Ignição eletrônica no distribuidor original

domingo, 14 de abril de 2019

É dia de cálice preto!

Calma, não se assustem! O post de hoje não traz nenhuma prática religiosa, mas sim um leve toque de purismo e originalidade no que diz respeito aos Fuscas. Quero ver se a partir de agora consigo postar com maior regularidade e claro, dar sequência a posts com seleções de fotos, como esse. Posts nesse mesmo formato sempre agradaram os amigos seguidores, então buscarei trazer um pouco mais deles. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Há alguns anos atrás eu ouvi, pela primeira vez, uma frase muito comum para aqueles que não conhecem ou não tem muito contato com o mundo dos Fuscas que é dita de forma errônea geralmente por falta de conhecimento: "Mas todos os Fuscas não são todos iguais?". Essa frase me foi dita por uma namorada que eu tive durante um encontro de antigos. Naquele instante, comecei a mostrar um Fusca de cada fase de sua produção para mostrar várias diferenças entre os exemplares e ela ficou perplexa pela alteração de tantos pontos no carrinho ao passar das décadas. Se fizermos uma análise mais profunda, notaremos que durante a produção do Fusca no Brasil, praticamente não há componentes que não tenham sofrido modificações dadas as possibilidades de melhoria no projeto ou para atender a demanda do mercado. Por esse motivo, é muito bom contemplar essas peculiaridades a título de curiosidade para os entusiastas e aqueles que também tem a básica concepção de que os besouros são todos iguais.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim ou vieram de carros que apareceram aqui no blog. Como se pode notar, todas elas são de interiores de Fuscas com um ponto em comum: Todos eles possuem o clássico volante "cálice" na cor preta, originalmente disponibilizado pela Volkswagen a partir de 1970 para o Fuscão 1500 e a partir de 1971 (entre 1971 e 1972) para os 1300, além de ser presente no primeiro ano de produção da Brasília. Esse volante permaneceu em linha até a metade da década de 70,  lembrando que anteriormente o mesmo volante foi disponibilizado em outras cores, como o tom marfim para boa parte dos Fuscas da década de 60 (meus preferidos). Então hoje trago aos amigos fotos de Fuscas e/ou derivados com volante de Fusca (o volante preto próximo dele que se usa nas Variant por exemplo, são assunto para outro post) na cor preta. Talvez apareça um Fusca ou outro com esse volante mesmo não sendo condizente com o ano de sua fabricação, mas a ideia é apenas mostrar o componente assim como sua harmonização com o Fusca.
Veja:

























4 comentários:

  1. Eu vi meu ocre Marajo nas fotos... obrigado

    ResponderExcluir
  2. Esse volante cálice é mais bem feito do que o "bumerangue" que veio depois, mas é que em 1973 o mesmo já estava datado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!