Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Veja como um Fusca era fabricado

Não, essas imagens que compõem o vídeo que aparece ao final do post não fazem parte do filme "Tempos modernos" do Charles Chaplin, mas com certeza é uma prova viva do avanço da industrialização mundial que tivemos nas últimas décadas.
Muitas vezes quando olhamos alguma coisa qualquer, utilizamos uma máquina, mexemos com algum objeto ou qualquer outra coisa industrializada, geralmente não nos atentamos como aquilo é fabricado ou como chega até as nossas mãos para atender as nossas necessidades. Pois bem, você já imaginou como aquele utensílio doméstico que você usa, o celular ou computador em que você está lendo esse post e até mesmo o carro que te leva a todos os lugares é fabricado?
Por diversas vezes, esse fato pode parecer irrelevante para a nossa cabeça.
Esses dias, pesquisando no Youtube eu achei esse vídeo totalmente sem querer, que mostra toda a fabricação de um Fusca. Mas esse vídeo vai além de quaisquer outras imagens que você poderia ter da fabricação de um veículo atual, por exemplo. Nas imagens abaixo é mostrada a fabricação de um Fusca (e outros VW a ar acabam saindo junto) desde a confecção das chapas. No vídeo são mostrados os cortes das chapas, as prensas, o processo de estamparia, soldas, pintura, montagem, testes e ajustes finais além de diversos outros detalhes.
Nesse vídeo é mostrada uma técnica não mais usada na indústria automobilística atual que é a pintura feita por humanos, e não por robôs. Aliás, esse já foi assunto de um post que escrevi aqui tempos atrás. Além disso, é muito bacana notar que a boa e velha técnica da cordinha, para a fixação dos vidros era utilizada até na fábrica, que era até então novidade pra mim (Me refiro ao fato da técnica ser usada na produção).
O vídeo fala por si e pode ser um ótimo referencial para quem pretende restaurar um carro levando a originalidade "ao pé da letra", principalmente quando é mostrada a parte estrutural.
O vídeo é colorido e com esse recurso nos mostra muito mais detalhes. É uma verdadeira viagem no tempo.
Veja:


 

5 comentários:

  1. Coisa linda de ver!!!
    Pensei o seguinte... Que pena que isso não esteja acontecendo agora e que esse vídeo não foi gravado ontem à noite em São Bernardo do Campo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito bom se a nossa máquina do tempo fosse além do vídeo!

      Excluir
  2. Curioso é ver que, na Austrália, eles saiam de fábrica sem as calotas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!