Ignição eletrônica no distribuidor original

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vídeo: Montagem PASSO A PASSO de uma Weber central

Antes de começar a ler esse post, eu lhe recomendo que se segure bem na cadeira, pois o conteúdo de hoje é fantástico.
No início do mês eu escrevi um post sobre um Fusca 1500 que funcionava com uma bela Weber central. Esse post foi um dos mais acessados e agora é o terceiro mais visto em quase cinco anos de página. O link simplesmente bombou nos grupos sobre VW a ar no Facebook. Esse é um dos motivos que trago o conteúdo de hoje.
O vídeo que posto abaixo foi postado pela EMPI, uma das maiores fabricantes de peças de performance para VW a ar no mundo através de seu canal no YouTube. Ainda que, logicamente esse vídeo esteja sendo narrado em inglês, qualquer um mesmo não tendo o domínio no idioma consegue entendê-lo perfeitamente.
Esse vídeo mostra a montagem completa de um kit de Weber Central para VW a ar. Ele mostra todas as peças que integram o kit e algumas "possibilidades" existentes durante a instalação. As imagens começam com a instalação dos coletores (inclusive mostrando a forma de instalação das juntas), a fixação do carburador, a montagem do filtro de ar, o acionamento (e a forma com que as peças são montadas) de uma forma bastante dinâmica e muito fácil de ser compreendida.
A Weber 40 (Ou até mesmo as 44) com toda a certeza é um dos carburadores mais versáteis que nós podemos ter. É incrível ver que com poucos acertos na giclagem e outros ajustes é possível se ver uma Weber 40 em praticamente qualquer motor carburado. Aqui no Brasil, vemos muitos Fuscas, Opalas (fica muito bom, por sinal) e vários V8, as vezes até com mais de uma "quarentona" montada.
O post de hoje traz uma informação que até então eu não sabia: Eu disse aqui no post do Fusca 1500 que se você tiver um motor com cabeçotes de entrada simples, você teria de adaptar os coletores, "sacrificando" algum coletor comum do Fusquinha. Para a minha surpresa, a EMPI traz uma solução para isso: Existem os coletores de entrada simples para a Weber central. Eles são os coletores com a referência 3237 na EMPI. Se você procurá-los no Google, os encontra facilmente no exterior.

Esses são os EMPI 3237. Como vocês podem notar, eles tem entrada simples e o encaixe perfeito para o coletor central da Weber. Eu particularmente não achei para vender em nenhuma loja nacional, acredito que se você for montar um conjunto desses terá de comprar coletores a parte para formar o conjunto adequado.

Esses são os EMPI 3236, os coletores que geralmente integram os kits que se vê por aí. Esses coletores só são aplicáveis a cabeçotes com entrada dupla, geralmente (e originalmente) encontrados em motores 1600 ou 1700 originais e outros preparados com cilindradas maiores.
Com relação à giclagem, a EMPI fornece alguns números, mas o ideal é trabalhar com uma margem de acordo com a cilindrada do seu carro em virtude da qualidade de nossa gasolina.
Além disso, você pode manter o escapamento original com pré aquecimento do coletor, ou até mesmo outro escapamento com a mesma característica.
Um kit desses com certeza não é dos mais baratos, mas com certeza entra na lista dos desejos dos apaixonados por carburação ou por interessados em uma melhora de desempenho.
Assista ao vídeo, o conteúdo é fantástico e mais do que explicativo:

 
 

Se você não se entendeu muito bem com o inglês e quer mais algumas explicações técnicas no nosso idioma, existem esses dois vídeos do Tonella que mostram a montagem de um kit desses em um Fusca 1600. O último inclusive fala da giclagem escolhida. Bom divertimento!


 

Este último tem a tabela de giclagem!



 

3 comentários:

  1. Ensinou certinho...

    A minha dúvida é em relação a achar peças para esse carburador, tipo giclês, juntas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, se você procurar em lojas especializadas ou até no Mercado Livre você acha bastante coisa. O que pode dificultar é se você precisar de um giclê de um tamanho muito "particular" por exemplo, aí pode ser de fato mais difícil.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!