Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 7 de junho de 2016

Vídeo: Contagiros e outros instrumentos no Fusca

É muito comum se ver hoje em dia carros com painéis completos, com várias funções, várias informações ao motorista, computador de bordo, controle de manutenção, ar condicionado digital, e muitos outras funções. Mas no passado não era assim, os painéis dos carros mostravam somente o essencial do essencial.
Nos Fuscas e na maioria dos VW ar, por exemplo, só se tinha o velocímetro com hodômetro (só o total, nada de parcial) e as luzes de advertência (óleo, bateria e indicativo de luz alta) e um marcador de combustível, muitas vezes movido por um cabo. Com o passar dos anos, o Fusquinha ganhou um relógio de horas em algumas versões, um voltímetro em outras (geralmente nos modelos Itamar ou dos anos 80) e até mesmo um contagiros, como no Bizzorão, Fusca 1600S. Houveram outros VW a ar que tiveram um painel mais completo, como os SP2, Pumas e etc, mas na essência os painéis dos carros naquela época eram super simples.
Muitas vezes ao se montar um Fusquinha preparado, com um motor maior ou algo do gênero, se torna necessário ao motorista algumas informações que o painel original não informa, um exemplo é a temperatura do óleo, que em virtude de ser um motor maior precisa ser controlada, ou um manômetro de pressão de óleo, um contagiros, ou qualquer outro instrumento de gosto do dono.
Para que não seja necessário que busquemos adaptações muito grandes para a colocação desses instrumentos, a Cronomac (outras empresas fazem instrumentos parecidos também) tem alguns acessórios para o painel do Fusca e de outros VW a ar. No vídeo que posto abaixo, vários desses acessórios são mostrados e também é dita a forma com que devam ser instalados.
Para você que tem a pretensão de equipar o painel do seu Fusquinha, esse vídeo é bem interessante. A "lógica" da instalação também pode ser válida para outros carros!
Veja!

 

4 comentários:

  1. Excelente! Baita capricho!
    Além de tudo, muito funcional.

    Abs
    Renatão

    ResponderExcluir
  2. E não só isso, uma instalação muito limpa e sem chamar muito a atenção, sem perder a pinta de clássico.
    Valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto o vídeo, realmente quem fez esses instrumentos imitando o painel do Fusca foi muito feliz, mas só uma correção porque acho que você deve ter trocado as bolas na hora de digitar: o relógio de horas é que equipou os Fuscas da década de 80 e os "Itamar" (e mesmo assim era opcional) o voltímetro equipou o "Bizorrão" 1600 S, mas fora isso, beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é e não é uma confusão, nos Fuscas dos anos 80, eu cheguei a ver alguns voltímetros instalados como esses: http://mlb-s1-p.mlstatic.com/477711-MLB20626303786_032016-Y.jpg
      Não sei se são originais, mas acredito que sim.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!