Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Fusca 1971 - Filipe Arce: Um clássico cheio de SUPERAÇÃO!

Eu confesso a vocês, seguidores desse blog, que eu "segurei" esse post para que ele entrasse no ar hoje, a fim de que a página começasse o segundo mês do ano com muito estilo. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Deixando esse clique você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis e contribui fortemente para o crescimento da página.
Quem tem acessado o blog nesses últimos tempos deve estar estranhando algo que vem acontecendo: Raramente eu tenho postado carros de amigos por aqui. Geralmente eu recebo fotos de vários carros e também convido várias pessoas para que possam ter seus carros mostrados aqui, mas o que realmente tem me faltado para colocar tudo em dia é tempo. Conforme os dias vão passando, pretendo postar mais exemplares responsáveis pela sobrevivência do antigomobilismo no país.
O post desse 1º de fevereiro é muito especial. E é especial por diversos motivos. Um deles é pelo fato de ele selar mais uma vez uma grande parceria para o blog com uma pessoa e com o seu canal do Youtube que é fantástico, e um outro motivo muito legal é de poder mostrar um carro que já é tão conhecido pela sua integridade, por seu proprietário e também por toda a história de superação (que eu fiz questão de dizer no título) que o circunda.
Este simpático Fusca 1971 pertence ao Filipe Arce. Para quem ainda não o conhece, o Filipe é um Youtuber muito versátil, que tem em seu canal vídeos de diversos assuntos produzidos com muita maestria. Eu já conheço o trabalho do Filipe há um bom tempo, acompanhando as suas produções. Como vocês sabem, há alguns meses atrás eu tive o prazer de conhecer o Fernando do canal #FuscaFilmador e participar de um vlog dele. O Filipe é muito amigo do Fernando e após aquele momento tão bacana, me contatou pela primeira vez e, para minha surpresa, ele já conhecia este blog. Eu fiquei com isso e, com o passar das semanas, a ideia de postar o carro dele aqui foi amadurecendo até se tornar esse post que você está lendo neste início de mês.
Muitas pessoas nessa vida acabam se fechando e decaindo conforme as dificuldades da vida aparecem. O que eu mais admiro no Filipe é a garra e a determinação que ele tem para vencer as dificuldades que o destino acabou lhe atribuindo. Todos os problemas se fizeram pequenos para ele a partir do momento que ele se dispôs a resolvê-los. Infelizmente, em uma sociedade que nos dias de hoje só sabe lamentar e reclamar da vida, pessoas como ele tornaram-se raras.
Quando o Filipe me enviou todas as fotos do carro dele, eu fiquei ainda mais surpreso pelo fato dele me mandar um relato bastante detalhado da história do carro. Desta feita, eu irei postando as fotos e descrevendo-as quando necessário, de modo que vocês possam acompanhar o passo-a-passo da história do Fusquinha.
Desde já eu recomendo que vocês se inscrevam no canal dele, que desde o dia 28 de janeiro já tem o link adicionado na área dos parceiros.
Veja:




Foi exatamente assim que meu amigo Filipe Arce descobriu e encontrou o seu Fusca. Esse belo exemplar 1300 (o famoso "canela seca") verde folha estava parado em uma garagem há pelo menos 10 anos, segundo o dono anterior. E o Filipe não se opôs em falar o valor do carro: Pagou 5.500,00 pelo carrinho. As pessoas as vezes acabam "colocando" preço nas coisas dos outros, mas eu diria que a realização de um sonho não tem preço. Até porque vale mais um sorriso no rosto que um dinheiro no rosto (Desde que não seja gasto desordenadamente...hahaha).
Detalhe para os cabos de vela ainda originais, trocados preventivamente.


Uma das primeiras modificações feitas no Fusca foi a compra de duas rodas de tala larga para a traseira, dando um visual mais esportivo ao Fusca. Eu particularmente acho muito bonito rodas de tala larga nos Fuscas com rodas de cinco furos. Vejo essa combinação como muito harmoniosa.

O Fusca também ganhou estribos novos.







