Ignição eletrônica no distribuidor original

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dois parachoques de antigamente

Muito provavelmente quando você leu o título desse post deve ter imaginado que ele se trata dos diferentes parachoques que o Fusca teve ao longo de sua produção. Mas, ao invés de falar dos diferentes parachoques, prefiro falar dos "parachoques diferentes" que tínhamos como alternativa há algumas décadas para se deixar um Fusquinha exclusivo.
Essas duas propagandas que aparecem ao final do post são mais um fruto das maravilhosas pesquisas que o Google nos permite fazer sobre tudo aquilo que desejarmos. Como vocês sabem, vivo pesquisando sobre o mundo dos automóveis e um dos principais pontos a serem pesquisados sempre são os clássicos, especialmente sobre os VW a ar.
Nesses últimos dias, como vocês podem notar, eu já escrevo o segundo post que trata de propagandas de acessórios de época para o Fusca. Dias atrás, falei do Motoradio e de outros rádios antigos, e hoje o assunto é voltado à peça que sempre recebe as pancadas que por ventura podemos dar nos carros: Os parachoques.
Uma característica muito forte da grande maioria dos carros antigos é, geralmente, o cromo dos seus parachoques. A grande maioria dos clássicos geralmente saía com parachoques cromados e alguns, como o Fusquinha, até um pouco afastados da carroceria.
Nas muitas décadas de produção do Fusca, nós sabemos que os parachoques tiveram algumas mudanças. Até os anos 70, por exemplo, nós tínhamos os parachoques com "puleiro", depois disso, os parachoques com lâmina única. Nos anos 90, tivemos até parachoques na cor do carro, como nos Fuscas Itamar. Além disso, durante esse tempo todo houveram diversos acessórios para os parachoques originais, como batentes, suportes de placa e muitos outros.
Porém, o post de hoje não é exatamente focado nos acessórios de parachoques, mas sim nos parachoques que eram acessórios. Hoje trago para vocês duas opções que se tinham na época: Os parachoques da Norja, aplicáveis aos Fusquinhas dos anos 60. Esses parachoques poderiam dar uma leve "reestilização" à frente do Fusquinha trazendo um parachoque com a aparência do original, porém com lâmina única como nos modelos mais novos. A outra propaganda é da Jeboan, que fabricava hoje os raríssimos parachoques com puleiro aplicáveis aos Fuscas dos anos 70. Hoje em dia esses parachoques são raríssimos e geralmente, quando encontrados, custam caro. Os parachoques da Jeboan, particularmente, me agradam muito.
Veja a propaganda e volte por alguns instantes aos anos 60 e 70!



 

5 comentários:

  1. O segundo eu conhecia, mas para choques dos anos 70 para Fuscas da década de 60 é inédito para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia. Fui procurar a respeito deles mas não achei quase nada, somente a propaganda...

      Excluir
  2. E nem em mercado de pulgas se acha tal peça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até mesmo os parachoques opcionais para os Fuscas dos anos 70 estão difíceis de serem achados...

      Excluir
  3. Meu fusca 1970 2 serie tem da Jeboan, muito bacana ate por sinal!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!