Ignição eletrônica no distribuidor original

segunda-feira, 12 de março de 2018

Um motor de Fusca com "veneno ajuizado"

Todas as pessoas no mundo, por mais sábia que uma ou outra seja, sempre precisam aprender algo em alguma coisa da vida. Em algumas ocasiões, e dentre elas a montagem de motores modificados, muitas pessoas permitem que o quantitativo que as peças imprimem em seus rótulos ou dimensões sobreponha ao "senso qualitativo" na estruturação de um projeto. No post de hoje, há uma prova viva de que é possível ter um ótimo resultado com sensatez na escolha de peças. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Por diversas vezes aqui no blog eu já publiquei alguns resultados de receitas de motores nas mais diferentes pegadas. Muito provavelmente em quase todas estas publicações eu disse algo que reiterarei por mais uma vez: Não é o maior motor do mundo que lhe trará o maior resultado, e sim o acerto nas regulagens, escolha das peças e avaliação do veículo que o conjunto será montado (freios, relação de diferencial, suspensão e afins). Como o projeto apresentado hoje não foge em praticamente nada do padrão original e dos esforços que o "resto do carro" tem originalmente, com certeza é uma receita que pode ser replicada sem muitos mistérios.
O vídeo que aparecem ao final do post vem lá do canal da Sportsystem, uma das lojas mais conhecidas no meio de preparação de motores VW a ar. Nas imagens, mostra-se um motor 1600 original convertido para 1700, utilizando o kit de 88mm que originalmente saiu no SP2. Se observarmos o conjunto com carinho, esteticamente ele é idêntico a qualquer motor de 1984 para frente, com capela para radiador deslocado, dupla carburação e até as válvulas Thermac. Além disso, ainda estava montado um escapamento (ainda que parcial) muito próximo ao original do Itamar. O comando de válvulas é um de 276º, equivalente ao W100. O motor foi levemente taxado a um limite que preserva a durabilidade. Um conjunto que tem uma boa tocada em todas as rotações e que não demanda de quaisquer tipos de usinagens que possam comprometer a integridade das peças.
As imagens duram pouco mais de um minuto, mas já mostram muito sobre o acerto.
Veja:


4 comentários:

  1. Dá pra perceber pela marcha lenta que ele tem comando bravo, pois ela "embaralha', aliás, um motor desse num "Itamar" é o ideal.

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    1. Cara, eu acredito que o que mais caracteriza esse embaralhado é o escapamento, visto que o comando não é tão grande...o 276º é bem manso para baixas rotações, ainda que tenha um overlap alto perto do comando original. Essa receita fica, sem dúvidas, muito boa!

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    2. É que eu já escutei um "Itamar" em marcha lenta e ele original a lenta parece mais "lisa".

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    3. Isso se dá pelo overlap do comando, muito provavelmente... Ainda que o 276 não embaralhe muito a lenta, um pouquinho com certeza dá para notar.

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