O bacana de você montar e fazer um carro aos poucos é sempre o sentimento de realização que se tem todas as vezes que se faz algo no carro. Isso sempre é muito gratificante. Na foto acima, o Fusca também teve uma intervenção de muito bom gosto: A instalação dos faróis originais "Olho de boi".






Um dos demais desafios que o Filipe encontrou estava nos seus pés, ou melhor, abaixo dos seus pés. O Fusquinha demandava de um reparo no assoalho e também de uma atenção especial bem no início do pé de coluna. Para a resolução do problema, ele contou com a ajuda do seu Tio Sérgio, experiente com os VW a ar que procedeu o reparo para que o Fusca ficasse 100% na parte estrutural.





Resultado do reparo estrutural.

Algo muito bacana nesse Fusca é uma característica bastante particular que ele tem: Ele é um Fusca com o painel dos anos 70 (botões e detalhes pretos), mas com o volante cálice branco. Isso para mim, a princípio, não era original mas, juntamente com as fotos desse Fusca tão especial, eu recebi uma propaganda de época com um Fusca que contava exatamente com as mesmas características, mas isso é assunto para outro post.



Resultado do motor após todos os serviços que foram executados com base nos vídeos do Tonella, que é referência na mecânica clássica dada a sua didática, simplicidade e principalmente por sua humildade. O Fusquinha tinha dificuldades na partida e no funcionamento após quente, problema resolvido com a troca do condensador. Nessa brincadeira toda, gastou-se um pouco entre mecânica, estética, pneus, documentação e outras coisas mais.






Fusca do Filipe atualmente, que irá receber uma dupla carburação muito em breve, como vocês viram no post dos coletores de alguns dias atrás. Estaremos na espera de fotos depois das modificações, Filipe! Esse carro vai ficar muito esperto, só não ficará mais forte do que a sua determinação e garra para vencer os obstáculos da vida.
Reitero a todos a minha recomendação que se inscrevam no canal dele. O conteúdo é sensacional!
Quero agradecer ao Filipe por toda a camaradagem e por enviar as fotos!
Quer ver seu carro aqui no blog? Me mande um e-mail.


13 comentários:

  1. Ficou perfeito o Fusquinha e sim... o volante branco é original somente do Fusca 1300 de 1971, embora todos os outros botões e ferragens dele sejam pretos, aliás, eles tomaram até o cuidado de colocar as caixas de ar com as saídas de ar quente originais, a proposito... não foi esse rapaz dono desse Fusca que fez um vídeo/tutorial no You Tube ensinando a geração mais nova a como dirigir um Fusca???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse carro foi montado com muito capricho. Com relação ao vídeo, eu nunca assisti, mas acredito que sim, visto que ele tem bastante conteúdo sobre VW a ar no canal dele. Esse Fusquinha aparecerá mais vezes por aqui, estou esperando só chegarem mais algumas fotos muito bacanas.

      Excluir
    2. Sim, foi ele mesmo quem fez o vídeo ensinando a dirigir o Fusca, olha ele ai embaixo.

      https://www.youtube.com/watch?v=eM7XWLQxJjo

      Excluir
    3. Poxa vida, estou confundindo as coisas...eu já assisti esse vídeo sim, mas não me lembrava.

      Excluir
    4. Inclusive eu achei surreal esse vídeo, uma vez que, para mim, nem precisava fazer esse vídeo, porém, o rapaz deu uma explicação plausível, que a geração mais nova que está vindo agora nunca teve contato com Fusca, logo, esse vídeo se faz necessário ai então meu coração ficou menos peludo hehehehehehehehehe.

      Excluir
    5. A realidade é que muita gente jovem já nasceu acostumada com a comodidade dos carros mais novos...hehehe

      Excluir
    6. Eles não sabem o que é limpar carburador, regular marcha lenta...

      Excluir
  2. vc tem o link do canal do Felipe? oque aconteceu com ele? ele está bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei ele está bem sim, apenas não tem postado no YT. Gosto muito dele, é um cara muito solícito e que foi muito injustiçado por alguns crápulas. Felizmente hoje tudo está bem ao que tudo indica.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!