não consegui conversar com os proprietários, então se você é um deles ou até mesmo conhece um, nos conte.
Esse foi mais um evento muito bacana que aconteceu no Shopping Cianê, com certeza é muito válida a presença todos os meses dada a amizade que se constrói com os donos dos carros e até mesmo com quem vai apreciar as máquinas. Além disso, a mistura de estilos de carros sem nenhuma resistência, inimizade ou preconceito faz com que esse evento se enquadre no que seria ideal em todos os outros.
Mais uma vez, obrigado a todos que acessam e também a todos que eu pude bater um papo saudável nessa manhã de domingo! 
 

Um comentário:

Seu comentário é muito bem vindo!