Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Puma Kit: Instalação de dupla carburação em motores 1300 e 1500

Esse é mais um post que te leva para os anos 70 e 80...
Com certeza toda vez que falam para você sobre Puma, certamente a primeira coisa que lhe vem a cabeça são os carros de fibra, Puma GTS, Puma GTB e outros esportivos nacionais dos anos 70 e 80. Quem tinha uma Puma naquela época era visto como alguém que tem dinheiro, ou que visava a esportividade. Assim como outras montadoras que apareceram nessa época e sumiram poucos anos depois, a Puma também fez muito sucesso no Brasil na época da proibição das exportações, onde a indústria automobilística se viu quase que na obrigação de desenvolver automóveis à altura para suprir o nicho de mercado que houvera ficado orfão.
Eu procurei sobre o tema de hoje no Google e achei bastante coisa. Você sabia que além de automóveis a Puma também desenvolvia alguns veneninhos para os motores a ar?
Pois é, até pouco tempo eu também não sabia. A Puma vendia separadamente vários componentes mecânicos (upgrades do motor a ar do Fusca, por exemplo em relação à Puma GTS) usados em seus carros para que você pudesse melhorar o desempenho do seu carro. Pistões e camisas maiores, virabrequins diferentes, bombas de óleo com maior vazão,o famoso escapamento Kadron (Ou escape de Puma, como queiram) e até um kit de dupla carburação um tanto interessante, e é exatamente dele que vamos falar hoje.
Como nós sabemos, para motores a ar existe uma grande variedade de carburadores que podem ser usados. 28PCI, 30 PIC, 30 PICS, 31 PICT, DFV 222 (hoje raríssimo de se ver em um Fusca), Weber 40, seja ela central ou dupla, Solex 32, Solex 32 com borboletas de 34mm (como no SP2), Solex 40, como no Puma, carburador de venturi variável (com uma montagem muito semelhante à do Dodginho Polara)...Temos infinitas combinações e acertos. Mas, qual é a melhor combinação ou melhor acerto de carburador no VW a ar?
Eu acredito que não exista certo ou errado nesse tipo de escolha de carburação, todos tem seus prós e contras. A proposta do Puma Kit era um kit completo para a instalação de dupla carburação em motores 1300 e 1500, que originalmente tinham carburação simples (30 PIC ou 30 PICS), afim de melhorar o desempenho e o consumo. Existem vários artigos na internet sobre dupla carburação e tem algo que é dito quase que em uma unanimidade: Carburação dupla consome menos e anda mais.
Essa afirmação pode parecer estranha para muitos, mas ela faz todo o tipo de sentido. Uma dupla carburação bem acertada alimenta todos os cilindros de forma igual, dando um funcionamento mais regular ao motor e logo, lhe dando uma melhor alimentação, fazendo com que você acelere menos para ter o mesmo resultado que você acelerava mais em uma carburação simples.
Na propaganda que mostro ao final desse post tem alguns ganhos de potência prometidos pela Puma.
Mas, como eu posso montar um kit desses em um motor 1300 ou 1500 nos dias de hoje? Você pode estar se perguntando.
Isso não é difícil: Você precisará de duas Solex 32, duas varetas (existem as fixas e as reguláveis), um acionamento, filtros de ar, um T para a mangueira de combustível e coletores de admissão para cabeçote de entrada simples, como são os cabeçotes dos motores 1300 e 1500. Até pouco tempo atrás era um parto achar esses coletores, visto que somente a Puma os produzia ou a VW com os Fuscas 1300 a álcool. Hoje em dia já existem réplicas a venda na internet a preço bem acessível.
Mas não vá pensando que montar essa dupla é tão simples: Lembre-se que esses carburadores são acertados para um motor 1600 e possivelmente o seu é menor. Para deixar teu motor afinadinho, possivelmente você irá fazer grande alterações na giclagem, trocar os venturis (os polidos são, sem dúvida a melhor opção) e até fazer um upgrade para borboletas maiores, como de 34 ou 35mm. A giclagem adequada (ou ao menos um ponto de partida para achar a regulagem ideal) tem em alguns posts no marcador de mecânica.
Veja a propaganda e note o ganho de potência. Hoje em dia eu acredito que o ganho seja até maior.
Volte pelo menos 30 anos em alguns instantes!!



 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!