Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Montagem, limpeza e resultados do carburador de venturi variável no motor VW a ar

Eu tinha vontade de escrever esse post faz muito tempo, mas sempre havia algum conteúdo ou outro que era postado na frente. Se você já está me dando a honra visita e/ou conheceu esse blog por meio desse post, não deixe de dar seu like na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que tem post novo todos os dias. É rápido, fácil e descomplicado. Os botões ficam aqui a sua direita.
Vocês sabem que aqui no blog eu sempre gostei de falar sobre tudo o que envolve VW a ar e antigomobilismo. Nos mais de 500 posts que já publiquei (com toda a força dos amigos que acessam) eu já tive a oportunidade de mostrar propagandas e fotos antigas, exemplares fantásticos, presenciar alguns eventos e encontros, fazer flagras e também escrever vários posts que tratam efetivamente da mecânica clássica. Dentre eles, diversos deles tratavam de um ponto da mecânica dos carros antigos crucial para o bom funcionamento de um clássico: A carburação. Aqui no blog eu já tive o prazer de publicar sobre as Weber 40 (central e dupla), sobre os carburadores Solex, a dupla EPC 34 da Empi e muitas outras alternativas. O post de hoje vai falar de mais uma carburação pra lá de refinada que um Fusca pode receber: O carburador de venturi variável.
Para quem não sabe, o venturi é um dos componentes que existem dentro do carburador no circuito onde existe a passagem de ar. Ele está ali tanto para direcionar o ar assim como fazer com que este passe na velocidade ideal para o melhor funcionamento do motor. Em alguns carburadores, o venturi é fixo, e em outros existe a possibilidade de troca, ou seja, você pode colocar um maior ou menor que o original dependendo da aplicação ou necessidade. Além disso, hoje em dia existem os venturis polidos, que são aqueles que recebem um tratamento para que não fique nenhuma rebarba que restrinja o fluxo de ar no carburador assim como no coletor (ou nos coletores) de admissão.
O carburador de venturi variável é um pouco diferente dos carburadores que vemos na maioria dos carros e, como o nome já diz, tem um venturi que varia de tamanho. Você pode estar pensando agora como é que uma peça física pode mudar de dimensão a todo momento, mas a explicação é simples. Existe um pistão que opera no sentido horizontal em relação fluxo de ar, restringindo-o se o vácuo no coletor for mais do que necessário, ou permitindo a passagem de ar quando o vácuo não é o suficiente. Esse pistão opera de acordo com o volume de injeção, ou seja, conforme você acelera o carro.
Com todas essas qualidades, um carburador de venturi variável consegue aliar um bom consumo com um desempenho bastante agradável. Isso se dá pelo fato do carburador conseguir "acertar" o fluxo de ar e volume de combustível ideais para o regime que o motor está funcionando.
Para que o funcionamento desse carburador assim como a sua manutenção fiquem mais claras, hoje eu trago para vocês um vídeo do Tonella onde ele mostra o funcionamento desse carburador em um Fusca muito bonito.
Veja:


10 comentários:

  1. Eu também achei sensacional esse carburador, a diferença na arrancada do Fusca é visivelmente perceptível, mas tem um porém, como se trata de uma solução e não de peça produzida em série, além do Tonella e do Sr. Danilo, quem mais vai poder mexer nesse carburador quando o mesmo der problemas???

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    1. Esse é o tipo de serviço que se precisa usar a criatividade. Se não tiver como usar as mesmas juntas em um serviço de limpeza, por exemplo, precisa se "fabricar" juntas naquele material vendido em autopeças para isso. Fora isso, ao menos que um componente do carburador apresentasse algum problema para que fique mais difícil de consertar.

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    2. Kanduxo, quanto as juntas beleza, mas me refiro às peças do carburador em si.

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    3. Aí realmente pode ficar mais complicado, pois acredito eu que este carburador não compartilhe nenhum componente com outro modelo.

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  2. Peças pra esse carburador estão disponíveis nesse site http://sucarb.co.uk/carbspec/carburettor/essentials/id/792/. Ou então pode entrar em contato comigo (085) 99985-6237 whats app.

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  3. Esse carburador é bastante elogiado no uso normal, em baixas rotaçoes, mas será que em alta ele mantem a mesma performance do carburador comum? Pretendo instalar um carburador desse no meu motor CHT. O Tonella diz que ja viu até em Maverick V8, entao...

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    1. Acredito que um bom acerto você consegue sim bons resultados em alta. Mas para que se tenha êxito efetivo na empreitada, deve se respeitar a posição angular do carburador. Geralmente o reservatório externo "pendurado" não funciona integralmente e cria uma possibilidade vazamento de fluído no futuro.

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