Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 1 de novembro de 2016

O que se via quando se fazia compras antigamente

Ao ler o título desse post, possivelmente você deve estar pensando que falarei de produtos vendidos antigamente, de marcas antigas ou algo do gênero. Como tudo pode ser um assunto que nos leve ao antigomobilismo, com certeza é disso que falaremos no post de hoje. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like básico e seguir o blog também, tudo aqui a sua direita.
Com o passar dos anos e a mudança no modo de vida da maioria das pessoas, a praticidade na compra e atendimento melhorou muito. Hoje se tivermos fome de uma hora para outra, podemos ir aos fast food dos grandes centros urbanos, se faltar algum mantimento, produto de limpeza ou qualquer alimento, podemos pegar o carro (ou até mesmo ir a pé) e ir à um grande mercado (das grandes redes) e deparar-se com promoções daquilo que procuramos. Junto com o avanço da tecnologia, veio a praticidade.
Quando nós vemos alguma foto antiga (como algumas que eu já tive a oportunidade de postar aqui) de algum lugar ou até mesmo que mostre como uma determinada coisa funcionava, é que notamos o quanto a nossa maneira de viver e também a forma com que as coisas funcionavam mudou. Por outro lado, essas fotos nos fazem viajar no tempo para buscar entender ou até mesmo lembrar como as coisas funcionavam naquela época.
As duas fotos que eu trago hoje para vocês no final do post são dos anos 70, a última possivelmente do final da década ou até mesmo do início dos anos 80. Estas duas imagens tem algo em comum: Elas mostram o estacionamento do Supermercado Jumbo, rede que teve diversas lojas nas décadas passadas. As fotos mostram o que víamos nos estacionamentos desses grandes estabelecimentos em matéria de carros. Na foto em preto e branco, não podemos deixar de notar os Fuscas, a Variant (Ou TL) e até mesmo o Galaxie que aparece aqui na ponta. A outra foto, já mais recente, mostra um estacionamento colorido recheado de Fuscas, Fiat 147 e até uma Veraneio vermelha. A foto possivelmente é do final da década em virtude dos Fiat e de alguns Passat já aparecerem em relativa quantidade.
Essas fotos são verdadeiras máquinas do tempo que nos levam à uma época onde as câmeras registravam muitas imagens em preto e branco, mas aos olhos daqueles que viveram existiam muitas cores, principalmente no mundo automobilístico.
Veja:


 

7 comentários:

  1. E na hora de guardar as compras, era impressionante que, apesar do fato de os dois "porta malas" do Fusca não inteirarem um, como cabia coisa dentro do carro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante é que o Fusca, de uma forma geral, ainda que com um espaço interno reduzido, conseguia um aproveitamento bom na hora de levar bagagem ou pessoas.

      Excluir
    2. Na verdade contando os 2 porta malas do fusca eu tenho mais espaço que o do 1.0 novo da minha irmã...

      Excluir
    3. Existem carros com um porta-malas minúsculo hoje em dia.

      Excluir
    4. Ainda existem carros com porta malas menores que os dois do Fusca??? :o :o :o :O

      Excluir
  2. Infelizmente a reportagem não fala em que bairro estava situado o Jumbo da foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escrevi o post até procurei algo sobre, mas infelizmente não encontrei.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!