Ignição eletrônica no distribuidor original

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Produzindo o Fusca no exterior

Mostrar esse tipo de conteúdo é sempre muito bacana pelo fato de não envolver somente o universo automotivo, mas também trazer muito do universo industrial e detalhar como era feito o processo de fabricação de um carro há pelo menos 40 anos atrás. Sem dúvidas a tecnologia das fábricas era muito menor em relação a qualquer indústria deste século, mas mesmo assim a Volkswagen (assim como outras montadoras) conseguiam desenvolver um processo de fabricação bastante acertado para seus produtos. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Nos dias atuais é muito comum se encontrar um grande marketing vinculado ao processo de produção de uma empresa. Como os tempos mudaram e o perfil do consumidor mundial acompanhou toda essa evolução, as pessoas são um pouco mais preocupadas com um processo de produção limpo, sustentável e tecnológico daquilo que elas compram. Um exemplo bastante interessante para um processo de produção (ou a característica de uma linha de montagem, para ser mais exato) é a linha de montagem MQB que a Volkswagen irá incorporar no Brasil (aliás, fica aí uma indicação de pesquisa para se fazer, o tema é muito legal). No entanto, antigamente os carros eram fabricados com menos robótica, mais mão de obra e processos de produção bastante diferentes se comparados com os atuais. O vídeo que integra o post de hoje mostrará isso claramente da forma mais nostálgica possível.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do Cleber Pereira no Youtube. Nele, vocês podem acompanhar toda a linha de montagem do Fusca nos anos 70. Este vídeo não foi gravado no Brasil, mas sim na Alemanha, o berço dos Fusquinhas. Como vocês podem notar, o processo era feito praticamente todo por pessoas (sem robôs) e os Fuscas eram bem diferentes em relação aos nosso da mesma época, contando já com os paralamas "Fafá", suspensão IRS (que aqui no Brasil nós só tivemos na Variant II e nas Kombis mais recentes) e vários outros detalhes. Esse vídeo merece ter vários trechos destacados, mas uma das coisas que realmente chamam a atenção são as moças montando o revestimento do painel com uma incrível habilidade e o encaixe dos vidros com uma rapidez fora de série.
As imagens falam por si e são muito legais.
Veja:


4 comentários:

  1. Esse Fusca do final parece ser o modelo standard americano, porém, tem uma hora no vídeo que eles mostram um funcionário montando uma suspensão traseira IRS.

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    1. Será que a IRS não era de série nesses Fuscas?

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    2. Pode até ser, já que o standard americano era bem mais moderno que o "nosso".

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    3. Exatamente. Acredito que não existam mudanças tão grandes em relação ao conjunto mecânico de uma versão para outra...

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