Ignição eletrônica no distribuidor original

domingo, 28 de agosto de 2016

Comparativo entre a dupla Weber IDF 40/44 e a dupla EMPI HPMX 40/44

Realmente, ultimamente muitas Webers andaram aparecendo por aqui...hehe E hoje não será diferente. Se você gosta de carros com um melhor desempenho e principalmente de números, esse post é especial para você.
Por diversas vezes eu já escrevi posts que tratavam sobre carburação, tentando mostrar o enorme leque de opções que se tem para se alimentar da melhor maneira um motor boxer AirCooled. Já falei sobre a Weber central (um dos posts está aqui nos populares, bem à sua direita) e também alguma coisa sobre a dupla Weber 40, ambas opções muito desejadas para quem quer acelerar bastante e não quer encarar uma injeção eletrônica.
Em quase todas as vezes que citei as Weber aqui no blog, eu sempre falei que uma alternativa de compra às legitimas Weber IDF italianas são as EMPI 40, réplicas desse carburador que fez tanta história na engenharia automobilística do passado.
A EMPI 40 que me refiro é "formalmente" (digamos assim) denominada pela EMPI como HPMX, com os modelos com borboletas de 40 e 44mm. A princípio, pode se imaginar que tanto uma EMPI quanto uma italiana sejam absolutamente iguais, mas o vídeo veiculado pela EMPI, fabricante da HPMX, nos mostra o contrário.
O vídeo que aparece ao final do post, como disse anteriormente, foi veiculado pela EMPI. Como ele é narrado em espanhol, é muito fácil entender o que é proposto no vídeo, principalmente à aqueles que não conseguem interpretar bem o inglês como áudio (meu caso, por exemplo, preciso fazer um curso urgente). Durante os minutos de exibição, são montados os dois modelos de dupla carburação em dois motores diferentes: Um 1776cc (o famoso 1800) e em outro que ultrapassa as 2000cc. Com os testes no dinamômetro, a EMPI levou uma leve vantagem em relação à italiana. Se na prática, em carros de rua funciona, eu não sei. Acredito que cada carburação pode fazer um papel diferente em cada motor diferente, levando em consideração qual foi a "receita de bolo" utilizada na montagem do motor.
Independente da sua preferência (embora eu ache as italianas fantásticas), vale assistir o vídeo e os testes no dinamômetro só pela beleza e pelos roncos dos motores.
Veja:

7 comentários:

  1. Pode até ser verdade mesmo, mas dizem que agora os produtos EMPI são todos "Xing Ling"...

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    1. Alguns já vem até escrito "Made in China" na embalagem...infelizmente.

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    2. Antigamente era tudo da EMPI era americano mesmo. Ainda que a EMPI fabrique muita coisa infinitamente melhor do que o mercado paralelo daqui, é complicado ver a procedência de fabricação dos produtos atuais.

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  2. Sim... tem um filtro de combustível da EMPI de vidro que chama a atenção pela beleza, mas é praticamente descartável.

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  3. Já tive Weber 40 e hoje tenho Empi 40, com a mesma "receita de bolo" posso afirmar que não tenho notado diferença tanto na progressão do carro como para torque. Não sou um expert no assunto, mas acredito que para a rua na qual é meu objetivo atende super bem

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    1. Para aplicações de rua com certeza não há uma diferença significativa. Creio eu que isso só possa se fazer como um diferencial em carros de pista. Obrigado pelo comentário!

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