Ignição eletrônica no distribuidor original

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Propaganda do Karmann Ghia TC: Distância na frente e atrás

Quando eu vi essa propaganda na internet, não pensei duas vezes em postá-la. A criatividade aliada à grande simplicidade que circundava o marketing da VW nessa época era simplesmente incrível. Se você está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like básico na página do Facebook e de seguir o blog também, tudo aqui a sua direita.
Muitos amigos antigomobilistas dizem que os anos 70 foram um verdadeiro paraíso da nossa indústria nacional, e eu concordo com eles. Naquela década que teve momentos fantásticos, como a ascensão de vários novos VW a ar, e tristes como o incêndio ocorrido na fábrica da VW em 1970, nós tivemos uma grande mudança em toda linha de automóveis VW. Muito daquilo que era produzido lá fora, recebeu aquele toque final brasileiro e fez muito sucesso no nosso mercado. Muitos modelos nasceram aqui, genuinamente brasileiros, como a Brasília e o SP2, desenhado aqui no nosso país.
Uma das pérolas (no melhor sentido da palavra) que nasceram nos anos 70 e que foi um carro muito importante e especial na história de carros VW AirCooled foi o Karmann Ghia TC. Toda vez que eu citar esse modelo, terei uma lembrança muito sadia lá do passado: Não, eu não andei em um, e nem conhecia alguém que possuía um exemplar.
A minha infância desde o seu início sempre teve muitos carros ao redor: Eu gostava, quando muito pequeno, de sair com minha mãe e notar quais eram os carros que passavam nas ruas, assim como conhecer as marcas e modelos. Lembro eu que quando eu tinha uns 5 anos mais ou menos (acho que não mais do que isso, pois lembro-me que era bem pequeno) de um final de semana em que meu pai me mostrou um Karmann Ghia TC vermelho montana, estacionado em frente ao Ed. Itália, na Av. Ipiranga, bem no centro de São Paulo. Hoje eu sei que a cor é vermelho montana e conheço um pouco mais sobre o clássico, mas lembro eu que fiquei vislumbrado com o carro naquele momento que meu pai me apresentou. Desde então, O TC passou a ocupar também um lugar muito feliz nas minhas lembranças. Fatos como esses nos impossibilitam de não gostar de um carro.
Hoje eu trago para vocês uma propaganda muito bacana, provavelmente do início dos anos 70 (provavelmente 1973, 1974) que falava brevemente sobre o TC. A característica que a VW mais falava desse carro era a esportividade que se tinha em virtude do desempenho, que para época era uma novidade. O TC foi um carro em que a VW conseguiu unir o útil ao agradável, que foi o motor 1600, como nos antigos Karmann Ghia, porém na configuração plana, a suspensão de pivôs (que entre os Fuscas só era disponível nos 1500) aliada à freios a disco na dianteira. Além disso, ele conseguia ser menos "comportado" ou formal que um TL, mas não tinha toda a pegada esportiva de um SP2, por exemplo. Isso tornava o TC um carro que poderia agradar diferentes nichos de mercado.
Veja:



 

8 comentários:

  1. Incêndio na VW em 1974???

    Foram dois incêndios???, pois eu só conheço a história do incêndio de 1970???

    Mas enfim... o fato é que o TC foi um carro lançado no momento errado, pois teve que encarar concorrentes dentro até mesmo da própria VW como o SP 2, por exemplo, bonito ele é, mas o pecado é que sofria que nem um cão com a corrosão da carroceria que o atacava mais que o normal, raros mesmos são os últimos TC's de 1974/1975 que têm o volante bumerangue e no caso do 1975 a lanterna traseira bicolor.

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    1. 1974 não....1970 mesmo...hehehe Escrevendo o post eu estava tanto com o ano de 1974 da provável veiculação da propaganda que acabei me confundindo, valeu pelo toque da correção.
      Os TC estão cada dia mais caros e, em virtude de serem a cada dia mais raros, pouquíssimos sobraram em bom estado.

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    2. Sim, e mais raros que os TC's são aqueles que ainda conservam as lanternas traseiras originais, tendo em vista que o par dessas e uma pequena fortuna.

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    3. Eu já vi alguns TC's com lanterna adaptada. Para mim destoa totalmente do projeto. As lanternas, praticamente em uma unanimidade dos carros da VW na época eram lindas e muito bem desenhadas de acordo com o desenho dos carros.

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    4. Destoar, de fato, destoa, mas como eu disse, muitos fazem essa gambiarra porque o par das originais os caras estão cobrando mais de mil reais o par e nem todos podem pagar o preço, logo, alguns, infelizmente apelam.

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    5. Infelizmente o mercado de peças para carros antigos é tomado, em sua grande maioria, por aproveitadores. Ainda que tenhamos muitas peças raras, tem gente que simplesmente viaja ao colocar preços. Não gosto de colocar preço nas coisas das pessoas, mas o bom senso na hora de anunciar algo é fundamental.

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    6. Sim, na maioria dos casos tem aproveitadores que colocam os preços lá no alto as vezes por uma peça não muito boa, mas nesse caso das lanternas traseiras do TC, pelo que eu me lembro, mesmo antes dos tempos de hoje, quando os carros antigos ainda eram sinônimos de carros velhos e sem valor, elas sempre foram caras e agora a coisa só piorou.

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    7. Como é uma peça que não tem ninguém que replique ainda, todas essas antigas que ficaram guardadas tiveram um aumento de valor gigantesco.

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