Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Tabela completa de regulagem Solex/Brosol

Talvez o conteúdo desse post pode ser um ponto de partida na regulagem do seu carro antigo. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que tem post novo todos os dias. Seguindo e curtindo a página do Facebook além de você sempre estar informado, o amigo está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis.
Todas as vezes que alguém que gosta de carros e mecânica, vê algo de errado em seu automóvel, sempre queremos buscar saber qual é a causa do problema e como podemos resolvê-lo. Quando há um problema em uma peça, queremos saber quanto gastaremos, como se troca e até mesmo entender o que ocasionou aquele problema se fazer presente nos carros. Nos dias de hoje, quando um carro apresenta um problema de ordem mecânica, elétrica ou eletrônica, tudo é muito fácil de se descobrir e até mesmo de solucionar por meio de scanners. Apaixonado pela tecnologia e eletrônica embarcada nos carros que sou, gosto muito de ler sobre e entender o funcionamento da eletrônica atual. Mas, como os problemas que apareciam nos carros eram resolvidos nas décadas passadas?
Com o grande crescimento da indústria automobilística nacional no século passado, muitas pessoas que estavam se formando e pensando no que poderiam trabalhar durante a vida tornaram-se mecânicos, o que foi muito bom. Com o aumento desses profissionais, muitas oficinas foram abertas pelo Brasil (no início nas grandes capitais, e após isso as oficinas foram se popularizando no interior do nosso país) e estes foram sendo capacitados para consertar os veículos que apareciam.
Um dos reparos mais comuns naquela época era a limpeza e regulagem do carburador (Ou dos carburadores) de um carro. Para isso, muitos dos mecânicos buscavam manuais de regulagem para deixar o motor redondinho. Pois bem, hoje eu quero trazer uma tabela relativamente atual de regulagem de todos os carburadores Solex/Brosol, marca que fabricou carburadores para a grande maioria das montadoras e até hoje fabrica essas peças para reposição.
Nessa tabela se tem toda a especificação de que carburador cada carro usa, assim como a giclagem adequada para cada motor. Penso eu que a melhor maneira de você achar a giclagem correta para o seu motor é consultando essas tabelas e coletando experiências e receitas na internet (O canal do Tonella é excelente para carburadores), a fim de deixar o seu motor mais macio possível. Essa tabela de hoje pode ser o seu ponto de partida para a regulagem ideal. Boa sorte!
Para acessar a tabela, Clique aqui!


11 comentários:

  1. Show a tabela, meio confusa, mas completa.

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    1. A tabela não tem uma boa disposição e ficou muuuuuito extensa.

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    2. Vai ver que a tabela da Brosol é assim mesmo.

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    3. Os manuais antigos da Sun (Que eu tenho muita vontade de postar aqui) também eram extensos da mesma maneira. Acredito que a ideia no desenvolvimento dessa tabela seja a mesma...

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    4. O que eu achei interessante é que tem regulagem dos carburadores de Santana, Escort, os primeiros Kadett entre outros.

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    5. Acredito que esses dados já apareçam por ser uma tabela relativamente atual...

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  2. Preciso de ajuda para configuração dos carburadores
    Fusca 1600 pistão 0.50
    Comando..W110
    Volante.. aliviado 2kilos
    Bomba.. de óleo com maior opressão com filtro de óleo
    Transmissão..gol bx e a msm do SP2
    Pneus 14
    Carbutador ja foi feito veneno de monte videl
    Trocado as canetas para gasolina
    Venture..24 pilidos
    Qual a melhor configuração das giclgens

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    1. Olá amigo! Já contatei um amigo meu MUITO BOM com acertos de carburação que vem aqui nos comentários para te ajudar, pois ele manja muito mais do que eu no quesito. Abraço!

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    2. Kit 86x69... Bom... Se tem a dupla, com esse comando eu usaria econostat 100, pois o limite do tamanho do giclê principal da dupla Solex 32/34 PDSIT é de 155... Já temos o principal + econostat 100
      Se tá com canetas do gasolina, melhor ainda... Mas precisa saber se tá com canetas do antigo, 69 a 82, ou dos pós 82 da Kombi ao Itamar... Mas tudo vai ser por questão de teste... Corretor de Ar usaria 100 ou 105, pra engordar ainda mais a mistura, tubos injetores 70 de 1600 álcool e lentas 60...
      Como ponto de partida... Aí vc poderá ir vendo como tá o circuito de progressão, lembrando que a taxa de compressão aumentada intefere na curva de avanço e no comando... Mas iniciaria com 15 de inicial e 30 final, sem avanço vácuo

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    3. Tô dizendo, o cara é bom hehehehe

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  3. Boa noite!
    Tenho uma TL, com câmbio longo 8x31, fiz o motor a recém com algumas coisas..
    1700cc
    Cabeçotes polidos e equalizados com angulação de válvulas
    Válvulas 40 x 35,5mm
    Comando W110
    Volante aliviado 800gr
    Bomba Schadeck 30mm circulação externa
    Carburadores Solex 32 trabalhados para borboleta 34, Venturi 24,5mm, dutos internos feitos
    Combustível gasolina

    Peço ajuda;
    Está dando excesso na aceleração rápida e consumo muito elevado e na estrada, ela não está rendendo ainda quanto esperado
    - Será culpa do câmbio muito longo?
    - Calibração dos carburadores? Atualmente ela tem giclê principal 160, corretor do ar 120, marcha lenta 60 e bico injetor 50
    Estou pôr mudar para Giclê principal 155, marcha lenta 55 e bico injetor 40

    Que acham?

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