Ignição eletrônica no distribuidor original

sábado, 26 de maio de 2012

Essa é nova:Carros vão avisar uns aos outros se há risco de colisão nos cruzamentos

Pessoall, essa eu desconheço!


Troca de informações entre veículos

Carros vão avisar uns aos outros se há risco de colisão nos cruzamentos

Por Alexandre Akashi


Cerca de 700 pessoas morrem todos os anos nos cruzamentos de ruas e avenidas americanas, vítimas de acidentes causados por desrespeito às placas de PARE e aos sinais vermelhos, segundo estatísticas oficiais. Foi pensando nisso que especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram um sistema capaz de antecipar o risco iminente de colisão em cruzamentos e avisar os motoristas a tempo de evitarem o acidente.

O sistema monitora a aproximação dos veículos das intersecções e consegue prever se algum motorista vai seguir em frente, ignorando o semáforo vermelho ou a sinalização de solo, seja por distração ou desrespeito. Baseado em algoritmos, o sistema do MIT foi desenvolvido para ser instalado em veículos equipados com GPS e comunicação wireless, do tipo V2V (vehicle-to-vehicle), aptos a trocar informações como velocidade, localização geográfica e direção, parâmetros necessários para o cálculo das posições relativas dos veículos.

Segundo os cientistas do MIT, no futuro o dispositivo poderá ser conectado aos sistemas inteligentes de frenagem, tornando possível o acionamento dos freios de forma autônoma (já que o alerta é transmitido para todos os veículos que se aproximam do cruzamento, não havendo o risco de essa frenagem resultar em colisão traseira). No momento, o trabalho dos técnicos se concentra em ajustar o tempo de reação do sistema, uma vez que os alarmes precoces podem levar os motoristas a desconfiar da efetividade do risco.


Fonte: Clique Aqui!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!