Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 28 de junho de 2016

Vídeo: Funcionamento e regulagem do Solex PICT 31

Se você chegou ao blog por meio deste post, aproveite e salve a página em seus favoritos assim como peça para seguir aqui no canto direito da página, lá embaixo. Por aqui tem conteúdo sobre VW a ar quase todos os dias.
Muitas vezes as pessoas tem preconceito com carros antigos por N motivos: Para muitos eles são barulhentos, consomem muito ou não oferecem tantos opcionais como os carros atuais. Em virtude de vermos nas ruas, hoje em dia muitos carros antigos muito "judiados", desregulados e mal cuidados, essa concepção de que um carro com mais idade não tem a devida eficiência acabou crescendo. Porém, esta ideia formulada na cabeça de muita gente não é (e nem nunca foi) verdade. Todo carro antigo se bem cuidado e com a manutenção rigorosamente em dia anda como qualquer carro atual e lhe traz muito divertimento na dirigibilidade.
Dada a simplicidade dos motores mais antigos, toda vez que um carro mais antigo quebra ou até para a solução ou o diagnóstico do problema são super simples. No caso do motor, as maiores variáveis seriam a ignição (bobina, velas, cabos, rotor do distribuidor e outras peças mais) ou o sistema de alimentação (bomba de combustível, filtros de combustível e ar, carburador e outras coisas mais), que é exatamente do seu principal componente que iremos falar hoje.
Como citei no post sobre dupla carburação Puma Kit de época, o motor do Fusca lhe proporciona diversas opções de carburação de acordo com a cilindrada, a sua proposta e claro, seu bolso. Porém, para muita gente manter uma dupla carburação pode algo inviável, seja por custo, por falta de algum profissional para regular (caso a pessoa mesmo não queria meter a "mão na massa") ou outros fatores. Obviamente uma carburação dupla fará que o teu motor tenha um melhor desempenho, visto que os cilindros são alimentados de forma igual se bem regulada, mas existem algumas opções de carburação simples que podem também fazer você muito feliz a bordo do seu VW a ar.
Nos anos 80, a VW adotou uma nova carburação simples para os motores a ar. Diferente da dupla Solex 32 e do 30 PIC ou 30 PICS, a montadora adotava o Solex PICT 31. Ele era um carburador com o funcionamento muito próximo dos outros carburadores Solex/Brosol porém com vários componentes diferentes de um 30 PIC, por exemplo. Essas pequenas modificações (como uma borboleta 1mm maior e outras coisas mais mostradas no vídeo) fizeram que os Fusquinhas 1600 com carburação simples tivessem um melhor desempenho diante do 30 PIC. O único contra desse carburador é, sem dúvida a dificuldade de achar um usado em bom estado e até mesmo achar reparos em qualquer autopeças. Porém, este último contra pode ser convertido em "pró" visto que as lojas especializadas em carburadores geralmente tem o produto para que seu carburador se mantenha em dia.
É melhor que o 30 PIC? Eu acredito que seja muito relativo, é um projeto mais novo e bem acertado, mas a facilidade de manutenção do 30 PIC em relação ao PICT 31 é enorme em virtude do conhecimento da maioria dos mecânicos e maior facilidade em comprar peças para ele. Eu acredito que se você tem um VW a ar com carburação simples e pretende trocar o carburador mas não quer trocar o coletor e tampouco montar uma dupla, o 31 PICT ou até mesmo o "Terminator", carburador citado no vídeo já lhe darão uma relativa melhora no desempenho por causa das modificações.
O vídeo do Tonella explica claramente esse carburador e é muito didático. Além de explicar o funcionamento, montagem e desmontagem, ainda lhe dá um ponto de partida para a regulagem ideal no seu carro. Vale ressaltar que se você for montar um carburador desse em um motor menor (1500, 1300 ou até mesmo em um 1200, neste último acredito que daria um pouco mais de trabalho para acertar a giclagem) possivelmente terá de mudar a giclagem.
Além disso, o vídeo também faz um comparativo com o 30 PIC.
Veja:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sokol120 de janeiro de 2019 18:09
    > Nos anos 80, a VW adotou uma nova carburação simples para os motores a ar.

    O 31 PICT não foi adotado para a linha nacional do Fusca 1600, esta sempre usou dois H32 PDSIT (gasolina e alcool).

    O 31 PICT foi adotado entre 1984 e 198 para o Fusca 1600 "exportação" que teve unidades excedentes de produção vendidas aqui, por isso são raras as peças de reposição para este carburador relativamente incomum aqui.

    As diferenças do 31 PICT - regulagem da correção de ar e volume da mistura visam a diminuir a emissão de NOX (poluentes) e não economia ou desempenho.

    Então, pagar o preço "de relíquia" que pedem neste carburador é bobagem, não vai deixar o Fusca "Veloz e Furioso", se esta é a intenção talvez seja melhor investir num H-30 PIC 25/32 Terminator da AJ Carburadores ou na velha e boa dupla "passa raiva". :)

    O 30/31 PICT foi adotado para o mercado americano já em 1967, devido a restrições na emissão de poluentes, principalmente no estado da California, em 1971 foi substituido pelo 34-PICT3, usado até a retirada do Fusca deste mercado em 1976 devido a restrições anti-poluição a cada ano mais rígidas que o Fusca não tinha como atender.

    Existe no mercado - eBay, Aliexpress uma cópia do 30/31 PICT feita pela SherryBerg (China), mas ela tem um defeito, a localização do furo de captação de vácuo ficou um baixa o que faz com o distribuidor SVDA (tampa alta)não funcione corretamente com esta versão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, aliás, geralmente veículos excedentes de lotes de exportação que acabam ficando por aqui tipicamente são bem mais interessantes do que os oferecidos em série ao mercado brasileiro.

      Excluir
  3. O porque da cópia da SherryBerg - que não tem Solex, Brosol ou outra marca estampada no corpo, devem ser cópias não licenciadas; do 30/31 PICT não funcionar corretamente com distribuidor SVDA (tampa alta, avanço a vácuo e centrífugo):

    https://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=185095

    Note-se também neste tópico como o carburador de um determinado modelo/ano é "pareado" com um distribuidor (Bosh) específico.

    O porque daquele distribuidor SVDA Ching Ling - que as vezes avança até 70 graus, não funcionar como esperado com uma cópia H-30 PIC feito pela Brosol ou Mecar, não foram "pareados" um para o outro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!