Como a gente sabe, o Fusquinha e a Kombi foram carros produzidos a nível mundial, e que durante muitos anos seguiram com o mesmo agregado mecânico, só fazendo algumas melhorias ao longo do tempo. No entanto, a plataforma do carrinho desenvolvido por Ferdinand Porsche foi utilizada para muitos outros veículos não só no Brasil como em todo o planeta.
A linha VW brasileira daquela época nos trouxe, principalmente nos anos 70 muitos modelos que herdaram a mecânica do nosso querido Fusquinha, mas é sabido de todos nós que os modelos do exterior vinham muito mais "equipados" que os nacionais, trazendo muito mais opcionais e outros detalhes. Além disso, as reestilizações (ou pelo menos a tendência delas) também chegavam aqui no Brasil anos depois.
No final dos anos 60, a VW apostou e investiu numa nova linha de veículos aqui no Brasil utilizando a plataforma do Fusca. Naquela época, eram lançados a Variant, a TL e o VW 1600, o "Zé do Caixão", sendo que os dois primeiros utilizavam o fantástico e absurdamente engenhoso "motor plano". Todos esses modelos que citei nesse parágrafo foram baseados na linha Type 3 da Volkswagen, que trazia modelos com linhas bem parecidas com esses modelos. O carro que tenho para mostrar a vocês hoje é exatamente desta linha que nunca chegou oficialmente no país.
Este belo carro que aparece no vídeo é um VW Type 3 Squareback, ano 1971. Quaisquer semelhanças com a nossa Variant (principalmente com o modelo "frente alta") não são mera coincidência. A Variant brasileira nasceu exatamente desse carro.
O exemplar em questão está, obviamente, no exterior. No vídeo é mostrado o estado externo do carro e os comandos do painel. Alguns detalhes mostrados nos deixam muito claro que muitos dos acessórios foram disponibilizados lá bem antes do que aqui, como a circulação de ar, que só apareceu aqui nos anos 70 (que não é o ar quente) e outros acessórios que nunca tivemos em Fusquinhas por aqui, como o hodômetro parcial.
Este Type 3 está a venda e existe uma galeria com diversas fotos do exemplar, que você pode conferir clicando aqui. Existem alguns modelos dessa linha por aqui, mas com certeza todos devem ser por importação independente, eu particularmente nunca vi um ao vivo.
Existiram exemplares até com câmbio automático, algo que nunca chegou por aqui.
O vídeo e as fotos do link falam por si.
Veja:
Eu sei de um cara que tem um notchback que inclusive saiu na Fusca & Cia, já vi uma Squareback rodando na rua uma vez, ela tinha uma cor meio prateada e quanto a essa do vídeo, americano tem que vender tudo perfeito e se tiver defeito eles têm que falar quais são os defeitos, senão tome processo.
ResponderExcluirNão é por acaso que eles detalham tudo já no anúncio...hehehe
ExcluirSim... americano é louco por processo.
ResponderExcluir