Algo muito comum de ser visto na internet nos últimos tempos são fotos antigas de cidades brasileiras como uma forma de evidenciar o contraste entre o que havia no passado e o que se tem no presente. Para antigomobilistas ou qualquer pessoa que curta admirar (e observar) uma fotografia, é muito comum comentar sobre as cores chamativas dos carros antigos ou até mesmo dos modelos propriamente ditos, como "Olha quantos Fusquinhas haviam na rua" ou "quantas Kombis, Chevettes, Fiats e Opalas". No entanto, vivenciar pelo menos uma amostra do que constituiu o passado do trânsito brasileiro em uma ocasião tão natural (ou seja, não proposital ou combinada) é certamente um prato cheio para aguçar o sentimento da nostalgia de um antigomobilista.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim na correria semanal. Elas já tem mais ou menos uns 15 dias de tiradas, mas não poderia deixar de postar aqui em um momento oportuno. Trata-se de uma dupla que vi estacionada próximo de casa que me chamou bastante a atenção: Um Fusca 1985 bege acompanhado de um Chevette Marajó 1987, este último que as vezes vejo estacionado por aqui de vez em quando. Para que falemos melhor acerca do flagra, abordarei carro a carro para que os amigos se inteirem melhor.
O Fusca em questão representa muito daquilo que a VW oferecia nos anos 80 em se tratando de carros refrigerados a ar: Um visual ligeiramente diferente das décadas anteriores, como por exemplo o uso das lanternas traseiras Fafá e uma pintura na cor bege, muito comum nessa época. Além disso, o exemplar também trazia vários detalhes comuns dessa época e da década seguinte, a começar pelo escapamento "Capetinha" que pouco aparece na foto, mas era notável pessoalmente, assim como as rodas pintadas de preto, configuração que divide opiniões mas que indiscutivelmente era muito comum na década de 90. Não vejo como o melhor visual, honestamente falando, mas harmonizou com o carro. Já a Marajó 1987 é bastante original (pelo menos em meu pequeno conhecimento acerca do carro) e tinha um jogo de calotas que me remeteu muito a infância e que há muito tempo não via. Esse carrinho que marcou a categoria das station wagon estava muito bem representado por esse exemplar. E o melhor eu resolvi deixar para o final... Esses dias vi essa Marajó aqui perto e pude vê-la melhor: Além de ter essa cor dourada muito bonita, ainda é monocromática e com vários selos da GM nos vidros.
Veja:
Como todo carro do interior, muito bem conservados os dois.
ResponderExcluirRealmente, eles estavam muito inteiros!
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